Ficou Interessado?

Blog

Realidade virtual e aumentada: como essas tecnologias estão mudando a forma como as empresas operam e interagem com os clientes?

Com o advento da transformação digital, algumas ferramentas foram criadas como forma de tornar as experiências no ambiente digital mais imersivas. Entre elas, estão a realidade virtual e aumentada.

É importante destacar que se tratam de conceitos diferentes, o que pode gerar algumas dúvidas. Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar as funções dessas tecnologias, suas características, benefícios e demais informações sobre o assunto. Confira!

O que é realidade virtual?

Trata-se de uma tecnologia que possibilita ao usuário adentrar em um campo totalmente virtual, desenvolvido por meio de software e hardware específicos. Para essa experiência, é preciso que o indivíduo use um dispositivo parecido a um par de óculos para que exiba o ambiente virtual, criado em um modelo 3D ou por intermédio de vídeos orbitais.

Esse mecanismo cria um mundo novo, interativo e digital, onde o usuário pode simular ações e ter uma experiência multi sensorial por meio da interface em tempo real.

O que é realidade aumentada?

É uma tecnologia que reúne elementos virtuais com elementos do ambiente físico, em tempo real, por intermédio de dispositivos como óculos de RA, smartphones, tablets e demais. Ou seja, serve como uma ponte entre o mundo virtual e real, com particularidades das duas realidades.

Nesse caso, aspectos como pontos geográficos, objetos ou imagens no mundo real, disparam dados, ações ou criam elementos passíveis de interação e movimento, na tela do dispositivo. O objetivo é que essas interações aconteçam de maneira instantânea e prática em qualquer lugar.

Como essas tecnologias estão transformando as empresas?

Essas inovações estão mudando de forma significativa como as empresas interagem com os seus clientes. Sendo assim, é importante entender os principais benefícios obtidos por meio da sua aplicação.

Oferta de experiências imersivas

Essas ferramentas procuram propiciar ao cliente uma nova visão a respeito do negócio. A finalidade é fazer alinhar o ambiente virtual e o ambiente real para oferecer um contato diferenciado entre a empresa, produtos e serviços e clientes.

Melhora na eficiência de treinamentos

Esses recursos podem ser utilizados em vários cenários de treinamento que proporciona vantagens para o desenvolvimento profissional e para as empresas, por exemplo:

  • simulação de situações de perigo ou de risco dentro de um ambiente controlado;
  • exploração de contextos virtuais como experiências para situações do mundo real;
  • feedback e avaliação contínua.

Criação de produtos inovadores

A realidade virtual e aumentada está cada vez mais inserida nos processos de desenvolvimentos de produtos, onde é possível criar visualizações realistas, agilizando procedimentos e minimizando custos com projetos imersivos e em escala real.

Conseguiu entender o que é a realidade virtual e aumentada, bem como suas características e aplicações? São tecnologias que têm sido usadas de maneira crescente como o propósito de inovar processos em várias áreas, como saúde, entretenimento, treinamentos, educação, entre outras aplicações.

As informações deste artigo foram úteis para você? Então, que tal aproveitar a sua visita no blog e assinar agora mesmo a nossa newsletter? Dessa forma, você vai receber todas as novidades sobre outros temas relevantes diretamente em sua caixa de e-mail!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber