Ficou Interessado?

Blog

Indústria 4.0: esclareça suas dúvidas acerca e seus impactos

A velocidade das mudanças no mercado exige dos empresários a capacidade de aprimorar processos. Ou seja, o objetivo é torná-los cada vez mais eficazes. É nesse cenário que surge a indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial.

Neste cenário, as empresas que não investem em tecnologia e modernização tendem a não acompanhar as exigências do mercado. Dessa forma, acabam perdendo boas oportunidades de negócios e market share. Mas, afinal, o que é a indústria 4.0 e quais são os seus impactos? Confira neste artigo!

O que é indústria 4.0?

O termo indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011, em um projeto alemão apresentado na Feira de Hannover (principal evento mundial de tecnologia industrial). Assim, sua proposta era o impulsionamento da manufatura digital, por meio da promoção da interconexão dos elementos envolvidos nos processos produtivos.

De forma simplificada, pode-se dizer que a quarta revolução industrial consiste na interconexão de máquinas e sistemas para formação de redes inteligentes que auxiliam no controle de toda a cadeia produtiva, desde a entrada de insumos até a chegada do produto ao consumidor final.

Atualmente, a ideia do projeto alemão já se espalhou por empresas de todo o mundo. Em outras palavras, estas organizações utilizam o que há de mais moderno na automação e na tecnologia da informação. O foco é aprimorar seus processos, tornando-os mais eficientes e eficazes, e crescer de forma sustentável.

Cabe ressaltar que o surgimento da indústria 4.0 decorreu de inúmeros avanços tecnológicos, como a Internet das Coisas, o Big Data e a computação em nuvem, que vêm modificando o modo como as máquinas se comunicam e utilizam as informações para aprimorar os processos de produção.

Quais os impactos da indústria 4.0?

Como você pôde perceber, a quarta revolução industrial está transformando os processos produtivos. Definitivamente, conhecer essas transformações é fundamental para aproveitar os benefícios que elas podem trazer para seu negócio. Confira a seguir alguns deles!

Otimização das operações

Um dos grandes benefícios da indústria 4.0 é a otimização das operações em razão do rápido recebimento e do processamento célere de dados. Com os avanços tecnológicos, as empresas poderão construir um banco de dados com informações provenientes de diversos setores. Dessa forma, essas informações serão tratadas instantaneamente, o que possibilita a tomada de decisões acertadas. Afinal, elas passam a ser pautadas em dados reais, além ser de forma facilitada e rápida.

Descentralização das atividades

Os processos produtivos serão aprimorados por meio de módulos inteligentes, que atuarão de forma descentralizada. As máquinas deixam de ser meras recebedoras de comandos e passam a fornecer informações de seu ciclo de trabalho. Tudo em tempo real.

Assim, por meio de sistemas cyber-físicos, será possível a tomada de decisões em tempo real, com base nas necessidades da linha de produção.

Redução de erros

A diminuição das intervenções humanas nos processos, sobretudo com a eliminação de etapas que são desnecessariamente manuais, contribui muito para a redução de falhas e erros. Com as inovações, as máquinas poderão ser programadas para atingirem um número mínimo de acertos.

Cabe ressaltar que esses são apenas alguns dos impactos da indústria 4.0. Existem vários outros, como a virtualização, a melhoria da eficiência energética e o aumento da sustentabilidade. Com tantos benefícios, certamente, você não vai querer que sua empresa fique de fora dessa revolução.

Como modernizar a sua empresa?

Para usufruir de todos os benefícios que a quarta revolução industrial pode oferecer, é fundamental recorrer a bons recursos de automação e tecnologia da informação. Eles são capazes de modernizar o seu negócio, tornar os processos mais fluidos e ampliar os resultados da sua empresa.

O Pirâmide 360, ERP cloud da PROCENGE, fornece o que há de melhor no mercado para gestão de empresas. Em um único ambiente web, seus usuários conseguem acessar funcionalidades do ERP e de diversos aplicativos personalizados, com a opção de integrá-los entre si.

Além disso, ele possibilita o desenvolvimento de aplicações exclusivas, o que amplia a aderência e a cobertura da solução para toda a empresa. Com uma interface leve, moderna e estruturada, o Pirâmide 360, que já está na era da indústria 4.0, oferece uma experiência de uso fluida e intuitiva, gerando mais produtividade no dia a dia dos usuários.

Quer conhecer melhor o Pirâmide 360? Entre em contato conosco!

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber