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10 melhores dicas para conquistar uma parceria de sucesso

Contar com uma parceria de sucesso pode ser uma ótima estratégia para as empresas que buscam atender às reais demandas dos seus clientes, destacar-se entre os concorrentes, aumentar a competitividade e alcançar melhores resultados. No entanto, encontrar o melhor aliado nesse processo pode ser uma tarefa bastante desafiadora para alguns negócios.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar algumas dicas incríveis do que considerar na hora de buscar um bom parceiro e, assim, alcançar todos os objetivos e as suas metas. Continue a leitura!

1. Estabeleça os objetivos da parceria

Antes de escolher uma empresa para se tornar parceira do seu negócio, é necessário definir um objetivo — por exemplo, qual é o intuito da parceria, quais serão as ações implementadas por meio dela, entre outros. A finalidade é responder a essas perguntas para minimizar o tempo gasto com burocracias, aumentar o engajamento das equipes envolvidas, otimizar os processos internos e mais.

2. Estude o mercado

Antes de abrir a sua empresa, você deve ter pesquisado a respeito do mercado referente ao seu ramo de atuação, além de identificar o que os potenciais clientes procuram nos produtos oferecidos pelas marcas. No entanto, essa tarefa também deve ser colocada em prática quanto você estiver em busca de novos parceiros, já que será preciso rever de forma mais abrangente e estratégica quais são as demandas do público e implementar as melhores práticas para conseguir atendê-lo.

Então, o ideal é compreender quais necessidades não estão ligadas diretamente ao que a sua empresa oferece aos clientes, mas que se relacionam e podem ser supridas por meio de uma parceria. A ideia é contar com algo que complemente os seus produtos ou serviços e que proporcione uma experiência mais satisfatória aos consumidores.

3. Conheça o público-alvo

Um erro comum que ocorre em muitas parcerias é manter um pensamento focado somente no quanto esse processo vai resolver os problemas vivenciados pelas empresas envolvidas, mas se esquecer de conversar sobre o quanto essa aliança pode atender às necessidades dos clientes. Quando uma parceria é estabelecida, o que se espera é que ela contribua para agregar valor aos compradores e, para que isso ocorra, é fundamental conhecer as principais dores do público-alvo.

4. Analise os concorrentes

Observar as empresas que são concorrentes do seu negócio é essencial para se destacar no seu ramo de atuação. Isso acontece pelo fato de que, ao fazê-lo, será possível adquirir ideias e identificar quais são as falhas cometidas por elas e como utilizar esses deslizes para aumentar a performance da sua organização por meio da criação de boas parcerias.

Outra questão é que, ao estar atento ao que acontece na concorrência, torna-se possível reconhecer quais são as empresas mais bem avaliadas no mercado e se elas estão abertas a parcerias.

5. Realize o levantamento dos parceiros

Após entender o que é necessário para agregar valor aos seus produtos e aos serviços, fica mais fácil escolher um bom parceiro, tendo em vista que você saberá para onde direcionar os seus esforços. Nesse caso, monte uma lista com o nome das empresas que atuam nos nichos que você pretende passar a “abraçar”.

Após, faça uma pesquisa minuciosa delas e vá retirando aquelas em que se nota algum tipo de restrição, como falta de experiência, reputação negativa no mercado, entre outros.

6. Opte pelos parceiros alinhados com as perspectivas do negócio

É muito importante que você procure por parceiros que tenham um pensamento alinhado com o do seu negócio, mas que, ao mesmo tempo, também tenham expectativas de desenvolvimento. Caso contrário, é possível que ocorram muitas discussões e falta de consenso entre as partes, prejudicando a duração da parceria.

7. Tenha uma comunicação clara e eficiente

Esteja atento para que ruídos não afetem a comunicação entre os seus possíveis parceiros. Para evitar que isso ocorra, o mais adequado é combinar cada detalhe e compreender o que cada parte envolvida espera da parceria.

Todos devem estar cientes dos seus direitos, dos deveres e das funções. Por isso, busque se comunicar de forma direta, simples e compreensível, além de pensar nas melhores estratégias para que os resultados esperados sejam atingidos e todos saiam ganhando.

8. Elabore o contrato

Para formalizar a parceria, você precisa realizar um contrato. Para isso, alinhe as expectativas com os direitos e com as obrigações de cada uma das partes, bem como faça a estipulação de metas e dos seus respectivos prazos.

Também deixe claro ao parceiro o que ele terá que fazer em relação à sua empresa. Elabore um plano de ação com as estratégias a serem aplicadas e as demais questões relevantes. Então, faça um contrato bem especificado com todas essas cláusulas.

9. Seja paciente

Pelo fato de se encontrar na etapa inicial da parceria e por não conhecer de forma detalhada o seu negócio, o seu parceiro pode precisar de um tempo para começar a contribuir para os resultados. No entanto, seja paciente, afinal, isso não é motivo para cancelar a relação estabelecida.

Nesse caso, você pode apostar em cursos periódicos para treinamento e aperfeiçoamento dos seus novos aliados e garantir um melhor alinhamento entre os objetivos da estratégia e os resultados projetados.

10. Proponha sucesso para ambos os lados

Uma parceria de sucesso precisa gerar ganhos para todas as partes envolvidas. Por esse motivo, antes de contar com um parceiro, é necessário ter em mente que deve haver um equilíbrio entre esforços, investimentos e ganhos para todo mundo. Caso não haja possibilidade de isso acontecer, talvez não seja o momento adequado para estabelecer esse tipo de aliança.

Agora que você sabe como criar uma parceria de sucesso, o ideal é colocar as dicas em prática e, dessa forma, alcançar as metas e os objetivos esperados por meio dessa estratégia. Além disso, é fundamental mensurar os resultados, o que pode ser feito por meio da definição de indicadores de desempenho, como o retorno obtido, os custos envolvidos, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, os índices de elogios e de reclamações dos clientes e os demais parâmetros que podem contribuir para a propositura de melhorias.

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