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Descubra os benefícios da metodologia do Círculo de Ouro para as vendas

Para superar a concorrência cada vez maior, é importante que as empresas implementem estratégias eficientes tanto para gerar impactos positivos quanto para se diferenciar das demais, seja por meio do desenvolvimento de novos negócios, de novas ideias ou de novas campanhas. Nesse processo, o Círculo de Ouro pode ser um grande aliado, tendo em vista sua capacidade de tornar a companhia mais inspiradora e com valores que atraiam o público.

Quer entender melhor do que se trata essa metodologia? Então, continue sua leitura!

O que é o Círculo de Ouro?

Também conhecido como Golden Circle, é um método desenvolvido por Simon Sinek, que é um especialista em liderança. Tem por finalidade criar uma nova maneira de a empresa pensar, agir e se comunicar, com o objetivo de gerar impacto no mercado.

Por intermédio de três perguntas — Por quê?, Como? e O quê? — a metodologia busca propiciar valor e engajar os clientes em uma determinada causa, inspirando, assim, as pessoas.

Como funciona o Círculo de Ouro?

O Círculo de Ouro é feito em formato de alvo, apontando as três etapas do centro para fora.

Por quê?

Corresponde ao propósito da empresa, ao objetivo de suas ações e ao que move suas campanhas e seus projetos. Cada organização deveria iniciar suas atividades refletindo sobre o porquê da sua existência, com a finalidade de desenvolver produtos e serviços com os quais o público possa se identificar.

Além disso, para uma companhia se expandir e se desenvolver, é necessário estabelecer o motivo das suas operações, de forma a criar campanhas, ações, serviços e produtos de qualidade, capazes de chamar a atenção dos consumidores.

Ao responder essa pergunta, os gestores conseguem entender qual o melhor percurso a seguir, já que o método busca ajudar a empresa a ter seu propósito bem definido. Esse é o ponto de partida para implementar o Círculo de Ouro no negócio.

Como?

Outro ponto muito relevante é fazer com que os empreendedores reflitam sobre como a organização busca alcançar seu objetivo e quais estratégias estão sendo aplicadas a fim de executar essa missão.

São essas questões que vão aparecendo na hora de preencher a segunda parte do círculo do plano de ação. Nesta fase, são inseridos todos os valores e as crenças que a empresa tem. Esse é um diferencial importante, que é justamente o que vai fazer com que a companhia se destaque perante os concorrentes e se transforme em uma referência.

O quê?

Esta terceira questão está ligada ao resultado do projeto da empresa, o produto final, a parte mais concreta do negócio. Ou seja, é a etapa em que se determina o que é desenvolvido ou vendido.

Um erro comum de muitas organizações é querer mostrar para o público por que ela é melhor do que as outras. No entanto, isso pode não ser inspirador o suficiente para fazer com que o cliente se torne um parceiro.

Mas, quando as companhias se comunicam pensando no dentro pra fora, isto é, priorizando seu porquê, aquilo passa a fazer com que o consumidor se sinta mais interessado. Dessa forma, o mais importante não é o QUÊ, e sim o PORQUÊ.

Quais são os benefícios do Círculo Dourado?

A finalidade de uma empresa com propósito é vender para clientes que acreditam na missão do negócio. Assim, as pessoas vão adquirir os produtos e serviços porque compartilham os valores defendidos pela organização. Entre os principais benefícios do uso da metodologia estão:

  • experiência sentimental;
  • aumento do valor agregado;
  • facilidade de atração de consumidores que compartilham do mesmo ideal;
  • melhoria do valor da marca;
  • maior chance de fidelidade dos clientes;
  • geração de um vínculo de empatia etc.

Agora que você sabe o que é o Círculo de Ouro e quais seus benefícios, você pode utilizar algumas marcas de referência como inspiração (por exemplo: Coca-Cola, Natura, Nike, Apple e Google) e, assim, aplicá-lo de forma precisa no seu negócio.

Já adotou essa estratégia na sua empresa? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente sua experiência sobre o assunto!

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