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Matriz BCG: como ajuda nas vendas das empresas?

No momento de efetuar o orçamento empresarial, há várias vertentes a serem analisadas. No que diz respeito ao portfólio de produtos e serviços, a ferramenta matriz BCG auxilia imensamente na elaboração das estratégias.

Você sabe o que é e como aplicá-la? É o que mostraremos ao longo deste post. Confira!

O que é a matriz BCG?

A matriz BCG é uma sigla criada pela consultoria Boston Consulting Group, elaborada na década de 60 por Bruce Henderson.

Ela é um gráfico utilizado para analisar um produto em relação ao mercado e seus respectivos concorrentes, tendo como base dois eixos:

  • crescimento de mercado (eixo y);
  • participação relativa de mercado (eixo x).

Cada eixo é formado por dois setores que resultam em um quadrante, onde estão quatro categorias:

  • vaca leiteira;
  • estrela;
  • interrogação;
  • abacaxi.

Ao ser colocada em prática, é possível analisar o desempenho e potencial de cada produto por meio da visualização gráfica dos fatores, auxiliando nas tomadas de decisões e também nas vendas.

Assim, você poderá ter um recurso a mais para acertar nas estratégias tanto de marketing quanto econômicas, sendo um aspecto primordial na gestão de qualquer negócio.

Como ela é aplicada?

Ao ser aplicada, a matriz BCG permite uma gestão mais eficiente, trazendo ganho na competitividade, além de auxiliar na identificação de oportunidades.

Com ela, é possível reciclar o ciclo de vida de um produto, sendo fundamental no crescimento de uma empresa.

Sendo um método de estudo, a matriz BCG ajuda também no entendimento da carteira de negócios, sendo bem útil no planejamento.

Dessa maneira, você saberá se vale a pena ou não investir em determinado produto ou até mesmo se está na hora de retirar algum item do mercado. Ao analisar os gráficos, você precisa compreender cada quadrante, como explicaremos agora.

Vaca leiteira

Esse local é representado por um produto ou serviço que já está consolidado e que chegou ao limite, com alta participação e baixo crescimento no mercado, ou seja, todos os investimentos devem ser cautelosos e muito bem pensados.

Estrela

Trata-se da parte da matriz onde toda a empresa gostaria que estivessem os produtos. Por isso, chegar a esse quadrante significa que o item tem alta participação de mercado e excelente possibilidade de crescimento.

Interrogação

É entendido como um momento que necessita de maior atenção, pois o crescimento do mercado está alto e a participação ainda é baixa.

Portanto, o demonstrativo revela que há ainda o que ser explorado no potencial do produto ou serviço, ou seja, um novo investimento pode ser muito bem-vindo.

Abacaxi

Como no ditado popular, o quadrante significa que existe um problema representado por baixa participação no mercado e pequena taxa de crescimento.

Nesse momento, é importante refletir se o investimento realmente valerá a pena ou se será motivo de perdas financeiras.

De que maneira a matriz BCG ajuda nas vendas?

Com a matriz BCG, é possível compreender a fase do seu produto ou serviço, auxiliando no desenvolvimento.

Colocando-a em prática, você saberá para onde direcionar os recursos financeiros, sempre com as melhores escolhas, ou seja, conseguirá evitar possíveis perdas.

Assim, será possível oferecer um portfólio de produtos variados e com boa aceitação do mercado, mantendo a estabilidade do seu negócio.

Portanto, a matriz BCG auxilia não só na visualização gráfica do atual momento dos seus produtos e serviços, como também ajuda no equilíbrio da sua carteira, sempre sendo útil nas tomadas de decisões.

Agora que você já conhece a matriz BCG, veja neste post como a automação auxilia nos processos dentro de uma empresa!

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