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Métricas de desempenho: como escolher as mais adequadas para tomar decisões mais acertadas?

A escolha das melhores métricas de desempenho para uma empresa é uma tarefa importante, e requer um bom entendimento dos objetivos e metas da organização. Isso porque, se trata de algumas medidas usadas pelas organizações como parâmetro para análise de sua performance ao decorrer do tempo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar algumas dicas de como escolher as métricas ideais para o seu negócio e, assim, tomar decisões mais acertadas e alcançar melhores resultados. Continue a leitura!

Avalie o mercado de atuação

Antes de tudo é preciso compreender como funciona o segmento no qual a empresa faz parte. Isso porque, as variações do mercado geram impactos diretos nos resultados do negócio. Entenda as novidades e o que pode ser usado para a melhora do desempenho dos processos.

Avalie também os concorrentes e, se possível, as ferramentas usadas por eles para mensurar a performance. Esse estudo vai fazer com que você não fique para trás e consiga utilizar as informações coletadas para conquistar vantagem competitiva.

Entenda a sua empresa

Para definir as métricas de desempenho é necessário conhecer a sua empresa. Afinal, sem esse entendimento você poderá ficar confuso durante as análises, além de não conseguir contar com uma base forte para aplicar os indicadores mais adequados à realidade do negócio. Sem esse cuidado você pode:

  • gastar recursos com ferramentas que não vão gerar resultados interessantes para o desenvolvimento da organização;
  • perder tempo analisando aspectos que não são o foco do negócio.

Assim, considere que entender a companhia e onde ela está inserida precisa ser o fundamento de qualquer processo.

Estabeleça os objetivos

Os dados coletados por meio das métricas vão contribuir para a avaliação do desempenho do planejamento estratégico desenvolvido para a empresa.

No entanto, antes de definir quais indicadores serão usados, também é necessário determinar quais são os objetivos e metas a serem atingidos, pois, tanto as métricas quanto às ações a serem aplicadas são indispensáveis para a conquista de grandes resultados.

Por exemplo, caso você busque com que o público se identifique e lembre da marca, então é preciso aumentar o reconhecimento da empresa, onde os clientes vão começar a considerar os produtos e serviços ofertadas como alternativa para suprir suas demandas e, com isso, fecharão negócios.

Caso o intuito seta aumentar o engajamento da marca, será necessário estreitar o relacionamento da empresa com o público-alvo. Um indicador importante nesse processo é o quanto as pessoas sentem vontade de interagir com os conteúdos elaborados pela empresa.

Elabore o planejamento estratégico

É indispensável manter o acompanhamento do mercado e buscar entregar resultados satisfatórios e condizentes com o planejamento estratégico.

Nesse caso, esse plano pode ser criado em observância da empresa como um todo; ou pode ser realizado de acordo com setores determinados, onde as estratégias desenvolvidas vão abranger apenas áreas específicas.

Em muitos casos, ele é o desdobramento do plano geral, como uma maneira dos setores criarem um plano de ação para atingir os objetivos e metas do negócio. Dessa forma, não há dúvidas da relevância da construção de um planejamento estratégico.

Mas, para isso, é fundamental entender onde o negócio pretende chegar e, então, apontar no documento quais são as perspectivas da organização e o que será implementado para que sejam alcançadas.

Defina um período para as análises

Ao compreender quais são as métricas de desempenho mais adequadas para a sua empresa, é preciso estipular a frequência com que as análises serão realizadas. Para isso, tenha em mente que toda avaliação deve ser comparada com outros períodos analisados.

Isso ocorre pelo fato de que, essa comparação é o que vai permitir que identifique se o seu negócio está crescendo e atingindo o sucesso esperado, ou não. Por este motivo, defina o limite de tempo que a análise será realizada e o seu período, que pode ser mensal, bimestral, semestral ou anual, por exemplo.

Além disso, é importante ressaltar que com a transformação digital, as empresas têm contado com um alto volume de dados, que antes eram impossíveis de serem analisados de forma integral. No entanto, por intermédio de algumas ferramentas, é possível coletar grandes bases de informações e tratá-las de maneira simples, como machine learning (aprendizado de máquina).

Outro recurso é o software de Business Intelligence (BI), que é excelente para criar relatórios para que os indicadores possam ser acompanhados.

Fique por dentro das novidades do mercado

Com o avanço tecnológico, hoje os profissionais conseguem acompanhar as tendências do mercado de forma rápida, por meio da internet, seja por meio dos sites com as principais notícias, redes sociais e perfis de empresas e profissionais reconhecidos em determinados segmentos.

Diversos conteúdos podem ser usados ao seu favor para ficar por dentro das tendências e ferramentas desenvolvidas, e que podem colaborar efetivamente para o monitoramento das métricas do seu negócio, bem como auxiliar nas tomadas de decisões mais acertadas.

Gerencie a aplicação das métricas

Após definir as melhores métricas a serem avaliadas na empresa, é fundamental cuidar da sua gestão. Aqui, é necessário entender como elas serão implementadas no dia a dia do negócio.

Além disso, é preciso pensar sobre qual é o processo a ser elaborado para garantir que os indicadores serão atualizados periodicamente e análises serão executadas de acordo com o cronograma feito no plano de ação.

Por isso, além de desenvolver um fluxograma das atividades, é importante treinar os funcionários para que eles saibam usá-lo de forma adequada. Outro ponto significativo é contar com a tecnologia como parceira para automatizar algumas etapas do gerenciamento de dados e fazer com que a análise fique mais precisa.

Agora que você já sabe como escolher as melhores métricas de desempenho para a sua empresa, aproveite para colocar as dicas apresentadas em práticas e, assim, fazer análises eficientes e confiáveis, que vão orientar na elaboração de decisões estratégicas e que vão contribuir diretamente para o crescimento e sucesso do negócio.

Quer saber como nossas soluções podem ajudar no acompanhamento e análise de métricas da sua empresa? Então, entre em contato para conversar com um especialista e esclarecer as suas dúvidas!

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