Ficou Interessado?

Blog

Como promover ações para melhorar o clima organizacional? Confira 3 dicas

Clima organizacional é a percepção dos colaboradores em relação aos processos de uma empresa, como benefícios, lideranças, remuneração, políticas de reconhecimento, diversidade etc. Quando está positivo, consequentemente a concepção das pessoas em relação a esses tópicos também é favorável à empresa.

Para entender como está o clima de um negócio, existe a necessidade de se aplicar uma pesquisa. Porém, esse tipo de estratégia trará apenas o diagnóstico da empresa. O próximo passo é executar ações que contribuam para aprimorar a percepção das pessoas e entender qual foi o impacto que isso trouxe para a empresa de modo geral.

Pensando nisso, elaboramos este material com algumas ideias. Confira!

1. Invista no bem-estar da empresa

Investir em bem-estar deve ser uma das prioridades para a empresa. Hoje, não são apenas as pessoas responsáveis pelo recrutamento e pela seleção que escolhem os candidatos; esses também escolhem a empresa onde desejam trabalhar. Prova disso é que existem plataformas nas quais profissionais antigos e atuais têm a oportunidade de deixar suas percepções sobre os mais diferentes temas, reforçando ou não a marca empregadora.

Quando não há investimento em bem-estar, tendo, consequentemente, uma baixa retenção, certamente isso vai impactar na atração de talentos para a empresa. Ou seja, investir em estratégias que impactam esse ponto, além de contribuir para o clima organizacional, possibilitará menores gastos com turnover e maior motivação das pessoas.

Para isso, algumas práticas são indicadas, como:

  • invista em uma política de benefícios de acordo com as necessidades de sua empresa;
  • crie um programa de bem-estar financeiro;
  • disponibilize também suporte emocional, entre outros.

 

2. Ofereça treinamentos

Treinamentos são muito efetivos para desenvolver tópicos que precisam ser trabalhados em seus colaboradores. Por meio dessa estratégia, eles têm a sensação de que a empresa se preocupa com eles tanto no nível profissional quanto no pessoal. Uma boa dica para identificar quais são as capacitações mais importantes para suas equipes é fazer uma análise dos temas apontados na avaliação de desempenho (que contribui para aprimorar a performance da empresa, melhorando o desempenho de profissionais). Aqueles que mais apareceram como oportunidades de desenvolvimento podem se transformar em pautas de cursos e palestras importantes para seu time.

3. Incentive a proximidade entre lideranças e liderados

Como vimos, as lideranças exercem um importante papel no clima organizacional de uma empresa. Por essa razão, é essencial que a gestão dos times esteja próxima de seus liderados. Nesse sentido, a prática de one-on-ones é a mais indicada.

Trata-se de encontros periódicos entre lideranças e liderados, sendo esse um momento do colaborador. Ele é quem vai levar as pautas que precisam ser discutidas, assim como seus desafios, suas demandas prioritárias, entre outros temas que deseja debater com seu gestor. Isso permite que a empresa tome ações proativas em vez de reativas, uma vez que há mais transmissão de informações relativas às percepções individuais.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre clima organizacional. Melhorá-lo é uma estratégia que deve estar presente a partir do planejamento, trabalhando continuamente a cultura da empresa no dia a dia dos colaboradores. Contar com a tecnologia como aliada nesse processo vai facilitar significativamente, uma vez que você automatiza a pesquisa de clima e consegue ter análises mais produtivas.

Se deseja entender um pouco mais sobre como as empresas ganham produtividade com ERP, continue no blog e confira outro material que produzimos!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber