Contar com a tecnologia é algo essencial para as empresas que buscam otimizar suas operações, oferecer um serviço de qualidade e se tornar mais competitivas. Isso porque, por meio de ferramentas eficientes, é possível obter várias vantagens, como redução de custos operacionais, melhora no tempo gasto com determinadas atividades, minimização de erros, entre outros.
Nesse caso, um desafio que surge nesse momento está ligado à implementação de ERP, possibilitando que a organização utilize o recurso da melhor forma possível.
Sendo assim, elaboramos este artigo para explicar quais são os principais desafios encontrados e como solucioná-los. Confira!
1. Escolher o ERP apropriado
Escolher o melhor ERP para a empresa é o primeiro desafio, tendo em vista que as soluções são desenvolvidas para atender a diferentes perfis operacionais. Sendo assim, nem sempre o sistema estará alinhado com as demandas do negócio. Para solucionar essa questão, é preciso analisar alguns pontos: tamanho da companhia, funcionalidades, valor de aquisição e manutenção etc.
Observar esses critérios vai permitir que você consiga filtrar a ferramenta mais adequada às demandas da empresa e garantir um melhor retorno em médio e longo prazo.
2. Fazer um planejamento
O processo de implementação requer um bom planejamento, já que ele vai garantir que o ERP seja executado de forma correta.
Para isso, o plano elaborado precisa levar em conta os seguintes aspectos: quem vai utilizar a solução, perfil do negócio, risco em potencial, mecanismos de segurança existentes, orçamento disponível, prazo de implementação, entre outros.
3. Engajar e treinar os profissionais
É necessário que ocorra um trabalho no sentido de engajar a equipe, fazendo com que eles percebam que o ERP foi adotado como forma de simplificar a rotina de trabalho. Dessa forma, sempre que uma solução é integrada na empresa, é preciso assegurar que os funcionários terão como usar cada recurso, já que essa prática pode minimizar riscos e facilitar a implementação por completo do sistema.
Então, para resolver esse problema, é preciso investir no treinamento do time e, com isso, garantir que todos saibam usar a ferramenta por completo, além de esclarecer qualquer dúvida existente.
4. Controlar os custos de implementação
Pelo fato de o ERP ser adotado também para reduzir os gastos do negócio com suas operações, é necessário ter atenção para que o processo de implementação não acabe ocasionando mais custos. Assim, antes de escolher a ferramenta ideal, é preciso anotar tudo que será investido em customizações, treinamentos da equipe, contratação de uma consultoria especializada e demais.
5. Planejar a integração de dados
A integração dos dados é um dos principais aspectos quando o assunto é a implementação do ERP. Ela precisa considerar o perfil o negócio, o tipo de informações existentes e onde elas se encontram. Isso vai permitir que a organização adquira habilidade para integrar os registros na nova base de dados em segurança, sem que falhas, como a perda de integridade, aconteçam.
Neste conteúdo, você pôde perceber quais são os principais desafios quando falamos da implementação de ERP e o que fazer para solucionar esse problema. Para simplificar esse processo, você pode contar com a Procenge como parceira, já que se trata de uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial integradas e personalizadas, com foco em contribuir para a transformação dos processos dos negócios de seus clientes de forma inovadora.
Quer conhecer melhor sobre as soluções e serviços oferecidos por nossa empresa? Então, entre em contato agora mesmo!