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Gamificação nas empresas: como transformar a rotina dos colaboradores em uma experiência envolvente e motivadora?

A gamificação nas empresas tem ocupado um lugar de destaque com o passar dos anos, tendo em vista se tratar do uso de elementos de jogos em processos e atividades corporativas com a finalidade de motivar e engajar os colaboradores, aumentar a produtividade e trazer outros benefícios que contribuem diretamente para a melhora dos resultados do negócio.

Mas você sabe como utilizá-la na companhia para transformar a rotina da equipe de trabalho? Leia este conteúdo para descobrir!

O que é gamificação nas empresas?

A gamificação está ligada à adoção e aplicação de metodologias e dinâmicas presentes nos jogos, como missões, sistemas de pontuação, recompensas, entre outros, como um meio de estímulo, aprendizado, engajamento e mudanças de comportamentos.

O seu uso no cenário empresarial pode propiciar resultados interessantes em negócios dos mais variados portes e áreas. Isso porque é uma estratégia potente para atrair, motivar, melhorar desempenhos e fazer com que os resultados sejam mais mensuráveis.

Como utilizá-la no seu negócio?

Ao aplicar a gamificação de forma adequada na empresa, diversos objetivos podem ser alcançados, como melhora do clima organizacional, aumento da motivação da equipe e da produtividade, aprimoramento nas rotinas de trabalho, entre outros. A seguir, veja como utilizá-la.

Identifique os gargalos

O primeiro passo para empregar a gamificação é conhecer os principais problemas da empresa, por exemplo:

  • Existe uma queda relevante na produtividade?
  • Os treinamentos estão alcançando as metas definidas?
  • Os resultados das vendas estão superando as expectativas?

Lembre-se de que a gamificação é uma estratégia, assim, é necessário que ela seja bem planejada. Ao responder esses questionamentos, os gestores conseguem realizar um diagnóstico preciso a respeito das principais falhas e desenvolver um projeto eficaz com a aplicação das melhores técnicas.

Conheça a equipe

Um dos objetivos da gamificação é desenvolver um método interessante e atrativo para os integrantes da equipe. Dessa forma, é necessário entender suas principais demandas e necessidades.

Nesse caso, é possível fazer reuniões periódicas, pesquisas sobre o clima organizacional, elaborar uma política de feedback efetiva e criar demais ações que possam contribuir para a compreensão do que os funcionários querem, pensam e desejam para o futuro.

Estabeleça as estratégias

Ao identificar os principais gargalos e falhas, fica mais fácil estipular os objetivos e as estratégias a serem usadas para que os resultados sejam atingidos. O ideal é pensar em metodologias que sejam interessantes e eficazes. Uma alternativa é realizar testes com grupos menores antes de inserir as técnicas em toda a empresa.

Determine recompensas adequadas

Para assegurar a adesão aos métodos aplicados e premiar os melhores classificados, é importante oferecer recompensas aos participantes que executem tarefas preestabelecidas ou que atinjam os primeiros lugares do jogo. Entre as opções estão medalhas, certificações, prêmios em dinheiros, entre outras.

Mensure os resultados

Realizar pesquisas e testes, utilizar tecnologias e demais recursos de acompanhamento é importante para avaliar se a estratégia realmente está motivando os colaboradores e trazendo resultados relevantes para o desempenho da empresa em geral.

Como você pode perceber, por meio da gamificação nas empresas, é possível aumentar o engajamento dos funcionários, além de tornar os treinamentos mais satisfatórios, o que vai contribuir diretamente para o desenvolvimento do negócio. Também é importante ressaltar que esse recurso pode ser aplicado nas mais variadas áreas da companhia, como recrutamento, desenvolvimento de habilidades, feedbacks, entre outros.

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