Ficou Interessado?

Blog

Sistema TMS: para que serve e quais as suas vantagens?

Você já ouviu falar no sistema TMS? A sigla é bem conhecida no setor de logística e significa Transportation Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Transporte e Logística. Trata-se de uma tecnologia fundamental para auxiliar na busca por melhores resultados em sua empresa.

De olho em seu sucesso, vamos explicar vários aspectos dessa prática, mostrando os benefícios e como implantá-lo. Confira!

Quais são as principais funcionalidades do sistema TMS?

O sistema TMS é indicado para o gerenciamento da área de transporte de uma empresa por meio de um software que traz informações sobre as operações.

Assim, o negócio fica organizado, com tudo em planilhas que auxiliam o gestor a ter uma visão sistêmica do que acontece e informações em tempo real sobre as entregas.

Dessa maneira, a empresa fica mais competitiva e também melhora a satisfação dos clientes, pois haverá a otimização do tempo, aspecto que contribui para o cumprimento dos prazos.

Com o software, é possível reunir várias informações em um mesmo ambiente. Entre elas, podemos citar:

  • visualização dos embarques, desde a coleta até a entrega;
  • cadastro de taxas e tarifas;
  • andamento das entregas e controle das operações;
  • controle das cargas;
  • relatórios sobre as entregas;
  • visualização do faturamento e do prazo de recebimento;
  • controle financeiro.

São pontos que contribuem imensamente para o gerenciamento da sua empresa, evitando atrasos ou extravios das cargas.

Que benefícios o sistema TMS oferece para as empresas?

Ao fazer o devido controle da sua transportadora, é possível obter inúmeras vantagens, indo desde a redução dos custos até a otimização do tempo. Mas elas não param por aí.

Planejamento adequado

Com o sistema TMS, a sua empresa terá um planejamento das atividades, sendo bem útil nas tomadas de decisões.

Ao acessar o software, o gestor tem uma visualização em tempo real de todas as demandas, podendo agir preventivamente.

Além disso, os dados fornecidos nos relatórios contribuem para ações que focam na melhoria dos resultados, fazendo com que a empresa evolua em vários sentidos, principalmente na busca pela excelência operacional.

O planejamento adequado controla ainda o orçamento, as rotas e também o tempo certo para a manutenção de cada veículo, ou seja, contribui para a saúde do caixa.

Operações otimizadas

Ao gerenciar uma grande quantidade de informações, o sistema TMS otimiza as operações.

Você terá o devido controle do transbordo e da entrega, com um rastreamento que evita furtos ou roubos tanto do veículo quanto da carga.

Aperfeiçoamento das negociações

Observando os valores das comissões de cada vendedor, sendo uma das muitas funcionalidades do software de gestão, é possível melhorar as negociações.

O sistema informa quais clientes estão sendo atendidos e ainda o desempenho de cada colaborador, ou seja, auxilia imensamente nas tomadas de decisões, como uma reunião para aumentar a presença de mercado.

É possível saber os custos de cada operação e também da manutenção da frota. Dessa maneira, o gestor consegue negociar melhores preços com os prestadores de serviço de cada setor.

Aumento da rentabilidade

Colocando em prática todas as melhorias citadas acima, é perceptível o aumento da rentabilidade.

Afinal, as informações obtidas pelo sistema impactam positivamente todos os setores, ou seja, as atividades do transporte estarão sempre tendo uma análise com foco na melhoria da qualidade e na redução dos custos operacionais.

Consequentemente, a sua empresa obterá um aumento da rentabilidade, pois o controle evita situações de perdas ou até mesmo reclamações por parte dos colaboradores.

Monitoramento do frete

Atualmente, fazer o transporte de produtos sem um monitoramento em tempo real é um grande risco.

Ao instalar o sistema TMS, a sua empresa obterá informações precisas sobre os itinerários e possíveis paradas fora do roteiro previamente estabelecido.

O software emite ainda o manifesto eletrônico de documentos fiscais, despachos e romaneio, gerando os dados corretos que serão necessários em possíveis fiscalizações e também no controle interno.

Assim, multas são evitadas, trazendo mais tranquilidade no transporte dos produtos e segurança aos funcionários.

Expansão do negócio

O sistema TMS atende às exigências dos principais embarcadores. Dessa forma, o seu negócio pode se expandir, conquistando novos clientes.

Afinal, é possível integrar os documentos, fazendo o correto gerenciamento das operações, ou seja, tudo sintonizado com o crescimento da sua empresa.

Maior segurança

Outra vantagem do TMS é a segurança operacional, pois ele insere as áreas de risco, como as regiões com maiores incidências de assaltos.

Com isso, os motoristas podem sempre fazer rotas mais seguras, com paradas em locais que ofereçam uma infraestrutura adequada.

Inclusive, se houver uma parada em um local de risco, o sistema emite um alerta e pode até trancar automaticamente o caminhão.

Tudo para evitar que furtos ou roubos sejam concretizados. Existe ainda um botão de pânico, que pode ser ativado pelo motorista caso perceba uma situação de risco iminente de assalto.

Com o caminhão travado, os bandidos ficam de mãos atadas e desistem de levar a carga.

Controle do estoque

O sistema TMS permite ainda o controle do estoque, tendo uma noção clara de todas as entradas e saídas.

Dessa maneira, a sua empresa terá a um clique de distância os detalhes sobre o que é preciso comprar com urgência e também como obter melhores resultados.

Isso auxilia na busca por melhores resultados, indo desde a rentabilidade até as atividades operacionais, sejam elas internas ou externas.

Como escolher um sistema TMS adequado?

A primeira dica para você escolher um sistema TMS que esteja sintonizado com a realidade da sua empresa é verificar se o prestador de serviços tem experiência na área de Tecnologia da Informação (TI).

Além disso, verifique se a empresa conta com uma equipe capacitada e que ofereça suporte integral, inclusive em finais de semana e feriados, 24h por dia.

Isso porque transportadoras tem caminhões e outros tipos de veículos rodando diariamente, ou seja, necessitam de um atendimento emergencial caso uma falha aconteça, como uma queda no servidor.

Outro detalhe é a compatibilidade das soluções oferecidas com a realidade do seu negócio. Veja se as ferramentas são úteis no dia a dia e se vão solucionar as principais demandas, sempre priorizando o custo-benefício.

Analise também a interface do software e se ele é de fácil entendimento. Além disso, solicite um treinamento voltado aos seus colaboradores no processo de implantação.

Por fim, mas não menos importante, veja se a empresa prestadora do serviço conta com credibilidade no mercado e se tem uma boa carteira de clientes, com cases de sucesso.

Seguindo as nossas dicas, certamente o sistema TMS instalado contribuirá para a melhoria dos resultados, fazendo com que a sua empresa vença todos os obstáculos impostos pelas adversidades do mercado.

Viu como um software de gestão é fundamental para transportadoras? Aproveite e entre em contato com nossa equipe para conhecer agora mesmo nossas soluções!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber