Ficou Interessado?

Blog

Confira 4 melhores dicas para uma gestão de estoque inteligente

Independentemente do segmento da empresa, a gestão de estoque inteligente contribui para melhorar o controle e a organização dos produtos em determinado período. Por meio dessa ação, há uma compreensão mais precisa sobre os itens que têm mais saída e sobre as compras que devem ser feitas, garantindo uma melhor gestão das atividades.

A gestão de estoque inteligente garante a redução de custos da empresa e o aumento da produtividade de todo o time. Além disso, viabiliza um planejamento de compras mais preciso e melhora o relacionamento com o cliente — uma vez que as chances de ele buscar um item que o negócio não tenha para oferecer reduzem consideravelmente.

Neste material, apresentamos algumas dicas para a gestão de estoque inteligente. Confira!

1. Padronize os elementos

É importante que a gestão de estoque da empresa tenha categorizações padronizadas, pois isso facilita o trabalho da equipe.

Em um negócio, os produtos contam com muitas informações, que podem servir como base para a procura desse material. O ideal é que a equipe defina aquelas mais importantes para que colaboradores possam realizar um filtro, como:

  • fornecedor;
  • custo;
  • número de referência;
  • localização;
  • validade.

O diferencial, aqui, é que novos colaboradores terão mais facilidade para encontrar esses itens — o que garante mais eficiência aos processos.

2. Não deixe de fazer registros em tempo real

Uma gestão de estoque inteligente é aquela que oferece informações corretas à sua equipe, em tempo real. É necessário, portanto, contar com um esforço do time para fazer essas atualizações de acordo com o fluxo de entrada e saída de produtos.

Um bom exemplo é quando os colaboradores não registram no sistema a venda de determinado item e há inconsistência nos dados na hora de fechar novas vendas — visto que a quantidade real do produto no estoque não é a informada no sistema.

3. Capacite os colaboradores

Não deixe de realizar um treinamento com a sua equipe, apresentando os principais cuidados necessários para uma gestão de estoque inteligente e os impactos positivos que isso trará para os resultados da empresa.

Além de garantir mais eficiência ao processo, esse treinamento vai aumentar a satisfação dos colaboradores em relação ao trabalho, pois eles vão perceber que a empresa se preocupa com seu crescimento e desenvolvimento.

4. Conte com o apoio de um ERP

Para facilitar a rotina e fazer com que as informações tenham mais credibilidade, é importante contar com o apoio de um sistema específico para a gestão do estoque. Por meio do ERP, há os seguintes ganhos:

  • otimização dos processos de compra;
  • facilidade para o controle de fornecedores;
  • prevenção de prejuízos;
  • controle do inventário;
  • possibilidade de ter, em mãos, relatórios gerenciais inteligentes.

Neste material, você conferiu algumas dicas para ter um controle de estoque inteligente. As práticas citadas aqui são capazes de gerar ótimos resultados para o seu negócio e aumentar a produtividade da equipe. Contar com soluções pensadas especificamente para essa funcionalidade contribui diretamente para a gestão da empresa.

Se você deseja conhecer os diferenciais de um ERP, entre em contato conosco, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber