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Fidelizar ou atrair clientes, o que é mais importante?

Dependendo do estágio em que a companhia se encontra, sua comunicação pode ter que se concentrar em fidelizar ou atrair clientes. Em uma fase inicial, evidentemente, o foco deve estar na busca por consumidores para o seu negócio, entretanto, números mostram que empresas que já têm espaço no mercado gastam significativamente menos para manter clientes do que para conquistar novos.

O fato é que, independentemente de qual for a necessidade, é preciso contar com as ferramentas certas para fazer do relacionamento um diferencial da marca.

É sobre isso que pretendemos falar neste post. Siga conosco até o final e saiba como atrair e fidelizar clientes com eficiência e ter resultados!

A importância da fidelização

É comum ver empresas que se esforçam para conquistar clientes, mas que acabam deixando seus consumidores atuais de lado. Quem nunca reclamou de companhias de TV a cabo, por exemplo, que oferecem vantagens fantásticas para quem pretende assinar o plano e nenhum benefício para quem já tem anos de relação?

Esse é um grave erro, pois se concentrando na fidelização é possível poupar investimento na atração de novos clientes. Uma vez fidelizados, consumidores podem se tornar verdadeiros seguidores da empresa.

Além disso, por conta da relação de confiança, eles podem consumir mais produtos e serviços, transformando-se em parte do marketing da companhia e atuando na promoção das soluções que ela oferece diante de familiares e amigos. É o tal do marketing “boca a boca” que, em teoria, é feito de graça, mas que na prática, depende de um grande esforço na busca por fidelização.

A importância da atração

Por outro lado, atrair clientes também é fundamental para a saúde financeira de um negócio. O comportamento do consumidor está constantemente se alterando, por isso, se a sua empresa se concentrar exclusivamente na clientela que já tem, pode acabar perdendo o controle a respeito de como o mercado se comporta e, pior, ver seus atuais clientes migrarem para a concorrência mais adaptada.

Então, é preciso também desenvolver estratégias para atrair clientes, pensando em dar a novas pessoas motivos válidos para considerar a sua solução.

É assim que o negócio se tornará sustentável, com condições para suportar eventuais momentos de crise e apresentar uma imagem confiável no mercado em que atua. No fim das contas, o poder de atração de uma empresa mede a sua capacidade de ser resolutiva em relação às possibilidades que o mercado oferece.

A importância do equilíbrio entre as duas práticas

Mas, afinal, o que é mais importante: atrair ou fidelizar? Na prática, é o equilíbrio que faz a diferença nessa questão. As empresas costumam se dividir entre dois grupos: aquelas que são mais arrojadas na busca por novos clientes, com maior predisposição ao risco; e aquelas que têm maior propensão para manter a sua carteira, se concentrando nas demandas dos consumidores que já têm e procurando meios para fidelizá-los, visando sua constante satisfação.

Escolher um dos dois lados pode ser arriscado para a sua empresa, pois você sempre abrirá mão de algo importante. Sendo assim, o ideal é procurar um equilíbrio capaz de atender a ambas as exigências. Esse é o desafio.

Dicas para atrair e fidelizar

Para que qualquer estratégia adotada por sua empresa seja bem-sucedida, é preciso que ela conte com um elemento fundamental: o adequado trabalho com a informação. Quando você conta com dados claros a respeito do seu consumidor, seja ele o atual ou o em potencial, suas chances de criar uma comunicação eficiente em relação aos seus interesses só aumenta, e isso facilita tanto a conquista de sua atenção quanto a manutenção dela.

Portanto, o primeiro passo sempre é conhecer seu público-alvo. Identifique as necessidades e preferências das pessoas, conheça seus hábitos e costumes e conte com ferramentas para fazer com que o trabalho com essas informações seja simplificado. Assim, você terá como segmentar o seu público e se comunicar de maneira segmentada, algo que aumenta suas chances de sucesso.

cta-horizontal-RETENCAOEstratégias que podem dar certo em ambos os casos

Independentemente da sua necessidade, vale a pena avaliar se a qualidade do produto ou do serviço que a sua empresa oferece atende às exigências do seu público. Em essência, é isso que fará a diferença no fim do processo.

Ademais, esteja disposto também a melhorar sempre o atendimento oferecido, seja ele realizado antes, durante ou depois da venda. Isso depende de treinamento e da criação de hábitos capazes de simplificar a ação dos profissionais diante das mais variadas situações.

Questões como pontualidade, apresentar ao consumidor aquilo que realmente é interessante para ele e oferecer sempre uma resposta rápida dentro das suas possibilidades são pontos que podem ser treinados e que fazem toda a diferença tanto na atração quanto na fidelização de clientes.

 

Maneiras de fidelizar clientes

É possível encantar o cliente oferecendo a ele um tratamento mais humanizado, criando um relacionamento diferenciado. Pense na maneira como o seu público gosta de ser atendido: ele quer alguém que entenda suas necessidades e tenha isso como foco, não os interesses da empresa. Valorize a sensibilidade e não a agressividade na abordagem. Criar confiança é essencial para fidelizar.

Use as informações certas e tenha uma estratégia de abordagem. Com a teoria da pirâmide invertida, por exemplo, você coloca o cliente no topo e direciona a ele os maiores esforços da empresa. Abaixo ficam os vendedores e, no fim, os gestores, sempre dispostos a ajudar.

Acostume-se a ouvir, a ser prestativo e a buscar soluções para o cliente, monitorando suas ações e oferecendo tratamento VIP. Se possível, apresente vantagens para mostrar a importância dele para a sua empresa.

Formas de atrair clientes

O marketing é a maneira como a sua empresa é capaz de se promover e alcançar o público que deseja. Com boas estratégias, você pode garantir visibilidade e segmentação, dependendo das necessidades do seu empreendimento.

Além do marketing tradicional e das suas estratégias, é preciso considerar também o marketing digital. Com ele, você pode alcançar um público maior investindo em blogs corporativos, mídias sociais, otimizando seu conteúdo com SEO, oferecendo materiais gratuitos, e-mail marketing, entre outros.

Um diferencial é que, com o marketing digital, é possível avaliar o andamento da campanha por meio de métricas mais precisas do que no marketing tradicional.

Enfim, tanto atrair quanto fidelizar são ações importantes que precisam fazer parte da estratégia da sua empresa. Sendo assim, considere as alternativas e comece a conquistar clientes.

Agora que você já sabe mais sobre fidelizar ou atrair, não deixe de se aprofundar no assunto e ler também estas 5 dicas para atrair clientes e acelerar o crescimento da sua empresa!

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