Manter uma gestão de entregas eficiente é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque se trata do monitoramento dos pedidos em tempo real, desde o momento em que saem para a entrega até a sua chegada no destinatário final.
Dessa forma, ela vai influenciar diretamente na experiência e no nível de satisfação dos clientes, além de evitar problemas que podem impactar negativamente a imagem do negócio no mercado, por exemplo, o descumprimento dos prazos acordados.
Mas você sabe quais são os benefícios da gestão de entregas e como aplicá-la? Leia este artigo para descobrir!
Quais são os principais benefícios dessa prática?
Entre os principais benefícios proporcionados pela gestão de entregas, podemos apontar:
- aumento da produtividade;
- maior visibilidade sobre o processo de entrega em geral;
- diminuição do tempo de entrega;
- eficiência no processo de roteirização de cargas;
- maior controle no acompanhamento das frotas;
- otimização do deslocamento dos veículos;
- minimização dos custos de transporte;
- satisfação por parte dos consumidores;
- aumento das possibilidades de fidelização de clientes.
Como realizar uma boa gestão de entregas?
Após entender as vantagens da gestão de entregas, veja algumas dicas de como aplicá-la da melhor forma.
1. Planeje as atividades
Uma das principais finalidades da logística é a eficiência operacional e econômica. Então, é importante realizar um planejamento adequado de todos os processos que fazem parte da entrega dos produtos, desde a venda até o destino final.
Por exemplo, a roteirização, ou seja, o planejamento das rotas, é uma atividade que permite a escolha de trajetos mais seguros e em melhores condições, o que vai levar à economia de combustível, à realização da manutenção da frota no tempo certo etc.
2. Monitore os processos
Monitorar os processos significa acompanhá-los até o final, impedindo que pequenos danos ou erros nas operações que dificilmente possam ser revertidos ocorram. Com um bom sistema de rastreamento, fica mais fácil prever atrasos nas entregas e ganhar um tempo para negociar com o consumidor.
3. Controle o estoque
A projeção prévia do estoque é necessária para qualquer empresa, pois permite uma gestão adequada de compras e um controle de vendas efetivo. Então, busque conferir se existe a quantidade adequada de produtos em relação aos itens vendidos, evitando que o cliente finalize a compra de algo que se encontra indisponível.
Realize uma previsão da demanda para auxiliar no controle dessa área, estimando a entrada e a saída de mercadorias.
4. Comunique os clientes
É fundamental pensar na experiência do cliente com a entrega, tendo em vista que um bom serviço é um aspecto de peso para sua fidelização. Nesse cenário, um sistema de rastreamento pode contribuir para que o consumidor tenha mais confiança na empresa, que vai ter a chance de acompanhar o processo de entrega de seu pedido.
5. Acompanhe a jornada do motorista
É importante ter em mente que a jornada de trabalho dos condutores é regulamentada por lei. Dessa forma, saiba que o profissional não pode dirigir por mais de 12 horas e, ainda, tem direito a um descanso mínimo. Além disso, os motoristas têm direito a 30 minutos de parada a cada 4 horas trabalhadas.
Assim, uma boa gestão de entregas também envolve o acompanhamento da jornada dos motoristas, já que vai permitir o cálculo correto dos prazos de entrega e a elaboração de escalas de trabalho, além de garantir a segurança da carga e do trabalhador.
Conseguiu entender as vantagens da gestão de entregas e como aplicá-la na empresa? Ainda, é importante contar com o auxílio da tecnologia nesse processo, visto que, por meio de um bom software, é possível simplificar as mais variadas operações, desde a saída do pedido até a sua chegada ao cliente, garantindo mais segurança e eficiência.
Gostou deste artigo? Então, aproveite a sua visita ao blog para entender como aplicar a cadeia de valor na gestão de processos!