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O que é branding interno e por que deve ser trabalhado?

Você já ouviu falar em branding interno? Em uma organização, há a necessidade de estar atento quanto à percepção que os clientes têm em relação à imagem do negócio. Porém, mais do que isso, também é preciso ter estratégias que impactem o modo como os colaboradores enxergam a empresa. Hoje, além de a área de recrutamento e seleção optar pelo candidato que melhor se encaixa àquele perfil, a própria pessoa também pesquisa sobre a empresa, os seus valores e a sua cultura e pode optar por seguir ou não no processo.

O branding interno, portanto, tem como objetivo fortalecer as relações internas do negócio, de modo que a companhia se torne mais competitiva no mercado. Neste material, a gente explica como é possível melhorar nesse ponto. Continue a leitura e saiba mais sobre o que é branding interno e por que deve ser trabalhado!

Defina as diretrizes

O primeiro passo para implementar esse branding interno, assim como em qualquer outra estratégia, é a definição das diretrizes. Inicialmente, o mais indicado é que se aplique uma pesquisa de clima organizacional para entender a percepção dos colaboradores em relação às políticas e práticas da organização. Por meio desse diagnóstico, a gestão tem a oportunidade de identificar os pontos de atenção que devem ser trabalhados.

Depois, em cima daqueles tópicos mais críticos, os Recursos Humanos e as lideranças podem formar planos de ação quanto a esses contextos. Exemplo: suponhamos que a integração do trabalho remoto é baixa, de acordo com os próprios colaboradores. A primeira diretriz do branding interno seria justamente esta: promover estratégias que tragam mais proximidade entre os membros de diferentes equipes.

Alinhe os valores

Antes de entrarmos nesse assunto, é importante ressaltarmos: empresas não têm valores. As pessoas que os têm. De forma comum, há essa definição de acordo com os valores das pessoas mais influentes, como diretorias e líderes. Em seguida, são propagados para o restante da empresa.

O importante aqui é ter o entendimento de como alinhar  esses valores em diferentes momentos da jornada do colaborador, desde a contratação até a entrevista de desligamento. No momento do recrutamento, a área vai identificar se o potencial candidato de fato acredita nesses propósitos e conta com pensamentos condizentes com aquilo no que a empresa acredita. Certamente o grau de satisfação e o de performance serão maiores, bem como o índice de retenção.

Implemente treinamentos

Uma das práticas mais comuns de branding interno e que mais trazem resultados é a implementação de treinamentos. A partir disso, a empresa tem a oportunidade de promover a capacitação profissional do time, de contribuir para o desenvolvimento pessoal, de aumentar a produtividade e de melhorar a confiança do seu público interno com a gestão e com os resultados.

Tudo isso, por conseguinte, é objetivo de um branding interno efetivo e bem alinhado. Desse modo, identifique as necessidades do negócio e dos times, busque parceiros e sempre mensure como essas capacitações impactaram os resultados.

Como você pôde ver, entender o branding interno e por que deve ser trabalhado é essencial para o negócio. Se você deseja ter mais sucesso com essas ações, o ideal é analisar continuamente como elas refletiram na percepção dos profissionais em relação à empresa. Assim sendo, de acordo com o objetivo definido previamente, você terá a oportunidade de implementar melhorias e de conseguir uma satisfação ainda maior dos colaboradores.

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