A gestão do agronegócio engloba uma série de atividades. Entre elas está o monitoramento de indicadores de desempenho, tendo em vista que se trata de ferramentas que permitem uma melhor compreensão dos resultados obtidos.
Além disso, por meio da análise dos números apresentados, é possível identificar os pontos de melhoria, aspectos que estão superando as expectativas, elaborar um planejamento eficiente, bem como tomar decisões mais acertadas. Mas você sabe quais são os principais indicadores que podem ser aplicados na fazenda? Leia este artigo para descobrir!
Quais são os principais indicadores do agronegócio?
A seguir, veja quais são os principais indicadores a serem utilizados.
Média de custos
A margem de lucro vai depender dos custos que o negócio agrícola necessita para se manter em pleno funcionamento. Ou seja, quanto mais custos tiver, menos lucros vai adquirir. Por esse motivo, na gestão do agronegócio, é essencial fazer o cálculo da média de custos e tentar mantê-la em um nível o mais baixo possível. Nesse caso, os custos a serem considerados são:
- energia elétrica;
- água;
- manutenção das máquinas;
- pesticidas;
- combustível;
- impostos;
- folha de pagamento etc.
Esse cálculo deve ser feito por setor ou operação, com a finalidade de apontar em qual deles o consumo pode ser minimizado.
Georreferenciamento
Caso você possua terras com grandes extensões, esse indicador é interessante para mapear toda a sua lavoura e entender quais são as áreas que apresentam maior quantidade de ocorrências de pragas ou que têm o solo mais fértil. Além disso, é possível ser mais assertivo no momento de direcionar esforço para cuidar das áreas de plantio.
Rendimento do estoque
O rendimento do estoque é outro indicador bastante relevante. Isso porque se trata de um fator determinante para a precificação da safra, que deve ser economicamente viável e competitiva. Quando o volume da produção e o seu potencial produtivo são avaliados e entendidos, fica mais fácil encontrar algumas limitações específicas e elaborar estratégias de melhoria.
Produtividade
Os indicadores de produtividade ajudam os gestores em diversos sentidos. Por exemplo, podem demonstrar a produção por certo período, mas, também, contribuir para avaliar os produtos finalizados. Essas métricas estão ligadas aos recursos relacionados às entregas.
Fazem parte desse fator tanto medidas de capacidade da produtividade diária quanto aquelas ligadas à produtividade da cultura, especificamente. Na primeira parte, são mensurados, por exemplo, o maquinário e o seu tempo de resposta aos processos, ou seja, qual é o volume de grãos colhidos em X período de tempo.
Já a segunda possibilita a avaliação dos resultados e a criação de uma relação custo-benefício, além do monitoramento de outros processos relevantes executados entre o plantio e a colheita.
Como a tecnologia pode ajudar nesse processo?
Contar com a ajuda de um sistema de gestão que reúne informações a respeito da operação é essencial para adquirir os indicadores necessários e acompanhar os resultados do agronegócio.
Dessa forma, uma boa solução possibilita que você tenha acesso a um monitoramento abrangente de todos os detalhes da produção, além de poder analisar de maneira automática os parâmetros relevantes, que servirão como base para a construção de indicadores que vão contribuir diretamente para melhores tomadas de decisões.
Agora que você entende quais são os principais indicadores a serem avaliados na gestão do agronegócio, não deixe de avaliá-los, já que eles são indispensáveis para o alcance de melhores resultados e para o aumento da competitividade.
Gostou deste artigo? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam mais sobre o assunto!