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Setor de Telecom: o que fazer para diminuir os custos?

Por Juliana Nascimento – Analista de Marketing e Comunicação Procenge

De acordo com a Teleco, no Brasil, temos 226,7 milhões de celulares, 33,8 milhões de telefones fixos, 32,6 milhões de pessoas conectadas à banda larga e 15,8 milhões com TV Assinatura. Os números do setor de Telecom realmente impressionam, não é? Mas são se engane: eles são proporcionais aos desafios que as empresas precisam enfrentar.

Além da necessidade de inovação sistemática e adaptação dos serviços à Internet das Coisas, realidade aumentada e Big Data, por exemplo, as empresas desse segmento também lidam com um desafio bastante conhecido: a redução de custos.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de gestão para o setor de Telecom. Leia atentamente e veja como melhorar a performance dos processos da sua empresa.

De olho nos contratos

Já foi o tempo que lugar de contrato era guardado na gaveta ou arquivado no fundo de um armário. Um olhar mais atento a esse documento pode revelar que sua empresa tem gastado mais com fornecedores do que deveria. Você sabia disso?

É por isso que a gestão de contratos tem se tornado tão importante nas organizações de uma forma geral, especialmente nas empresas do setor de Telecom, pois estas precisam (e são fiscalizadas por isso) manter um constante nível de investimentos na qualidade dos serviços prestados aos usuários. Esse controle se inicia bem antes da assinatura e permanece durante todo o tempo do contrato.

Dessa forma, o principal objetivo do gerenciamento é garantir que as cláusulas realmente estão sendo cumpridas. Além disso, realizar possíveis ajustes, identificar oportunidades e monitorar necessidades específicas para determinada sazonalidade, por exemplo.

A gestão de contratos  ajuda a diminuir os custos porque é capaz de prever problemas jurídicos, evitar pagamentos em duplicidade e até mesmo aumentar o poder de negociação na compra de produtos. Assim é possível ter um melhor aproveitamento dos recursos financeiros, alocando-os em frentes estratégicas.

Atenção à Gestão Financeira e Contábil

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas de Telecom ainda não se atentaram ao fato de que é preciso profissionalizar ou potencializar a gestão financeira e contábil.

A falta de organização com documentos e processos pode não ser tão impactante no início, mas pode (e vai) virar uma avalanche de problemas a serem solucionados com o passar do tempo. Sem falar que dados desencontrados geram custos desnecessários, como pagamentos em atraso ou sem conformidade com o acordado.

Dessa forma, o controle do fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável. Afinal, como podemos saber o que reduzir se não há controle da receita e dos custos?

Nesse sentido, a gestão por planilhas deve ser revista, já que possui grande probabilidade de erros e informações desatualizadas, além de não possibilitar uma visão 360 da realidade do negócio.

Invista em Tecnologia

Por último e não menos importante: invista em tecnologia. A transformação digital é algo inerente a qualquer empresa, sobretudo as do setor de Telecom. Automação, Big Data, inteligência artificial e outros tipos de controle entram nessa lista.

A escolha de um ERP de confiança, por exemplo, vai melhorar substancialmente sua produtividade e capacidade de tomar decisões mais assertivas. Isso acontece porque com esse tipo de sistema, é possível ter uma visão completa da empresa e acessar dados de forma rápida e fácil.

Além disso, os melhores softwares tem a capacidade de ir além da gestão administrativa-financeira e oferecem a possibilidade de criar soluções específicas para o negócio. O Pirâmide 360 é um exemplo, pois consegue reunir os principais controles da empresa (contabilidade, financeiro, estoque, compras) com aplicações feitas sob medida e que complementam o uso do ERP em processos ainda não foram mapeados ou que sejam exclusivos do negócio.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.

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