Ficou Interessado?

Blog

Como os sistemas ERP ajudam as empresas a inovar

Por Delano Lins, Head de Negócios

As empresas devem se esforçar constantemente para inovar para se manterem competitivas e satisfazer as necessidades de seus clientes. No entanto, melhorar sua organização pode ser desafiador se você não tiver informações ou tecnologia para tomar decisões de negócios informadas.

O software Enterprise Resource Planning (ERP) oferece uma solução para empresas de todos os tamanhos. Esses sistemas de software fornecem suporte e agregam dados de todos os aspectos das operações diárias de uma empresa, incluindo finanças, vendas, estoque e muito mais. Se você está procurando maneiras de iniciar a inovação em seu negócio, implementar uma solução ERP é uma boa maneira de começar.

Como o ERP impulsiona a inovação nos negócios

O software ERP impulsiona a inovação durante todas as fases de sua implementação, desde a revisão inicial das necessidades de negócios até a instalação, uso e manutenção de longo prazo. Aqui estão quatro maneiras pelas quais as tecnologias ERP podem levar à inovação em seus negócios.

1. Operações de simplificação

Um dos impactos mais significativos que os sistemas ERP têm em uma empresa é o aumento da eficiência operacional. Você pode usar o software ERP para agilizar os processos nos departamentos. Na fase de instalação, por exemplo, você pode identificar etapas de processo desnecessárias que estão impedindo sua empresa. Ao dar a você um motivo para avaliar cada um de seus processos operacionais, a implementação do ERP o incentiva a eliminar etapas e melhorar a eficiência sempre que possível.

Uma vez implementados, os sistemas de software ERP também ajudam a otimizar as operações, permitindo a automação e reduzindo a quantidade de tempo que os funcionários devem gastar na entrada de dados e gerenciamento do sistema. Com mais tempo disponível, você pode se concentrar na inovação em vez de tarefas administrativas repetitivas.

banner guia do ERP

2. Consolidação de múltiplas fontes de dados

As tecnologias ERP tornam as operações de negócios do dia a dia mais simples, consolidando todos os dados da sua empresa e facilitando a análise em grande escala. Com todos os seus dados valiosos em um local central, os funcionários e líderes de negócios podem entender melhor o negócio e inovar onde as necessidades de melhoria estavam ocultas.

Ao mesmo tempo, um forte complemento para sua solução pode ajudar a melhorar a forma como você visualiza seus dados e permitir uma melhor organização de várias fontes de diferentes partes de sua organização.

3. Fornecimento de informações em tempo real

As condições dentro de uma empresa mudam constantemente. Um sistema ERP reflete a dinâmica de uma empresa moderna, exibindo as alterações nos dados em tempo real. Além de tornar o estoque mais fácil de gerenciar, as atualizações em tempo real incentivam a inovação na maneira como você interage com os clientes e permitem que você tome decisões de negócios baseadas em dados mais rapidamente, incentivando sua empresa a se adaptar de maneira geral.

4. Apoiando Inovações do Futuro

Tendências de tecnologia, como big data e sistemas de Internet das Coisas, desempenham um papel importante nos negócios hoje. Essas ferramentas exigem que empresas grandes e pequenas coletem, armazenem e usem grandes quantidades de dados. Os sistemas ERP permitem que você aproveite a tecnologia mais atualizada em seu fluxo de trabalho e os integre a outras fontes de dados.

Uma das vantagens do ERP é seu potencial de #customização. Trabalhar com um revendedor de valor agregado de software ERP pode garantir que seu sistema tenha a funcionalidade específica de que você precisa. Se seus requisitos de negócios mudarem no futuro, você pode atualizar seu software ERP para atender às novas demandas, tornando o investimento em ERP uma maneira ideal de se preparar para inovações futuras.

Descubra as vantagens das soluções ERP