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IA para vendas: conheça os tipos, vantagens e muito mais!

Em dúvida sobre como uma IA pode ajudar a aumentar as vendas? Veja aqui as principais vantagens e ferramentas com essa tecnologia voltadas para o comércio.

 

Já pensou em utilizar a IA para vendas?

Se você busca uma ferramenta que ajude conhecer e atender melhor milhares de clientes, deve considerar utilizar um sistema com recursos de IA para vendas. Essa fantástica tecnologia permite que empresas aumentem a produtividade com qualidade e ainda contribui para a satisfação das pessoas no processo de compra.

Essas plataformas são capazes de oferecer um bom atendimento ao consumidor 24 horas por dia sem intervenção humana. Também conseguem avaliar as interações de inúmeros usuários nas redes sociais e históricos para recomendar os produtos mais interessantes. Além disso, geram relatórios com maior exatidão e confiabilidade.

Atualmente a quantidade de softwares que contém esse tipo de mecanismo é imensa e isso gera dúvidas. Pensando nisso, este texto apresentará para você os principais conceitos da IA, as vantagens e uma breve explicação de como utilizá-la nas suas vendas. Confira!

 

Quais são os tipos de IA?

Hoje em dia, o conceito de Inteligência Artificial é dividido em três categorias. Então, para entender melhor o funcionamento desse ramo veja mais detalhes sobre cada tipo abaixo.

 

Inteligência Artificial Estreita

A Inteligência Artificial Estreita se refere a sistemas projetados para a realização de tarefas específicas e de forma limitada.  Alguns exemplos disso são as tecnologias, como corretor ortográfico, reconhecimento de fala, classificação de imagens etc. Na área de vendas, ela está presente na recomendação de produtos, assistentes virtuais, análise de dados e mais.

Essa IA não tem a capacidade de entender contextos de nenhum tipo de situação e muito menos de aprender novos conceitos. No entanto, atualmente é tremendamente útil e quando bem utilizada pela inteligência humana ajuda evitar perda de tempo com tarefas repetitivas e facilita a avaliação de grandes volumes de informações.

 

Inteligência Artificial Geral

A Inteligência Artificial Geral se concentra em apresentar uma tecnologia capaz de aprender, compreender, raciocinar e até solucionar problemas como os humanos fazem. Atualmente, não existe nenhum sistema que tenha alcançado esse propósito com perfeição, mas há alguns avanços nesse sentido.

Diversos projetos já conseguiram ter sucesso com tarefas complexas, por exemplo, os carros autônomos da Tesla, tradutores automáticos, assistente virtual do Google e da Apple. O mecanismo de sugestão de produtos de empresas, como Netflix, Spotify e Amazon se torna cada vez mais preciso e assertivo.

 

Superinteligência Artificial

A Superinteligência Artificial está num nível extremamente distante e, considerado por muitas pessoas, impossível de atingir. Ela consiste no desenvolvimento de uma inteligência superior à dos humanos em todos os aspectos. Esta tecnologia conseguiria resolver questões complexas, ter alta criatividade e compreensão.

No segmento de vendas, por exemplo, ela poderia persuadir o cliente a comprar qualquer tipo de produto. Trata-se de uma ideia polêmica, pois envolve aspectos éticos, filosóficos, econômicos e políticos. Alguns estudiosos temem que se ela for criada e ficar fora do controle, isso cause danos imprevisíveis, portanto não deveria ser pesquisado.

 

Quais são as vantagens de usar IA para vendas?

Se você tem dúvidas se vale a pena investir em uma ferramenta IA para vendas, saiba que essa indecisão é normal. Mas veja nesta seção as quatro principais razões pelas quais compensa utilizar esse tipo de plataforma.

 

Tarefas repetitivas são feitas de forma mais rápida

Várias ferramentas IA oferecem um jeito simples de sua empresa ganhar agilidade com tarefas que são feitas com frequência. Você tem a opção de tornar automático o envio de e-mails para clientes novos e antigos de forma separada. Enquanto uma pessoa consegue apenas mandar algumas dezenas de mensagens, essa tecnologia encaminha milhões.

O mesmo acontece com o atendimento feito por chatbots, a análise de grandes volumes de dados, previsão de vendas, classificação de leads, processos administrativos e mais. De forma geral, é possível aumentar a produtividade dos seus funcionários para que eles tenham mais tempo para atividades de maior importância.

 

Melhora a experiência do cliente

Com o uso da IA você descobre informações valiosas sobre padrões de interesse do consumidor.  Isso é possível por meio da análise de um grande volume de interações feitas pelo cliente nas redes sociais, avaliações em sites, respostas de e-mails e outros canais. Assim, se torna mais fácil oferecer produtos que sejam relevantes para ele.

As pessoas em geral gostam de contar com atendimento 24 horas por dia e todos os dias da semana pelos menos para tirar dúvidas frequentes. Nesse sentido, os assistentes virtuais se tornam uma solução prática. Todos esses recursos servem para proporcionar uma boa experiência ao público-alvo antes, durante e após uma venda.

 

Tem maior precisão nos relatórios e gráficos

Infelizmente, alguns relatórios feitos por humanos contêm erros causados por cansaço ou uma leve distração do colaborador. Contudo, com a programação correta de uma ferramenta de IA, isso não ocorre e você passa a tomar decisão em dados confiáveis. Sem essas falhas seus serviços ficam mais eficientes e rápidos.

Assim, custos operacionais extras ocasionados por algum dado equivocado diminuem. Com o controle de estoque e logística realizados desse modo, por exemplo, há menos riscos de ocorrer entregas erradas. A satisfação do consumidor com boa prestação de serviço gera avaliações positivas que se traduzem em mais vendas no longo prazo.

 

Aumenta o número de vendas

Se sua empresa executar as tarefas com maior rapidez, tiver relatórios confiáveis e melhorar a experiência do cliente com IA, isso favorece um aumento nas vendas. É um mecanismo que ajuda a obter dados, como histórico de compras, preferências, comportamento de navegação na web e interações em redes sociais.

A partir daí, com um complexo e profundo processo computacional você descobre em pouco tempo qual oferta agradará mais o consumidor. Sem esse tipo de recurso no seu negócio não há como contar com todas essas vantagens. Isso cria mais espaço para os concorrentes do seu nicho que usam IA avançar.

 

Como utilizar a IA para vendas?

Vários tipos de plataformas atualmente oferecem recursos de IA direcionados para vendas. Sendo assim, acompanhe na sequência quais as principais categorias que você pode implantá-las na sua empresa.

 

Chatbots

Os assistentes virtuais chabots participam do processo de vendas em diversas etapas. Eles servem para responder a perguntas comuns e fornecer informações sobre seus produtos ou serviços. Basicamente, para usar essa IA você precisa escolher uma plataforma, como HubSpot, Zendesk, Zenzia, InBot e outros.

Depois, basta programar fluxos de conversas com tópicos frequentes. Por exemplo, diálogos para quando o cliente abandona o carrinho, procura dados sobre o processo de compra ou deseja comparar produtos. A partir daí, faça testes, monitore os contatos e inclua os ajustes que achar necessário.

 

Análise de dados e comportamento de consumo

Com plataformas de IA, como Google Cloud Platform, SAS, Oracle for CX e Social Mention, é possível avaliar grandes quantidades de dados que levem a vendas. Essas ferramentas permitem descobrir quantos usuários curtiram, número de comentários, etc. Também servem para identificar perfil dos seguidores, comportamentos e mais.

Para usar essas tecnologias, basta escolher um plano e aprender as funções básicas. Além disso, é importante que seu computador suporte processar e exibir alto volume de informações sem travar ou apresentar lentidão. Caso você não tenha um aparelho desses, veja também Os Melhores Notebooks com Tela Grande.

  

Treinamento de vendas

A realidade virtual é outro recurso de IA que ajuda na capacitação dos colaboradores. Além disso, existem aplicativos direcionados para vendas que permitem organizar e personalizar os dados que servem de apoio para treinar novos profissionais com maior eficácia. Alguns exemplos desses sistemas são o Salesforce Einstein e Highspot.

Quanto mais próximos a situações do cotidiano os funcionários forem treinados, mais preparados eles estarão para fechar negócios. Para chegar a esse resultado, basta que você use um aparelho moderno que rode esses softwares. Aliás, se seu computador for antigo, confira também Os 10 Melhores Notebooks.

  

Gestão de leads

Os leads são pessoas que de alguma forma demonstraram interesse no seu produto ou serviço, porém não fizeram a compra. Alguns softwares de CRM, como Salesforce, HubSpot e Zoho, integram recursos de IA que permitem analisar informações e prever comportamentos de leads.

Isso ajuda sua empresa a fazer a recomendação dos produtos ou serviços mais adequados para esses clientes. Já ferramentas como Marketo, Eloqua e ActiveCampaign servem para fazer a gestão especificamente desse tipo de consumidor. Os chatbots, além de capturar leads, ainda coletam dados e obtêm uma autorização para contato por e-mail ou telefone.

 

Gestão de equipe

Se você souber onde, quando e de que forma as vendas ocorrem será mais fácil identificar como está o desempenho de cada membro da sua equipe. Com isso, é possível direcionar estratégias mais assertivas e alcançar metas. A análise dos feedbacks dos clientes por meio das redes sociais ou site, por exemplo, trazem informações relevantes nesse sentido.

Contudo, sem uma ferramenta de IA dificilmente você poderá observar mais do que algumas dezenas de comentários por dia sem comprometer a produtividade. Já com essa tecnologia a emissão de relatórios com grande quantidade de dados acontece de maneira simples, confiável e ajuda identificar pontos fortes e fracos dos profissionais.

 

Saiba como utilizar a IA para vendas e facilite suas tarefas!

A Inteligência Artificial ainda está em fase de desenvolvimento, mas os benefícios que ela oferece para área de vendas não devem ser ignorados. O uso dela apresenta muitas vantagens, como aumento da produtividade com tarefas repetitivas. Também melhora a experiência do cliente e a precisão dos relatórios.

Atualmente, há diversas plataformas que integram recursos de IA, alguns exemplos são os assistentes virtuais, sistemas de análise de dados e comportamento dos consumidores. Então, leve em consideração quais das opções proporcionarão mais benefícios para sua empresa e faça uma boa escolha.

 

 

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