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Relacionamento com os clientes: 5 dicas para estar mais próximo

Por Pedro Costa – Consultor de Pré-vendas

A pandemia do COVID-19 pegou a todos de surpresa. Da noite para o dia, ruas vazias e portas fechadas. Empresas correndo contra o tempo para se adequar à nova realidade. Em meio a tudo isso, o desafio de manter laços estreitos com clientes e consumidores. Afinal, como estar perto, apesar da distância?

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas de como sua empresa pode trabalhar o relacionamento com os clientes, mesmo com o distanciamento social. Vamos lá?

1. Redes Sociais

Com muitos brasileiros em regime de home office e outros tantos sem poder trabalhar, as redes sociais têm tido um crescimento expressivo nos meses de pandemia. Estudos da consultoria inglesa Kantar, divulgados do site da Revista Exame, evidenciam essa realidade. O aplicativo Whatsapp chegou a ter 76% mais acessos em países onde o COVID-19 se apresentou de maneira mais crítica, crescendo cerca de 40%, analisando de modo geral. Instagram e Facebook seguiram o mesmo caminho, também tiveram um acréscimo no uso de seus aplicativos no mesmo percentual.

Dessa forma, se antes já era fundamental ter presença relevante nas redes sociais, pode-se dizer que hoje é um requisito para ser lembrado. As empresas devem estar aptas a utilizar essas plataformas da melhor maneira. Campanhas de engajamento, dicas de higiene e prevenção, cuidados com a saúde mental e tantos outros tópicos são umas das boas opções de conteúdo nesse tempo. Dando um passo além, algumas companhias têm optado até por terrenos ainda não tão explorados por elas, como a criação de playlists no Spotify e criação de perfis no TikTok.

2. Mais empatia

Em tempos de crise como a que estamos vivendo, os impactos financeiros são uma realidade para a grande maioria das empresas e isso não é novidade para ninguém. E por se tratar de uma dor generalizada, tentar insistir numa venda para aliviar a situação da sua empresa pode não ser a melhor opção. Pelo contrário, as dificuldades nos dão a oportunidade de criar um relacionamento com os clientes ainda mais forte e consistente a longo prazo.

Dessa forma, em vez de optar por resolver exclusivamente o seu problema, talvez seja melhor tentar entender o problema do outro e analisar. De que forma poderíamos ajudar? O que estamos fazendo para colaborar com nossos clientes? Que nível de atenção estamos dando nesse momento tão complicado? São algumas das perguntas que devemos fazer. No cenário atual, empatia e cuidado podem ser o melhor que você pode oferecer.

3. Esteja junto

Apesar do distanciamento social, não nos faltam formas de manter contato. Celular, whatsapp, e-mail e SMS são umas das principais ferramentas para encurtar essa distância e devem ser bem aproveitadas. Por outro lado, deve-se ter cuidado com a utilização desses canais de comunicação, pois seu mau uso pode causar o efeito oposto.

Assim, apesar das inúmeras tecnologias que hoje nos permitem a comunicação de forma massiva, é sempre bom tentar alcançar o cliente da maneira mais individual e personalizada possível. Todos nós gostamos de ser tratados dessa forma e não apenas como mais um, porque nossos clientes pensariam de outra forma? Opte, sempre que possível, por uma comunicação direcionada e voltada especificamente ao destinatário em questão.

4. Videoconferências

Além das ferramentas já citadas, outra excelente forma de se comunicar com seus clientes é através das videoconferências.

De acordo com a CNBC, o aplicativo Zoom passou de 10 milhões de usuários, em meados de fevereiro de 2020, para mais de 200 milhões já em abril deste ano. Os demais concorrentes também tiveram um crescimento exponencial, com destaque para o Skype e o Microsoft Teams, que cresceram respectivamente, 57% e 23% nesse mesmo período.

As videoconferências são uma ótima forma de ter um contato mais formal e intimista com o cliente. Opte por elas para realizar reuniões ou fazer apresentações, mas tenha cuidado para não exagerar no uso desse recurso.

5. Agregue valor

Outra maneira de se fazer presente e melhorar o relacionamento com os clientes é dividindo conhecimento. Além de agregar valor, é um ótimo caminho para dar visibilidade a sua marca.

Produzir e compartilhar e-books gratuitos, oferecer minicursos e webinars ou fazer lives com convidados no Instagram são algumas boas alternativas. Foque na expertise do seu negócio e em temas que a empresa tenha propriedade para falar sobre.

Todas essas dicas visam o cuidado com os clientes e o estreitamento das relações. São dicas para o momento, mas que também terão seu valor preservado no pós-pandemia. Afinal, não sabemos qual será o novo normal, mas temos a certeza de que bons relacionamentos sempre serão o ponto de partida para bons negócios.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

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