A obra, que foi desenvolvida pelo autor Ronaldo Carneiro Leão, está disponível no site Amazon, com parte da renda em prol do Movimento Pró-Criança (NID – Núcleo de Inclusão Digital). Destaca as primeiras investidas, linha do tempo com outros momentos marcantes, assim como depoimentos especiais sob a expertise do CEO, José Cláudio Oliveira
Com 51 anos de expertise no mercado de tecnologia da informação, a Procenge ganhou uma homenagem diferenciada através da ótica do escritor Ronaldo Carneiro Leão, que desenvolveu, ano passado, o livro “Pioneiros do Amanhã – 50 Anos de Procenge”, em fase de lançamento, através do site Amazon, com parte da renda em prol do Movimento Pró-Criança (NID – Núcleo de Inclusão Digital), sobre a trajetória da empresa que integra o Porto Digital e foi responsável por algumas invenções que revolucionaram vários aspectos da economia e até da política nacional nas últimas cinco décadas. Entre elas, a criação de uma das primeiras versões do sistema brasileiro de pagamentos, que hoje é conhecido como TED (antecessor do PIX) e, até mesmo, para o sistema eleitoral, quando desenvolveu, em parceria com três outras empresas, um sistema de processamento dos mapas de urnas eleitorais na época do voto em papel.
Inicialmente, a ideia de Ronaldo, que atuou por anos e anos em parceria em vários projetos da empresa e hoje é um grande amigo, era apenas relacionar pessoas que o ajudassem a resgatar os acontecimentos passados. “Contudo, na medida em que conversávamos, fui absorvendo ideias e me enriquecendo com o entusiasmo que o CEO, José Cláudio Oliveira tem sobre a instituição. A Procenge participou da formação do Porto Digital desde o início e foi uma das empresas grandes a dar peso ao processo e formar massa crítica. Foi a primeira a fixar-se na região do que viria a ser o Porto Digital. Lembro o dia em que fui com um dos sócios-fundadores, o Ezequiel Jordão, olhar o imóvel que viria a ocupar na Avenida Marques de Olinda. Olhei desconfiado e com algum receio de entrar e lembro de ter pensado ser uma missão inviável limpar tudo aquilo e construir algo habitável onde pudesse funcionar uma empresa. Algum tempo depois a Procenge estava lá, com todos os motores ligados e mais uma vez no papel de locomotiva do progresso”, ressalta o escritor.
Ao longo das 110 páginas, o leitor vai passear por vários momentos que marcaram fases da empresa, através de linha do tempo, como o surgimento em 1972, a aquisição do software de gestão ERP Pirâmide, em 1999, o SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro) para o Bank Boston, Unibanco e Bradesco, entre outros, também em 1999, a oferta de novos produtos e serviços, em 2011, a expansão comercial, em 2014, e a parceria com a MV Sistemas, em 2020, para operação conjunta no mercado de saúde e outros. “Li o Romance Rumo a Alpha Centauri e me encantei. Tive vários insights e pensei na possibilidade de desenvolver um livro com Ronaldo. No entanto, foi mais difícil do que imaginava, principalmente diante da vasta coletânea de depoimentos retratando fielmente contextos que já aconteceram e que podem voltar a se repetir em breve, o encontro do passado e do futuro. Essa jornada de mais de cinco décadas tem sido repleta de desafios superados, inovações significativas e parcerias valiosas. Nossa dedicação à excelência e à evolução tecnológica nunca foi tão forte, e estamos ansiosos para continuar a servir e superar novas expectativas”, expressa José Cláudio.
Não o bastante, “Pioneiros do Amanhã – 50 Anos de Tecnologia” reúne vários depoimentos, entre eles, do atual presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. “Quando o nosso parque tecnológico nasceu, já contava com a presença da Procenge como uma das suas três primeiras empresas embarcadas. Bastava essa informação para entendermos a importância dessa empresa para o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Pernambuco. O Porto Digital tem orgulho de poder dizer que a Procenge é uma de suas mais destacadas empresas e ter a certeza de que um futuro ainda mais impressionante espera pela instituição logo ali na frente”, destaca Pierre. Além dele, nomes como o Diretor de Produtos, Bruno Pimentel, o Diretor de Operações, Eduardo Cavalcanti, o Conselheiro do Cesar, Fred Arruda, e o amigo e consultor português, Manoel Parreira compartilham desafios ao longo dos últimos anos.
“Sempre gostei de escrever e depois de minha aposentadoria, essa tem sido minha principal atividade. Hoje já tenho 33 livros escritos, principalmente de ficção histórica ou aventuras de ficção científica. Orgulho-me muito de acrescentar mais um exemplar a essa lista, agora sobre os 50 anos da Procenge. Não só de tê-lo escrito, mas de estar envolvido nessa importante e entusiasmante aventura”, conclui Ronaldo Carneiro Leão.
Outros detalhes
A Procenge está na reta final de um novo conceito em relação ao Pirâmide, produto que tem sido o carro chefe nos últimos anos, e pretende alavancar a empresa para um futuro ainda mais significante. “Deslocamos o ERP do seu terreno de sistema integrado, apenas de back office, para um outro, que integra tudo: o back office com os aplicativos personalizados, associados com as atividades fim do usuário. O Pirâmide 360 passa a ser uma plataforma de aplicações tradicionais que também oferece microsserviços já testados para a formulação de, e integração com, aplicativos personalizados.
Saiba mais em www.procenge.com.br.
Movimento Pró-Criança (NID – Núcleo de Inclusão Digital).
Promove a formação educacional e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para o mercado de trabalho, fomentando o empreendedorismo por meio da realização de cursos, como robótica, recondicionamento de computadores, jogos digitais e iniciação à informática, além de treinamentos e outras atividades formativas.
Serviço:
O que: “Pioneiros do Amanhã – 50 Anos de Procenge”
Como adquirir: Amazon.com.br eBooks Kindle: Pioneiros do amanhã: 50 anos de tecnologia, Carneiro Leão, Ronaldo
Investimento: R$19,90 com parte da renda em prol do Movimento Pró-Criança (NID – Núcleo de Inclusão Digital).
Disponível nas versões digital e impressa*