Solução fornecida em parceria com a startup Koy tende a reduzir os gastos com processos jurídicos em cerca de 50%
A necessidade de contingenciar recursos para arcar com as despesas decorrentes de processos ativos na Justiça pode ser mais bem avaliada e dimensionada pelas empresas. Os empreendimentos que já contam com o ERP Pirâmide da Procenge, agora podem passar a usar, de forma integrada e inédita no mercado, Inteligência Artificial para realizar auditorias jurídico-financeiras permanentes em sua carteira de processos.
A empresa de Tecnologia da Informação ancorada no Porto Digital passou a contar com a parceria da startup Koy, que utiliza o IBM Watson como aplicação de Inteligência Artificial associada à deep learning machine para buscar informações nos documentos, autos de processos digitais, ordens de bloqueio e depósitos associados ao CNPJ da empresa em todos os sistemas jurídicos públicos que existem no Brasil.
“Com a solução, é possível prevenir e diminuir os gastos com litígios em cerca de 50%, além de identificar oportunidades de mudanças na operação com base no que mais está gerando processos jurídicos e promover uma maior precisão no contingenciamento de recursos que serão utilizados no cumprimento de obrigações decorrentes dos resultados dos litígios”, explica Karla Capela Morais, CEO e fundadora da KOY.
Essa avaliação pode ser feita a cada 90 ou 180 dias, com fechamento anual para avaliação do impacto financeiro. Karla é pioneira no uso de IA para solução de problemas da área jurídica, sendo reconhecida pela IBM Global como uma das 35 líderes globais por seu pioneirismo no segmento.
O recurso integra os dados às informações contábeis gerenciadas pelo sistema de gestão integrada, promovendo uma análise periódica e mais aprofundada dos passivos jurídicos do empreendimento. A solução da Koy associada ao ERP Pirâmide no mercado, inaugura um novo olhar para os setores jurídico e contábil, promovendo a atuação conjunta e de forma estratégica para gerar impactos positivos nos resultados operacionais e maior lucratividade para os negócios, impedindo a perda de valores ou mesmo mitigando a possibilidade de bloqueios judiciais que geram prejuízo às empresas.
“A ideia é que, a partir dessa parceria, o jurídico tenha uma comunicação mais fluida com a área financeira e, através do uso da tecnologia, essa informação colabore reduzir os impactos financeiros dos processos que, se não mitigados, podem reduzir o EBITDA das empresas clientes”, complementa Karla.
As informações mineradas diretamente da justiça pela Koy contam com compliance dos dados expondo em dashboards interativos o que acontece na base e possibilitando a extração de relatórios em modelo de auditoria internacional os dados que possibilitem uma permanente due dilligence.
A total transparência de dados e do passivo judicial são importantes para empresas que estão abrindo capital para investimento ou interessadas em participar de operações de compra, venda ou fusão (M&A). A Procenge vem firmando parcerias alinhadas com as necessidades do mercado e com empresas que oferecem tecnologia para os seus clientes.
“A aproximação com a Koy nos credencia a oferecer aos clientes e ao mercado uma ferramenta única, reconhecida internacionalmente e com grande diferencial das ferramentas de Inteligência Artificial existentes hoje no mercado. Nosso ERP tem aderência nos grandes clientes, nome forte no mercado, e a nossa carteira tem o perfil de clientes onde a Koy deseja atuar”, explica Edna Lopes, gerente de parcerias da Procenge.