Ficou Interessado?

Blog

Por que contar com um sistema para transporte de alimentos?

Ao contrário de eletroeletrônicos ou móveis, o transporte de alimentos exige inúmeros cuidados especiais. Afinal, existem os perecíveis, que podem estragar sob determinadas situações climáticas, sem falar nas exigências dos órgãos fiscalizadores. Por isso, o sistema para transporte de alimentos precisa ser completo, sempre de olho na otimização do tempo e segurança operacional.

Para o seu negócio se manter atualizado nesse importante segmento, elaboramos este post com informações incríveis. Confira!

Como fazer o transporte de alimentos?

Transportar alimentos exige o respeito a uma série de regras e cuidados, sempre objetivando a qualidade dos produtos e suas respectivas especificações.

Por isso, estratégias na logística devem ser constantemente montadas. Afinal, há uma legislação para cumprir, deve ocorrer um monitoramento em tempo real, além da necessidade de manter a temperatura do baú no caso de cargas perecíveis, como carnes.

Fora isso, a equipe precisa ser altamente capacitada para evitar desperdícios, sempre com foco na redução dos custos. Por isso, um checklist deve ser aplicado no dia a dia, como os exemplos que mostraremos agora.

Confira a etiqueta

Todo alimento que será transportado deve conter uma etiqueta com a data de envase e data de validade. São aspectos que auxiliam na logística no sentido de direcionar as entregas.

É importante verificar se as mercadorias seguem todas as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se estão com rótulos legíveis, se as embalagens estão seguras etc.

Dessa maneira, os riscos de perdas diminuem consideravelmente, principalmente quando as entregas respeitam os prazos, sempre de olho nas datas especificadas pelo cliente para cada etapa do processo.

Atenção especial a data de validade

Apesar de já termos informado acima a importância de ficar atento sobre a data de validade, saiba que a orientação merece mais detalhes, pois existem alimentos que têm período curto de vencimento.

Por isso, os gestores precisam estar preparados para lidarem com possíveis imprevistos no transporte de alimentos, sempre tendo planos B para serem colocados em ação.

Monitore a temperatura

O monitoramento da temperatura de muitos alimentos perecíveis é imprescindível para não perder a carga. Como exemplos podemos citar os peixes, ovos, frutos do mar, carnes variadas, entre outros.

Portanto, é necessário montar um planejamento que leve em consideração todos esses detalhes, com um armazenamento adequado, garantindo a preservação da qualidade das mercadorias.

Conte com veículos adequados

A logística de alimentos precisa também de veículos adequados. Afinal, os produtos não podem sofrer alterações.

Por isso, a segurança das cargas é uma prioridade, sempre valorizando o cumprimento do prazo da entrega. São questões que necessitam de organização e também entendimento da legislação.

Isso porque as fiscalizações são rotineiras tanto nas transportadoras quanto nas estradas, ou seja, quem não anda de acordo com a lei pode amargar sérias multas e até a perda da mercadoria, causando um enorme prejuízo.

Seguir as exigências sanitárias e também de higiene também são requisitos fundamentais nesse segmento, seguindo inúmeras diretrizes, tais como:

  • utilize instrumentos de fixação e proteção da carga que não causem contaminação;
  • apresente o Certificado de Vistoria;
  • esteja equipado com luvas na organização dos alimentos;
  • tenha uma cabine de condução separada do baú;
  • apresente boas condições de higiene;
  • utilize os veículos somente para o transporte de alimentos.

De que maneira um sistema para transporte de alimentos auxilia no processo?

Como você percebeu, existem várias etapas na logística de alimentos. Para que tudo saia corretamente, nada melhor do que um software para auxiliar em todos os processos do transporte de alimentos.

Com ele, o seu negócio conseguirá garantir a qualidade em todas as fases, tendo um controle do estoque, monitoramento da temperatura, controle da movimentação da mercadoria, organização das entregas de acordo com os prazos de validade e a otimização do tempo.

Além desses benefícios, existem muitos outros possibilitados pela tecnologia, como veremos agora. Portanto, não deixe de inserir um sistema automatizado em sua empresa.

Cumprimento da legislação

Um sistema informatizado vai bem além do que a integração de todos os setores do seu negócio. Ele contribui para uma organização operacional que valoriza tanto os aspectos internos quanto externos.

Dessa maneira, o sistema de gestão na logística de alimentos gerencia adequadamente todos os documentos fiscais sobre cada entrega, mantendo o cumprimento da legislação sanitária.

Assim, o transporte é realizado de uma forma eficiente, evitando multas. Como resultado, há redução nos custos e cumprimento dos prazos.

Transporte mais seguro

Ao realizar o cadastro dos motoristas, ajudantes e dos veículos, as cargas estarão mais seguras, inclusive é possível rastrear cada local do percurso em tempo real.

Instalando um sistema para transporte de alimentos, a sua empresa terá mais eficiência operacional e controle das cargas, ou seja, maior segurança.

Além disso, será possível registrar o tipo de carga e veículo necessário no software, otimizando o tempo, aspecto que está sintonizado com o aumento da produção.

Agilidade na entrega

Em consequência ao que foi apresentado acima, a rapidez na entrega será uma realidade, aspecto importantíssimo em relação aos alimentos perecíveis.

Tudo em razão dos processos automatizados, otimizando o tempo, além de destinar informações relevantes por meio de relatórios que auxiliam nas tomadas de decisões.

Redução de erros

Com inúmeros profissionais atuando em conjunto, todos sendo guiados pela plataforma, a incidência de erros cai consideravelmente.

Afinal, a tecnologia auxilia no planejamento, reduz os riscos e faz todo o controle das documentações, ou seja, dificilmente algum motorista pegará a estrada sem estar com tudo em dia.

O sistema também reduz custos, pois demonstra as condições dos veículos, como tempo de uso, quantidade de combustível existente, enfim, são várias informações que auxiliam na gestão.

Portanto, um sistema para transporte de alimentos é fundamental no atual momento do mercado, integrando todos os setores da sua empresa em apenas um local, englobando informações sobre estoque, compras, financeiro, suprimentos, entre muitas outras.

O que levar em conta na hora de escolher o sistema para transporte de alimentos?

Se você chegou até aqui é porque está interessado no assunto tenha certeza: essa será a melhor decisão para o seu negócio!

No momento de escolher um bom software para a sua empresa, leve em consideração as necessidades, principais gargalos e capacidade de investimento.

Por isso, é importante fazer uma análise interna, inclusive contando com o feedback dos colaboradores. Se a sua transportadora já está automatizada, mas ainda há alguns problemas, verifique o que precisa melhorar.

Observe ainda se a prestadora do serviço tem credibilidade no mercado, se conta com suporte 24h e uma equipe especializada para ajudar na implantação.

Dessa maneira, o sistema para transporte de alimentos certamente estará sintonizado com as necessidades da sua empresa, sendo altamente útil para aumentar a sua presença de mercado e índice de lucratividade.

Ficou interessado nessa tecnologia? Quer conhecer uma solução que se encaixa no seu negócio? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber