Ficou Interessado?

Blog

Confira 3 etapas de construção do planejamento estratégico empresarial

O planejamento estratégico empresarial pode ser entendido como uma espécie de um GPS para a organização. É por meio dele que a equipe vai ser direcionada sobre o melhor caminho a percorrer para alcançar os objetivos propostos pelo negócio.

Entre os ganhos de adotá-lo, destacam-se especialmente uma geração maior de lucros e o alcance do crescimento desejado pelo negócio. Além disso, é possível contar com processos mais eficientes para a empresa, assim como criar valor para as múltiplas tarefas do time.

Porém, é preciso conhecer quais são as principais etapas para a construção desse planejamento que permitam à organização alcançar os ganhos apresentados. Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira os pontos que merecem atenção. Continue a leitura e saiba mais!

1. Missão, visão e valores

Missão é aquilo que define a empresa. Ou seja, deve refletir o que a organização tem de diferente em relação aos concorrentes. Visão é aonde a empresa deseja chegar: quando implementar as mudanças necessárias no dia a dia do negócio, esse é o resultado esperado pela equipe. Valores também podem ser entendidos como princípios — como as pessoas vão se comportar para alcançar os objetivos do negócio.

Quanto à missão, é preciso manter o foco no cliente, além de ter atenção à estratégia como um todo e realizar ajustes sempre que necessário. Para definir a visão, entenda principalmente quais são as vantagens competitivas da organização e como elas podem contribuir para esses resultados. Já para os valores, o ideal é definir quais são aqueles que realmente combinam com o perfil de sua equipe, sem se espelhar em outras empresas.

2. Análise de ambientes interno e externo

No planejamento estratégico empresarial, também há a análise de ambientes internos e externos. Quanto ao interno, entenda quais são os diferenciais de sua equipe que contribuirão para que a empresa se destaque no mercado e alcance os objetivos pretendidos.

Quanto ao externo, o processo é o mesmo, mas a análise é voltada para a concorrência: quais são os pontos fortes e fracos das principais empresas existentes em sua área de atuação?

3. Definição de metas e objetivos

Metas e objetivos têm diferenças sucintas. Enquanto os objetivos referem-se ao que a empresa deseja alcançar em longo prazo (exemplo: tornar-se uma organização a nível global), as metas são pequenos esforços de toda a equipe que contribuirão para alcançar esse objetivo.

A definição de metas ajudará a ter um time mais focado, além de os esforços serem direcionados para o que realmente trará resultados. Entre as dicas que podem ser implementadas, destacamos:

  • tenha objetivos especificados;
  • crie metas mensuráveis, de modo que a equipe entenda o que pode ser feito para melhorar os resultados;
  • especifique os prazos para alcançar essas metas;
  • estipule quais são as prioridades de toda a equipe;
  • mensure os resultados periodicamente e trace ações para trazer melhorias aos números.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas etapas do planejamento estratégico empresarial. Conforme vimos, ele é essencial para o sucesso do negócio. Porém, é preciso entender que não existe uma receita de bolo: ou seja, o planejamento de outras empresas dificilmente será aplicável à sua. Além disso, a comunicação transparente deve ser priorizada, pois permitirá que toda a equipe entenda o que a empresa deseja alcançar em determinado período de tempo.

Para se aprofundar no assunto, continue no blog e entenda sobre o processo de tomada de decisão baseada no planejamento estratégico.

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber