Você sabe o que é blockchain e como funciona? Entender sobre o assunto é importante, tendo em vista se tratar de um recurso que possibilita o rastreamento do envio e recebimento de informações por intermédio da internet, muito utilizado em transações com moedas digitais, por exemplo, criptomoedas.
Por se tratar de uma inovação advinda por meio da transformação digital, tem gerado algumas dúvidas entre os usuários. Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer os principais pontos. Confira!
O que é blockchain?
É uma tecnologia que reúne um grupo de informações que se conectam por intermédio da criptografia. Dessa forma, operações financeiras e demais transações podem ser realizadas de maneira segura.
Sua importância está ligada ao fato de assegurar que ninguém consiga realizar fraudes, já que torna a moeda rastreável desde o início de sua criação. Funciona como uma espécie de livro-caixa público, onde são registradas todas as atividades, de forma segura e ágil.
Outra questão a ser destacada é o armazenamento de dados em sequência, sem a necessidade de uma entidade para gerenciar o processo, tendo em vista que os próprios usuários da rede podem averiguar de modo simples se as normas estão sendo cumpridas. Diferentemente das redes privadas, esse sistema possibilita que as informações sejam compartilhadas por todos, sem a necessidade de permissão.
Como funciona?
O blockchain é constituído por uma cadeia de blocos onde cada um tem como composição um arquivo e um hash, o que impede que os dados presentes nesses blocos sejam violados.
Assim, todo bloco formado apresenta sua hash e a do bloco anterior, desenvolvendo uma conexão entre eles. É dessa junção que é criado o nome blockchain, que traduzido para o português significa “corrente de blocos”. Veja um exemplo de como funciona esse processo:
- Ana deseja enviar um ativo digital para José (pode ser uma criptomoeda, um arquivo, um contrato digital etc);
- então, esse ativo é representado online como um bloco onde as informações estão armazenadas;
- esse bloco é distribuído por meio da rede e cada dispositivo fica com uma cópia da transação em tempo real;
- a rede averigua se o ativo é válido em poucos minutos;
- quando aprovado, o bloco é acrescido a uma corrente de blocos e recebe um registro permanente na rede. Isso quer dizer que ele não pode ser modificado;
- com isso, a propriedade do ativo, que antes era de Ana, passa a ser registrada na rede como sendo de José.
Esse processo é todo reconhecido pela rede, no entanto, ninguém tem o conhecimento de quem está realizando a movimentação, já que os dados são protegidos por um código criado com letras e números que dificilmente podem ser decifrados.
Quais as vantagens do uso dessa tecnologia nas empresas?
A seguir, conheça as principais vantagens da tecnologia blockchain.
Segurança
Essa inovação oferece uma maneira mais segura de registrar e armazenar informações, considerando que são criptografadas em um bloco adicionado à rede. Também, por se tratar de uma rede descentralizada, onde nenhum indivíduo ou entidade tem controle sobre a rede, que é mantida coletivamente pelos usuários, não existe um único ponto de falha que possa ser acessado pelos hackers.
Velocidade
Muitas operações em instituições financeiras levam alguns dias, já que envolvem processos burocráticos, além do expediente bancário que não funciona aos fins de semana. No blockchain as movimentações ocorrem 24 horas por dia, independentemente do lugar de envio e recebimento.
Com isso, a confirmação da transação ocorre de maneira muito mais rápida quando comparados aos bancos e demais empresas relacionadas.
Redação de custos
Como não é necessário a prestação de serviços de uma empresa como intermediária, por exemplo, uma agência bancária, as transações ocorrem diretamente entre as duas partes envolvidas, o que torna o processo mais barato.
Conseguiu entender o que é blockchain e como funciona? É uma inovação tecnológica desenvolvida com o intuito de promover segurança e confiabilidades nas mais variadas transações digitais, levando em conta que esses tipos de movimentações vêm crescendo de forma considerável no decorrer dos anos.
Achou que o artigo foi útil para você? Então, aproveite para compartilhar em suas redes sociais e ajudar seus contatos a entenderem melhor a respeito do tema!