A gestão de empresas, ou gestão empresarial, é um importante tópico, que precisa levar em consideração diferentes fatores para que o negócio possa ter metas agressivas, mas ao mesmo tempo alcançáveis, colaboradores motivados e equipes bem-sucedidas, independentemente da área.
Para isso, é necessário que haja uma sinergia entre as áreas, que a diretoria entenda a visão de longo prazo do negócio e, consequentemente, que cada uma das pessoas saiba qual é o impacto do seu trabalho em relação ao todo.
Neste material, a gente explica alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração. Entenda!
Tipos de gestão empresarial
Em relação aos tipos de gestão empresarial, podemos citar os seguintes:
- gestão centralizadora — esse modelo tem como objetivo centralizar as decisões mais importantes apenas em uma área da empresa, normalmente entre os fundadores e a diretoria;
- gestão democrática — diferente do modelo anterior, esse tipo de gestão tem como objetivo envolver os colaboradores em diferentes processos de decisão;
- gestão por processos — esse tipo de gestão não tem como objetivo principal as decisões, mas sim os processos;
- gestão por resultados — apesar de toda empresa ter como objetivo analisar resultados e buscar melhorias, o foco desse tipo de gestão está exclusivamente no retorno que o negócio oferece.
Como aplicar a gestão empresarial
A seguir, selecionamos algumas dicas práticas sobre como aplicar a gestão empresarial de modo efetivo.
Planejamento estratégico
Normalmente, há uma dificuldade muito grande de definir do que se trata a palavra estratégia. Gostamos de dizer que são os caminhos necessários para que a sua empresa saia de onde está para onde quer chegar. Por essa razão, o planejamento estratégico será um importante aliado, uma vez que ele trará insumos para que as diferentes áreas entendam seus papéis nos resultados e possam efetivamente contribuir nesse sentido.
No planejamento estratégico, é importante definir a visão de longo prazo (normalmente 10 anos) e destrinchá-la para uma visão de curto prazo, facilitando o acompanhamento. Exemplo de visão de longo prazo: expandir internacionalmente e ser reconhecido globalmente. Curto prazo (anual): dobrar a receita no país para expandir o negócio em território nacional.
Indicadores de desempenho
Para acompanhar o planejamento estratégico, sugerimos contar com indicadores bem desenhados para todas as áreas. O uso de OKRs, por exemplo, contribui para que as pessoas entendam quais são as suas metas individuais e como elas convergem para as metas do time e da empresa.
Com isso, você envolve colaboradores na definição de métricas, o que contribui para mais motivação e para um entendimento mais preciso sobre a função que cada um exerce, além de ter um acompanhamento próximo e periódico sobre os resultados, de modo que possa traçar planos de ação caso haja um desvio no que foi planejado.
E então, o que achou de entender um pouco mais sobre a gestão de empresas? A gestão empresarial deve estar sempre entre as prioridades da diretoria, para a definição da visão e dos projetos. Assim, as chances de se destacar no mercado e de ter um diferencial competitivo aumentam consideravelmente.
Para isso, o ideal é que você conte com soluções de gestão empresarial personalizadas de acordo com a sua realidade e integradas com as suas soluções. Para saber mais, entre em contato com a gente e converse com nossa equipe!