Manter um bom gerenciamento de dados é indispensável para qualquer empresa, tendo em vista que por meio desse processo é possível analisar diversas informações relevantes e que vão contribuir diretamente para tomadas de decisões mais acertadas, melhoria dos processos, redução de riscos de um negócio, entre outros.
Sendo assim, é importante entender quais são as principais tendências para 2023 e, assim, implementá-las em sua empresa de forma eficiente e, consequentemente, alcançar resultados mais satisfatórios. Quer conhecê-las? Então, continue a sua leitura!
Data Fabric e Data Mesh
São dois elementos que fazem parte da implementação de uma arquitetura de dados distribuída na empresa. O Data Fabric se trata de uma solução tecnológica de gerenciamento de dados que tem a finalidade de criar uma camada única de acesso aos dados.
Já o Data Mesh é uma estratégia direcionada por domínios de dados, que objetiva ter equipes distribuídas com o papel na gestão de dados, sustentando o formato de arquitetura de dados descentralizado.
Os dois são fundamentais para negócios que buscam gerir seus dados com efetividade, principalmente pelo acesso simplificado das informações e a garantia de segurança em seu controle.
Inteligência artificial
Empresas de vários portes e segmentos estão implementando o uso da Inteligência Artificial (IA) para auxiliar nas tomadas de decisões com base em dados. Em 2023, as companhias precisarão investir na conformidade com os regulamentos, inclusive na garantia de governança e privacidade de dados, além de responsabilidade, auditabilidade e não discriminação.
Ou seja, deverão implementar suas próprias estruturas para promover a IA ética, já que é um princípio ainda mais importante nos próximos anos.
Privacidade e segurança
Em 2023 as ações de privacidade e segurança de dados ficam mais rigorosas, onde mais empresas adotam tecnologias de criptografia para manter essa proteção. O controle de acesso também será um foco, com as organizações limitando o acesso às informações para quem precisa, além de monitorar os registros de acesso aos dados.
Dados em nuvem
À medida que as companhias movem seus dados para a nuvem, ocorre uma ênfase maior na segurança contra ataques cibernéticos e violação de dados.
Ao contar com tecnologias mais recentes e promover a estreita colaboração com provedores de serviços em nuvens, as empresas podem manter seus dados seguros e protegidos, possibilitando que tenham êxito na era digital do futuro.
Integração de dados em tempo real
Com a possibilidade de acessar e analisar dados em tempo real, as organizações podem tomar decisões com fundamento em informações atualizadas e, assim, se adequar às mudanças no mercado e se destacar perante os concorrentes.
Essa integração também abrange a experiência do cliente, já que a empresa pode ofertar serviços personalizados, onde são coletados e analisados os dados do público, viabilizando a disponibilização de ofertas e serviços mais oportunos e interessantes.
Assim, não se trata somente de uma tendência, mas de uma necessidade para quem busca atingir vantagem competitiva por meio de tomadas de decisões baseadas em dados.
Como pode perceber, um gerenciamento de dados eficaz é indispensável para as empresas, já que permite que elas tomem melhores decisões, identifiquem oportunidades de negócio e melhorem sua eficiência operacional, o que resulta em um crescimento sustentável.
Gostou deste artigo? Então, aproveite para compartilhar em redes sociais. Assim, seus contatos podem entender um pouco mais sobre o tema!