Ficou Interessado?

Blog

Por que usar um ERP na gestão de locação de equipamentos?

A gestão de locação de equipamentos é uma atividade que demanda bastante expertise. É preciso fazer o planejamento das locações e colocá-lo em prática com a equipe. Além disso, deve-se monitorar os resultados obtidos, com o intuito de corrigir falhas e melhorar constantemente.

Nesse contexto, um ERP (Enterprise Resource Planning), software dedicado à gestão dos recursos empresariais, é de grande ajuda. Essa tecnologia pode otimizar os fluxos de trabalho, automatizar rotinas e relatórios gerenciais e melhorar os registros de manutenção.

Em vista da importância do assunto, neste material, explicamos por que usar um ERP na gestão de locação de equipamentos e como dar os primeiros passos. Acompanhe!

Potencializa os fluxos de trabalho

A locação de equipamentos tem diferentes fluxos de trabalho, como negociações, rotinas de manutenção, vistorias e assim sucessivamente. Quando tais atividades têm “gargalos”, isto é, problemas que afetam o fluxo ideal, todo o trabalho é prejudicado.

Aqui, um ERP atua para reduzir o número de empecilhos que afetam os fluxos diários. Dessa forma, o software pode reforçar a conexão entre as partes interessadas, melhorar o diálogo interpessoal, subsidiar decisões mais acertadas ou potencializar o diagnóstico de fraquezas a serem corrigidas.

Melhora os registros de manutenção

Equipamentos locados costumam passar por manutenções preventivas, com o objetivo de promover pequenos ajustes, garantindo seu melhor funcionamento. Contudo, muitas vezes essas revisões periódicas são negligenciadas, o que pode resultar em falhas e custos excedentes.

Novamente, um ERP ajuda muito. A tecnologia permite o registro de cada manutenção, de seus respectivos custos e dos profissionais envolvidos, de modo que se crie um histórico detalhado. Além disso, melhora a elaboração de orçamentos de manutenção e possibilita a criação de lembretes e alertas.

Subsidia relatórios gerenciais

Bons relatórios podem melhorar a gestão da locação de equipamentos, uma vez que geram uma visão mais sistêmica e bem embasada ao gestor, garantindo que ele tenha dados robustos para tomar decisões e seguir a direção certa. Nesse sentido, o ERP é uma importante ferramenta.

O software gerencial pode automatizar atividades de levantamento, limpeza e organização dos dados, gerando relatórios robustos e painéis de controle (dashboards) que o gestor pode analisar. Assim, ele tem acesso a relatórios mais ágeis, precisos e completos.

Fortalece a transformação digital

Ainda precisamos considerar a transformação digital. O mercado de locação está passando por um forte processo de modernização, algo chamado de Indústria 4.0. É importante estar na vanguarda dessas mudanças, somando inovações às suas rotinas e aos seus equipamentos.

Felizmente, o ERP funciona como uma espécie de “espinha dorsal” da digitalização, visto que conecta uma série de outras tecnologias ao negócio e permite a integração de módulos que tornam suas entregas mais robustas. Assim, os resultados tornam-se superiores.

Agora que você entende por que usar um ERP na gestão de locação de equipamentos, é preciso saber como escolher o melhor para seu negócio. Vale considerar três coisas:

  1. a cobertura da tecnologia, de modo que efetivamente atenda às demandas da sua empresa;
  2. o nível de qualidade e disposição do seu fornecedor;
  3. a relação custo-benefício da solução.

Em todos esses aspectos, a Procenge ganha destaque. Contamos com tecnologias únicas e prestigiadas, úteis à melhoria dos seus resultados em locação de equipamentos. Aproveite, então, para entrar em contato conosco e descobrir mais sobre nossas soluções.

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber