Ficou Interessado?

Blog

Gestão pessoal de carreira: o que é e como fazer de forma estratégica?

Para vencer um mercado cada vez mais concorrido, alcançar as melhores oportunidades e ter uma carreira de sucesso, é importante que o profissional invista em boas estratégias. Entre elas, está a gestão pessoal de carreira, que nada mais é do que um planejamento criado com foco no desenvolvimento profissional de uma pessoa no decorrer dos anos.

A gestão pessoal da carreira trata da trajetória que o indivíduo precisa percorrer em sua jornada profissional, o que envolve os conhecimentos, as habilidades, as especializações e os demais atributos que a pessoa pode investir para se diferenciar no ramo de atuação.

Quer saber como realizar uma gestão pessoal de carreira eficiente? Então, continue a leitura deste conteúdo!

Defina uma estratégia

Por meio da definição de uma boa estratégia, você consegue definir o que pretende realizar no plano profissional e criar condições para cumprir as ações definidas.

Nesse caso, a estratégia precisa conter, inicialmente, o diagnóstico do cenário atual, além de apontar qual é o cargo ocupado atualmente, as atividades exercidas e a remuneração.

Em seguida, devem ser acrescentados objetivos e metas para os resultados que você pretende alcançar. Então, chega a hora de estipular os meios a serem aplicados para atingir os resultados.

Melhore o seu autoconhecimento

Outra medida para realizar uma gestão pessoal de carreira efetiva é o profissional se conhecer, por meio de uma análise pessoal intensa e sincera a respeito de si mesmo. Dessa forma, fica mais fácil entender quais são seus pontos positivos e negativos, bem como as oportunidades e ameaças existentes no mercado de trabalho.

Com o resultado dessa reflexão, você deve compreender o que precisa ser aprimorado para conquistar suas perspectivas profissionais.

Fomente as oportunidades

Nesse processo, existe outro aspecto que deve ser considerado: criar e aproveitar as oportunidades. Isso significa que, no decorrer do processo, não se pode eliminar todas as chances que surgirem — é necessário selecionar as oportunidades mais vantajosas.

Você pode utilizar, por exemplo, o plano de carreira da empresa onde presta serviços, verificar as possibilidades de ascensão na carreira e organizar sua gestão para conquistar as vagas propostas.

Mude as rotas quando necessário

Em geral, um profissional que não investe na gestão pessoal de carreira fica estagnado no mesmo lugar. Um dos benefícios dessa estratégia é criar o melhor caminho para ter uma carreira com êxito, nem que seja preciso realizar possíveis mudanças de rota.

Com um planejamento efetivo, fica mais fácil fazer os ajustes necessários, mas sem realizar mudanças bruscas, de modo a se adaptar ao melhor cenário para a própria carreira.

Mantenha-se atualizado

O profissional que pretende se destacar precisa estar sempre atualizado e por dentro das tendências do mercado referente à área de atuação. Novos métodos, tecnologias, ferramentas e inovações podem ser aplicados — e transformam uma atividade por completo, permitindo que o colaborador adquira atributos relevantes para conquistar as melhores vagas disponíveis.

Conseguiu entender melhor o que é gestão pessoal de carreira e como realizá-la? Além disso, você pode contar com um plano de carreira, que envolve questões referentes ao seu futuro profissional, enquanto a gestão se refere às questões relativas ao presente. Sendo assim, você pode conhecer os principais planos — tradicional, empreendedor, multidirecional, acadêmico, entre outros —, entender as características e ver qual deles se adéqua melhor ao seu perfil.

Achou este artigo interessante? Então, aproveite sua visita para conhecer os 6 processos da gestão de pessoas!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber