O mercado está em constante transformação e, para assegurar a competitividade, o engajamento dos consumidores e a excelência no desempenho, as empresas precisam desenvolver soluções adequadas às especificidades do negócio e compatíveis com a atualidade dominada pela globalização. Nesse cenário, nada mais viável do que contar com a gestão inovadora.
Geralmente, o termo inovação nos remete à tecnologia, não é mesmo? Na gestão inovadora, ela é muito importante, mas não é a única ferramenta a ser utilizada para aprimorar todas as operações do negócio. Esse tipo de gerenciamento se refere também às mudanças de comportamentos e às novas práticas no ambiente empresarial.
Quer descobrir o que é esse tipo de gestão e como ele pode ser utilizado para melhorar os resultados da sua empresa? Leia este artigo!
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O que é gestão inovadora
Essa forma de gerenciamento pode ser compreendida como um novo modelo de gestão capaz de aumentar a eficiência dos processos por meio da introdução de práticas atualizadas. Ela se refere ao acompanhamento e à utilização das grandes tendências e soluções do meio corporativo.
Para compreender o conceito, é indispensável recorrer à definição de inovação no contexto empresarial. Basicamente, inovar é um processo de conjunção entre três fatores principais. São eles:
- dinâmica de criatividade: criação de uma ideia disruptiva ou incremental acerca dos procedimentos de vendas de produtos e serviços;
- processo de viabilidade: análise técnica de uma ideia no que se refere às suas características tecnológicas, legais, operacionais, mercadológicas e econômico-financeiras. A análise de viabilidade é o que permite a verificação dos resultados obtidos com a ideia;
- processo de demanda: após a transformação da ideia em produto ou serviço, é o momento de verificar sua aceitação pelo mercado, assim como as possíveis necessidades de mudança para alcançar os melhores resultados.
Cabe lembrar que a implementação da gestão inovadora requer das empresas investimentos em capacitações e treinamentos. Os conhecimentos e as técnicas inovadoras aprimoram a gestão de pessoas, ampliam a eficiência das avaliações regulares e desenvolvem o relacionamento com os clientes e com os recursos humanos da empresa.
Além disso, estamos na era da tecnologia. Portanto, utilizar softwares de ponta é uma excelente maneira de centralizar e otimizar as operações, bem como antecipar e suprir as demandas do mercado.
8 maneiras de promover uma gestão inovadora
A seguir, listamos as melhores dicas para implementar a gestão inovadora nos processos de sua empresa. Confira!
1. Mobilize a equipe
O funcionamento adequado do empreendimento requer que os colaboradores estejam sempre motivados e engajados e, para garantir o aumento do desempenho, é indispensável montar uma equipe que se dedique exclusivamente à inovação. Com isso, as ideias são sistematizadas e podem ser colocadas em prática em tempo recorde.
Uma das estratégias inovadoras é a criação de uma área de gerenciamento de conhecimentos na empresa. Você poderá utilizar, por exemplo, o Modelo SECI e suas 4 etapas (espiral do conhecimento): socialização, combinação, externalização e internalização.
Desse modo, a corporação consegue colher e disseminar boas ideias e práticas que antes se restringiam a alguns colaboradores. Além disso, mobilizar a equipe significa criar uma cultura de inovação e gerir os conhecimentos internos da empresa. Atualmente, é possível contar também com softwares especializados no desenvolvimento de melhorias.
2. Conheça o fluxo de trabalho da empresa
As empresas têm diferentes setores e eles precisam estar alinhados para garantir o sucesso das operações. Além disso, a produção do bem ou serviço oferecido ao mercado envolve diversos processos. Conhecer a fundo o fluxo de trabalho da empresa no contexto da gestão inovadora permite a correção de erros, a reparação de gargalos produtivos e a identificação de oportunidades.
3. Identifique oportunidades
Para promover o crescimento do empreendimento, é essencial identificar as principais necessidades e as oportunidades. Para isso, deve-se analisar o ambiente externo e interno da corporação. Pode-se dizer que reconhecer quais são as possibilidades a curto, médio e longo prazo é o que permite a continuidade do empreendimento e o desenvolvimento de ideias inovadoras.
4. Adote a política do feedback
O feedback é parte fundamental da cultura colaborativa. Escutar o que os funcionários têm a dizer sobre a rotina de atividades da empresa, integrantes das equipes, execuções das tarefas e estrutura organizacional do negócio é uma das maneiras de oferecer as condições de trabalho necessárias, aumentar o engajamento e construir uma visão ampliada dos diversos setores do empreendimento. O diálogo é sempre um bom instrumento de gestão.
5. Invista em tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada da gestão empresarial, sobretudo a partir da utilização de softwares, como o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais). Recorrer às novidades tecnológicas permite à empresa otimizar e centralizar todas as operações, dispor de relatórios gerenciais, aprimorar a comunicação, desenvolver-se sustentavelmente e garantir o acesso remoto a todas as informações.
6. Filtre as ideias
A gestão inovadora requer que as ideias sejam selecionadas e testadas. A equipe de gestão do conhecimento deve contar com metodologias e indicadores adequados para verificar as situações antes e depois da implantação das soluções, assim como armazenar as ideias não selecionadas para evitar retrabalhos e garantir a construção de um banco de dados consistente.
Para filtrar as ideias, a equipe de gestão do conhecimento poderá utilizar, por exemplo, o modelo de “funil de desenvolvimento”. Além disso, estimular a criatividade dos colaboradores de diferentes setores da empresa propicia o aumento dos insights. Logo, as soluções para os problemas podem ser encontradas dentro das próprias equipes.
7. Torne o ambiente favorável
Atualmente, o paradigma competitivo é o mais utilizado pelas empresas. Por um lado, os funcionários buscam o melhor plano de carreira. Por outro, os empreendimentos almejam uma melhor posição no mercado. A competição apresenta algumas vantagens, no entanto as práticas colaborativas têm apresentado melhores resultados, uma vez que elas possibilitam o crescimento simultâneo colaborador/empresa.
A cultura colaborativa é a grande aliada da criatividade e, por consequência, da gestão inovadora. Para construir um ambiente favorável, é recomendável horizontalizar a comunicação e outros processos, estimular a geração de ideias, promover a troca de conhecimentos e oferecer liberdade criativa aos colaboradores.
8. Construa parcerias
As parcerias são fundamentais em qualquer segmento do mercado e, na gestão inovadora, elas se tornam ainda mais importantes. Firmar parcerias significa ampliar a possibilidade de retorno, contar com a experiência e o conhecimento técnico de outras organizações e aumentar os resultados positivos. Ao escolher os parceiros, certifique-se de que as estratégias e culturas entre as empresas são compatíveis.
Vantagens da gestão inovadora
Implementar esse tipo de gestão pode transformar a realidade da sua empresa. Veja quais são os principais benefícios:
- aumento da produtividade e redução do uso de recursos;
- maior engajamento e motivação dos funcionários;
- ampliação da vantagem competitiva;
- melhor organização dos procedimentos internos;
- aumento da credibilidade e da autoridade da marca da empresa.
Certamente, agora você sabe exatamente o que é a gestão inovadora e quais são as melhores práticas para garantir o sucesso do empreendimento. Não se esqueça que modificar a cultura da empresa requer tempo e investimento. Geralmente, as transformações são gradativas e demandam novas técnicas e instrumentos capazes de modificar alguns padrões de comportamentos.
Que tal descobrir quais tipos de ferramentas e softwares podem auxiliar a sua empresa na gestão inovadora e comercial? Leia o nosso artigo!