Ficou Interessado?

Blog

Veja agora como aplicar a curva ABC na gestão de portfólio

A metodologia da curva ABC é utilizada há muito tempo e auxilia nas tomadas de decisões, evitando gastos desnecessários tanto na gestão de portfólio quanto no controle de estoque. Dessa maneira, é de extrema importância para os negócios.

Com o objetivo de auxiliá-lo no entendimento dessa dinâmica e também na aplicação, elaboramos este post com informações relevantes e bem aprofundadas. Confira!

Entenda o que é a curva ABC

Baseado no Princípio de Pareto, o conceito de curva ABC é entendido sob a premissa de que inúmeros eventos têm 80% dos efeitos gerados por 20% das causas.

Trata-se de um conceito que serve de critério de classificação e priorização, com foco na identificação dos principais responsáveis pelos resultados conquistados pelas empresas.

Assim, na gestão de portfólio, é possível classificar produtos, serviços e clientes por meio de uma visualização clara e totalmente transparente.

Com a curva ABC é possível criar uma escala de importância sobre os produtos que têm maior ou menor valor.

Dessa forma, é possível identificar as mercadorias ou serviços que trazem os maiores retornos à empresa, com suas respectivas relevâncias.

Portanto, é excelente para ajudar na gestão de estoque, sendo extremamente útil nas tomadas de decisão em relação ao portfólio.

Descubra a importância da curva ABC

Ao conhecer os produtos, a curva ABC se apresenta com uma importância fundamental: ela ajuda na definição das estratégias de reposição, armazenamento e marketing.

Tudo se baseia em três categorias descritas como A, B e C, que são classificadas da seguinte maneira:

  • Categoria A: mercadorias com faturamento alto, representando até 80% das vendas;
  • Categoria B: produtos com faturamento médio, representando até 15% das vendas;
  • Categoria C: produtos com faturamento baixo, com 5% das vendas.

Ao adotar a metodologia da curva ABC, o gestor consegue ter uma visão sistêmica do negócio, sabendo quais produtos têm maior relevância diante do mercado consumidor.

Trata-se de um olhar mais criterioso sobre o controle dos produtos, auxiliando para que não falte ou tenha excesso de determinadas mercadorias no estoque. São aspectos importantíssimos nos inventários e balancetes internos.

Aprenda como calcular a curva ABC

Agora que você já está bem informado sobre a curva ABC, vamos mostrar como realizar esse cálculo. Ele pode ser feito em planilhas no Excel ou por meio de um software de gestão (ERP).

A dica é sempre priorizar ferramentas completas, pois elas automatizam os processos e trazem soluções rápidas para diversas tarefas dentro do seu negócio.

Portanto, nada melhor do que contar com a tecnologia para mensurar a curva ABC em sua empresa. Com um ERP, o cálculo será mais inteligente, reduzindo os custos e ainda otimizando o tempo, ou seja, a organização será facilitada.

Agora, se você preferir fazer todo o trabalho em uma planilha no Excel, veja como é uma tarefa bem minuciosa.

Será necessário inserir todos os dados dos produtos em uma planilha, colocando o valor por unidade e o total, de acordo com a quantidade vendida dentro do período que será analisado.

Depois, divida o valor total de cada produto pelo valor total das vendas; o resultado será o valor em porcentagem, que deverá ser inserido em uma nova coluna na planilha.

As colunas devem conter o nome do produto, quantidade vendida, valor por unidade, valor total, porcentagem do produto, porcentagem acumulada e a classificação ABC, que é obtida por meio da porcentagem do produto.

Com um software de gestão, tudo será facilitado, pois o cálculo sairá mais rápido e com maior eficiência.

Veja um exemplo da curva ABC

Suponha que seu faturamento mensal seja de R$ 150 mil e que certo produto represente R$ 18 mil do faturamento.

Aí é aplicar a regra de 3, ou seja:

  • 18 x 100 / 150= 12%

Ao saber a porcentagem da contribuição de cada produto, será possível mensurar os itens de maior importância, sendo preponderante nas compras e controle do estoque.

Software é a solução ideal para calcular curva ABC

Com um software de gestão integrada, você conseguirá observar na tela do seu computador várias curvas que classificarão os itens de acordo com suas respectivas porcentagens (A,B e C).

Serão várias colunas organizadas para o seu melhor entendimento, sendo uma excelente ferramenta para auxiliar na estratégia do seu negócio.

Com o software, você visualizará não só a porcentagem como também critérios de faturamento, sendo um aspecto extremamente importante para auxiliar no raciocínio e nas consequentes tomadas de decisões.

O ERP conta ainda com várias outras ferramentas que classificam os produtos de maneira bem organizada, como análise de giro, oferecendo informações completas para a sua decisão de compra.

Você pode ainda estabelecer limites para conseguir identificar as mercadorias que devem ter esforços concentrados.

Dessa forma, você poderá concentrar os resultados do seu portfólio, melhorando a rentabilidade da sua empresa. Entre os critérios que poderão ser observados, podemos citar:

  • quantidade vendida;
  • peso;
  • faturamento;
  • margem de contribuição;
  • análise de giro.

O software mensura ainda a participação individual de cada produto, os percentuais individuais e os limites preestabelecidos.

Assim, a solução tecnológica se torna altamente flexível, contribuindo para a elaboração de indicadores personalizados, consistentes e com dados concretos, ou seja, suas ações serão certeiras.

Investimento com retorno certo

Diante de um mercado altamente competitivo, calcular a curva ABC por meio de um software de gestão integrada é uma atitude que contribui imensamente para o seu negócio obter maior sucesso em relação à concorrência, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.

Para isso, conte sempre com empresas que tenham credibilidade no mercado e know-how no segmento. Observe se há uma assistência de qualidade e profissionais qualificados no time.

Como estamos em uma época em que os dados ditam as regras, nada melhor do que se basear neles nas tomadas de decisões., fazendo com que sua empresa cresça e obtenha sucesso nos planejamentos sejam eles a curto, médio ou longo prazo.

Portanto, não deixe de contar com a curva ABC no portfólio dos seus produtos, sendo uma ferramenta antiga, mas totalmente eficaz para voos bem-sucedidos em negócios em qualquer ramo da economia.

Viu como é importante contar com a tecnologia em seu negócio? Quer sempre acompanhar as nossas novidades? Então aproveite e curta agora mesmo a nossa página no Facebook e esteja sempre bem informado!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber