Bruna Silva, assistente de capacitação da Universidade Corporativa Procenge
A Educação Corporativa é uma iniciativa organizacional voltada para a educação permanente de colaboradores e clientes com o objetivo de desenvolver competências através de ações e projetos de aprendizagem. Promove o alinhamento por meio do processo contínuo de capacitação, pautado pelos objetivos estratégicos da organização. Pode ser vista também como uma prática coordenada de gestão de pessoas e gestão de conhecimento, sendo uma grande aliada estratégica para processos de inovação, além de agregar valor ao negócio.
Para empresas que se preocupam com a valorização das pessoas, a educação corporativa vai além do conceito de treinamento empresarial, sendo um projeto de criação, desenvolvimento e implementação de uma cultura de aprendizagem continuada. A área está em constante atualização e desenvolvimento e a Educação Corporativa a Distância em um momento de pleno avanço. Entre algumas vantagens desse modelo estão: flexibilidade de horário e lugar, redução de custo, difusão da troca de ideias e conhecimento a nível global, ampliação de network, vantagem competitiva no mercado, afinal o conhecimento é difundido de forma mais rápida a quem precisa, auxiliando a alcançar os resultados esperados pela empresa.
Essa modalidade de ensino “abraça” e consegue chegar a diversas áreas da empresa, impulsionando a vontade de aprender nos colaboradores, clientes e parceiros. A educação corporativa chega a proporcionar uma percepção de desenvolvimento em quem participa dos treinamentos que são realizados de forma permanente a cada atualização do produto ou conforme solicitação das áreas da empresa.
Em empresas que utilizam softwares de gestão, a exemplo do ERP Pirâmide, da Procenge, a educação corporativa atua como facilitadora de processos. O conhecimento do uso do sistema colabora diretamente para que sua implantação tenha sucesso e os objetivos da empresa sejam alcançados. A periodicidade da promoção de treinamentos para os clientes depende da maturidade da equipe e da necessidade de cada empresa, assim como mudanças no time responsável por operar o sistema ou lançamento de novas funcionalidades.
No caso da UniProcenge (Universidade Corporativa Procenge), a educação é continuada e atende as duas frentes: o treinamento para usuários internos e também clientes. Esses treinamentos para são realizados durante todo o período que a plataforma é utilizada pela empresa através dos diversos conteúdos educacionais produzidos visando capacitar e conscientizar todos os usuários. Os conteúdos educacionais são abordados através de treinamentos, vídeos, slides, documentos, publicações na rede interna da empresa, entre outras formas que podem somar para a propagação do conhecimento acerca do bom uso do software. A depender do tipo de treinamento, são apresentados tanto novos recursos, como também algumas funcionalidades que já existem e sugestões de como usá-los.
Nos treinamentos da UniProcenge também são abordados temas relacionados a noções de negócios, processos operacionais e gerenciais, operações fiscais e contabilidade. Tudo utilizando uma abordagem prática e uma linguagem descomplicada, ajudando a preencher possíveis lacunas de conhecimento dos usuários, sempre com foco no sucesso do cliente. Quando um colaborador ou cliente é treinado, ele ganha mais autonomia e, principalmente, consegue ampliar o olhar sobre o uso do sistema, descobrindo ferramentas e funcionalidades que desconhecia e que podem contribuir para a solução de um problema ou facilitar uma operação importante.
Quem não realiza treinamentos pode precisar lidar com algumas consequências, como o aumento das chances de perder espaço no mercado para empresas que utilizam a educação corporativa como uma ferramenta de gestão; a falta de alinhamento entre os interesses da organização e dos colaboradores; o não aproveitamento do software pelos clientes de forma eficaz, gerando insatisfação; e a promoção do enfraquecimento de competências individuais e organizacionais.