Ficou Interessado?

Blog

5 dicas para aprimorar sua gestão de relacionamento com o cliente e aumentar a fidelização

Preocupar-se com a gestão de relacionamento com o cliente deve ser uma prioridade para qualquer empresa, independentemente do tamanho e do nicho de atuação. Por meio dessa estratégia, há a oportunidade de fidelizar seu público, atrair novas pessoas, além de garantir mais credibilidade e melhorias para a reputação de sua marca.

Porém, muita gestão ainda tem dificuldades sobre o que fazer para planejar e atingir esse objetivo, garantindo que as pessoas que fechem negócio realmente se tornem promotoras de sua organização. Por essa razão, elaboramos este material para que você confira algumas dicas para implementar. Continue a leitura e saiba mais!

1. Conheça o cliente

Antes de mais nada, é importante conhecer o seu cliente e entender as particularidades. Somente assim é possível identificar quais são as prioridades de investimento, o que pode ser feito para atrair mais pessoas qualificadas para o seu time comercial, além de adaptar o tom de voz para diferentes canais.

Dessa forma, indicamos que faça o estudo de sua persona. Trata-se da representação semifictícia de seu cliente ideal. A diferença para o público-alvo está no fato de que a persona é mais detalhada e traz mais informações sobre clientes em potencial.

Exemplo:

  • público-alvo — pessoas de 30 a 40 anos que buscam por uma empresa de contabilidade;
  • persona — Isabela, 35 anos. Trabalha em uma pequena empresa e centraliza todas as atividades financeiras. Por essa razão, não tem tempo para decisões mais estratégicas e também não há como realizar análise de dados. Nesse sentido, busca conteúdo continuamente para automatizar e otimizar o seu trabalho nas redes sociais profissionais (LinkedIn, por exemplo) e, por essa razão, entendeu que terceirizar algumas atividades seria a melhor saída. Com isso, vai contratar uma empresa de contabilidade com credibilidade e nome no mercado para cuidar de alguns aspectos burocráticos.

Claro, o estudo de persona traz muitas outras informações a respeito de sua base, mas é um exemplo prático da diferença e de como esse entendimento contribui para que você possa implementar estratégias que aprimorem a experiência.

2. Invista no atendimento de qualidade

Investir no atendimento ao cliente de qualidade também é uma prática que não pode ser deixada de lado. Para isso, algumas estratégias podem ser estudadas e repassadas aos colaboradores, como:

  • capacitar a equipe para que ela valorize a experiência de cada cliente como única;
  • ser transparente com o público, independentemente do contexto;
  • adotar um atendimento humanizado, uma vez que essa estratégia contribui para que as pessoas se sintam valorizadas e identifiquem o olhar atento que o seu negócio tem com o público;
  • oferecer canais para que o público possa tirar suas dúvidas ou realizar um primeiro contato (chatbots, hoje, impactam muito para ter esse primeiro momento com o seu cliente);
  • utilizar ferramentas que contribuam para a organização dos atendimentos e consultas por parte do seu time, entre outros.

3. Ofereça benefícios exclusivos

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. Por essa razão, oferecer benefícios exclusivos garantirá que você tenha um diferencial em relação aos principais concorrentes. Consequentemente, o relacionamento vai ser aprimorado, uma vez que o entendimento será de que o seu negócio se preocupa em gerar valor e realmente entrega para o público.

Entre os benefícios que podem ser ofertados, podemos abordar:

  • atendimento personalizado de acordo com as particularidades de cada cliente e com as necessidades de cada pessoa que fez o contrato com o seu negócio;
  • oferecer conteúdos exclusivos para a sua base, como cursos, vídeos e artigos, considerando especificamente a realidade de seu público;
  • ofertar descontos para clientes que indicam o seu negócio a outras pessoas, desde que o contrato seja fechado;
  • estar em contínuo diálogo com o público, de modo que você traga conversas mais consultivas e que a parceria ofereça dicas e formas de lidar no dia a dia, de acordo com as especificidades.

4. Mantenha um canal de comunicação aberto

Não dá para falar sobre relacionamento com o cliente se não manter um canal de comunicação aberto.

Para isso, é preciso inicialmente investir em marketing de relacionamento. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma estratégia que contribui para manter a sua carteira de clientes mais sólida, além de trazer garantias para trazer novas parcerias que sejam de sucesso ao negócio. Nesse sentido, tenha um banco de dados atualizado para entender quem é o seu cliente e também colha feedbacks sempre que possível para que você saiba como está a percepção do público com a empresa.

É importante, ainda, que tenha reuniões esporádicas com a sua equipe. Assim, há a oportunidade de entender quais são os pontos observados por eles que podem ser aperfeiçoados e no que a sua empresa manda bem, como forma de potencializar.

Contar com a tecnologia como aliada também é uma importante prática, pois auxilia para que otimize o trabalho de sua equipe como um todo e permita que ela dê a atenção especial para cada pessoa de acordo com as suas particularidades, o que estreita laços e facilita o contato entre ambas as partes.

5. Monitore o desempenho

Independentemente de qual seja a estratégia adotada, é preciso monitorar o desempenho e identificar qual ação de fato está sendo efetiva e quais são aquelas que não trazem tantos ganhos para os resultados e para o relacionamento com o seu público.

Portanto, tenha relatórios detalhados de cada uma das ações, estude os dados e identifique pontos de melhoria. Aplique continuamente pesquisa de satisfação com a sua base, uma vez que ela, mais do que ninguém, trará uma visão mais precisa sobre as suas ações, contribuirá com insights para o seu atendimento e fará com que a sua equipe identifique se as ferramentas de fato estão trazendo o retorno esperado.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre a gestão de relacionamento com o cliente, seus diferenciais e como aprimorá-la. Ao aplicar essas dicas, há a possibilidade de estabelecer uma conexão emocional com o seu público, de modo que aumente consideravelmente a fidelização.

Por essa razão, contar com ferramentas que auxiliam nesse sentido será um diferencial para a sua empresa. Se deseja entender como a Procenge pode ser uma parceira nesse sentido, entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber