Conquistar o tão almejado sucesso nas vendas pela internet requer investimentos em infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), marketing digital e gestão. Nesse sentido, saber criar o código de barras online é fundamental. Afinal, trata-se de uma exigência na integração com marketplaces.
Para você aprender a gerá-lo, além de ficar bem informado sobre o assunto, elaboramos este post com informações bem apuradas. Confira!
O que é o código de barras online?
Assim como no meio físico, um código de barras online é representado por uma sequência de números ou letras que servem para identificar determinado produto.
Trata-se de um pré-requisito na legalização do comércio digital, sendo obrigatório para todas as pessoas que emitem notas fiscais. Ou seja, se você atua ou quer atuar no comércio eletrônico, inevitavelmente, terá que emitir o código de barras online.
A representação do item é bem conhecida e descrita por uma série de barras verticais, que podem ser decodificadas por meio de um leitor.
Graças a esse aparelho, ocorre a otimização do tempo e o aumento da produtividade, tendo em vista que agiliza a gestão e a vida dos consumidores, principalmente nas compras no ambiente físico.
Enquanto o leitor é muito útil para demonstrar o valor das mercadorias nas lojas físicas, nas online contribui para o devido controle, assim como para a fiscalização tributária.
Como criar o código de barras online?
O primeiro passo para você criar o código de barras online é se inscrever na Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil). Ela é a responsável pela emissão da licença e por todo o processo para criar os códigos de barras direcionados aos produtos, independentemente do seu ramo de atividade.
Além de filiar a sua empresa à Associação, é preciso se manter ativo, com os pagamentos da taxa anual em dia. Alguns documentos específicos são necessários de acordo com o porte de cada empresa.
Custos
Os custos variam, tendo como base o faturamento do seu negócio digital. A inscrição mais barata para a unidade custa R$ 70, variando de acordo com a quantidade escolhida.
É importante informar que os códigos são vitalícios e não têm data de validade. Para um mesmo produto, eles podem ser impressos quantas vezes forem necessárias. Quanto mais códigos forem adquiridos, menor o preço por unidade.
Assim que for efetuado o processo, a sua empresa receberá o Cadastro Nacional de Produtos (CNP). Nele, é preciso inserir os dados dos produtos para os quais serão gerados os respectivos códigos de barras. Entre eles, podemos citar a foto, as descrições, as cores e as medidas.
Além disso, você pode comprar um sistema próprio para a geração do código de barras, mas aí a sequência numérica só será lida internamente. Portanto, o código disponibilizado pelo GS1 é o ideal, pois pode ser utilizado tanto no Brasil quanto no mundo, sendo muito interessante para o comércio eletrônico.
Qual o passo a passo para gerar o código de barras online?
Obter o código de barras online para os seus produtos é bem simples, rápido e não requer conhecimentos técnicos. Veja o passo a passo.
- faça o cadastro na GS1 Brasil;
- identifique os produtos;
- defina a escolha numérica;
- siga os padrões existentes e as orientações sobre cor e tamanho;
- escolha a posição do código no produto.
Prontinho! Seguindo as nossas dicas, certamente você estará por dentro das normas, inserindo corretamente o código de barras online em seus produtos. Assim, será possível aumentar o sucesso operacional do seu negócio.
E aí, este post foi interessante? Trouxe informações relevantes? Então, aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!