Juntamente com a transformação digital, inúmeras novas práticas estão sendo adotadas nas empresas. Entre elas, está o future-proof, indicado para negócios que queiram criar estratégias e mentalidade corporativa com foco na prevenção e enfrentamento dos desafios que se apresentam.
Assim, ele atua exatamente no planejamento digital, repensando processos e aplicação das tecnologias. De olho em seu entendimento, vamos explicar melhor esse assunto, com foco em uma gestão profissionalizada. Confira!
Entenda o que é future-proof
Para você entender de uma maneira simples e didática o future-proof (à prova de futuro), podemos citar as reviravoltas ocorridas no mercado diante das consequências impostas pela pandemia de Covid-19.
Muitas empresas quebraram justamente pelo fato de não terem se preparado para mudanças repentinas. Aí entra o conceito de future-proof, ou seja, ele é uma estratégia e mentalidade corporativa alicerçada na definição do escopo, escala e caminhos que um negócio pode adotar diante dos desafios futuros.
Portanto, trata-se de um planejamento digital que avalia os processos que estão funcionando em uma empresa, analisando-os com um olhar crítico, sempre objetivando a introdução de novas tecnologias, como softwares mais robustos ou até mesmo os outros tipos de serviços em Tecnologia da Informação (TI).
Veja como aplicá-lo
Antes de destacarmos as cinco dicas para o seu negócio aplicar o future-proof, elencamos alguns benefícios desse conceito. Entre eles, está a presença de profissionais altamente qualificados, ou seja, vale a pena buscar parceiros, como uma consultoria em TI.
Afinal, quem entende das inovações poderá oferecer as melhores opções para a sua empresa sempre se manter moderna, sem abalos diante das alterações mercadológicas.
É preciso experimentar e promover a cultura futurista. Por isso, veja agora as dicas que selecionamos de olho no sucesso do seu negócio.
1. Estude o mercado
Sabendo-se que o futuro é o reflexo do hoje, nada melhor que entender as dinâmicas atuais do mercado para manter a sua empresa protegida em relação às mudanças que poderão acontecer.
Por isso, analisar o mercado é fundamental nesse processo, tendo em vista que sempre há sinais de alterações, seja no comportamento dos clientes assim como dos concorrentes.
Observe a questão da logística. As empresas que já estavam plugadas às tecnologias, utilizando softwares de gestão não se abalaram tanto com a pandemia. Já as que tiveram que adotar os sistemas em pleno furacão perderam mercado e acabaram amargando prejuízos incalculáveis.
Assim, esteja sempre atento aos mercados, tendências de consumo, tecnologias, agindo com proatividade.
2. Tenha uma equipe multidisciplinar
Colocar em prática o future-proof não é tarefa para amadores. Isso porque é preciso observar métricas, inserir tecnologias, analisar processos, enfim, você precisará de uma equipe formada por profissionais de diversos setores.
Eles precisam ser visionários e talentosos, criativos, engajados e sempre focados nas inovações.
Para que tudo isso seja integrado na cultura organizacional, é importante buscar prestadores de serviço que dão conta do desafio, atitude que reduz os custos e otimiza o tempo.
Dessa maneira, as soluções serão encontradas de acordo com o perfil do seu negócio, com resultados sobre o investimento (ROI) altamente eficazes.
3. Integre com o core business
A integração com o core business faz com que as ideias sejam iniciadas e estimuladas por um centro de inovação.
Para que tudo saia como o planejado, a dica é adotar um modelo operacional que centralize e execute os projetos em escala, com pequenos investimentos graduais, tudo sendo estimulado pelos testes ao longo do percurso.
4. Invista em uma cultura de inovação
Além de contar com profissionais talentosos e criativos, você precisará colocar em prática uma gestão de inovação para sempre se manter atualizado e de olho no futuro.
Assim, possíveis alterações no mercado já estarão dentro do escopo de previsibilidade, evitando contratempos ou investimentos sem um devido planejamento. É preciso sempre andar um passo à frente da concorrência.
5. Decisões embasadas em dados
Nenhuma empresa que almeja o sucesso tem se arriscado a tomar decisões que não estejam embasadas em dados.
Se esse comportamento já está sendo adotado com a atualidade, imagine pensando no futuro. Portanto, trata-se de uma iniciativa que nunca deve fugir das práticas dentro da sua empresa.
Ao contar com dados e insights, as tomadas de decisões serão mais certeiras, evitando retrabalhos ou perdas financeiras.
Inclusive, os estudos são fundamentais para as marcas conseguirem sobreviver frente aos desafios, como revela o future-proof score.
Descubra o que é o future-proof score
O future-proof score nada mais é do que uma análise sobre o potencial das marcas brasileiras diante dos desafios que podem surgir no mercado.
Com ele, é possível compreender como elas vêm se comportando diante do atual cenário e de que maneiras vem respondendo às transformações que estão acontecendo em todos os setores da sociedade, inclusive no meio digital.
Dessa maneira, é possível estabelecer um score (pontuação) que influencia em novos investimentos, práticas ESG, entre outros benefícios.
Assim, o future-proof deve sempre pautar as ações em sua empresa, sendo muito útil para o seu negócio se manter e evoluir diante das transformações.
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