Ficou Interessado?

Blog

Conheça as vantagens do uso de um software de gestão financeira

Não resta dúvida que gerir uma empresa é uma tarefa complexa e que envolve diversas áreas e atividades, mas a gestão financeira, com certeza, é uma das mais importantes. Ter todo o controle e análise das contas é uma atividade que demanda muita concentração e foco no dia a dia. O empreendedor que quer ser bem-sucedido precisa ter o controle de toda a operação — e contar com um software de gestão financeira certamente ajudará a atingir este objetivo.

Com uma administração adequada, a empresa obterá resultados significativos; por outro lado, se a gestão financeira cometer erros sucessivos, isso pode significar o fracasso da empresa. Por isso, adaptar-se a modelos modernos é a única maneira de sobreviver e criar uma vantagem competitiva frente aos concorrentes, agregando maior valor ao cliente final.

Na prática, quais os benefícios e vantagens ao usar um software de gestão financeira e porque adotar em sua empresa? Confira a seguir!

Vantagens do uso de um software de gestão financeira

Ter um software de gerenciamento que possa, por exemplo, facilitar seu controle de contas a pagar e receber, organizar as finanças, trabalhar com relatórios interativos, disponibilizar dados 24 horas por dia, oferecer aplicativos para celular e importar números bancários é garantir a otimização do trabalho e diminuir consideravelmente os custos, principalmente com retrabalhos ou perda de prazos. Confira agora 5 vantagens:

1. Maior precisão nas informações financeiras

Centralizar toda a informação financeira de uma empresa é o sonho de todo gestor. As informações financeiras muitas vezes ficam espalhadas por lugares aleatórios dentro de uma empresa, o que por si só já torna difícil enxergar com clareza a real situação num parâmetro geral.

O software de gestão exige que certos padrões sejam seguidos no preenchimento das informações, o que garante maior consistência das informações, unificação dos dados e facilidade de acesso.

2. Melhor planejamento

Com um sistema mais inteligente e exato na gestão financeira, realizar o planejamento financeiro será muito mais simples e rápido. Informações sobre as perspectivas financeiras, impactos do mercado e eventos passados podem ser cruzados para minimizar as incertezas.

Também é possível gerar facilmente gráficos e indicadores automatizados, auxiliando o gestor durante todo o planejamento, análises estratégicas e acompanhamento das metas estabelecidas.

3. Organização das despesas

Com o software de gestão financeira é possível não só realizar o lançamento das despesas da empresa de forma otimizada, como também organizá-las em grupos com padrões semelhantes. A organização se dá também a partir do método de coleta, visto que o software é integrado com outros sistemas — a coleta das informações é automática, o que garante a padronização, segurança e velocidade.

À medida que existe um padrão, torna-se muito mais fácil o acompanhamento do que é planejado versus o executado.

4. Conferências dos relatórios

Tão cruciais quanto os resultados, são os relatórios informando como foram obtidos. Com um software de gestão financeira, a possibilidade de geração de relatórios informativos a respeito de despesas e receitas é consideravelmente maior.

Com relatórios mais acertados, o gestor consegue identificar falhas e melhorias na empresa e buscar resultados mais positivos.

5. Eficiência na geração de processos

O ser humano, por mais profissional e focado que seja, não está livre de falhas. Então, atividades como cadastro de clientes, listas de compras, despesas ou eventos estão sujeitas a erros e adversidades. O software exige validação para os campos e sugestões inteligentes, reduzindo de forma considerável o tempo de processos.

6. Controle de estoque

Infelizmente muitos empresários esquecem que o estoque também é dinheiro — com os agravantes de risco de avarias, custo de estocagem, obsolescência e custo de oportunidade. Com exatidão no controle de gastos e finanças, os dados de estoque interno também ficam mais acessíveis. Dessa forma, é possível trabalhar com previsões das quantidades necessárias para um determinado período, evitando excesso ou falta de estoque.

Dica de software de gestão financeira

No mercado existem várias empresas que oferecem softwares para a automatização do trabalho em vários setores, e uma que se destaca neste quesito é a PROCENGE.

A PROCENGE é uma empresa de tecnologia da informação, brasileira e focada em soluções para gestão empresarial.Por meio do ERP (Enterprise Resource Planning), que conta com todos os mecanismos já consolidados no mercado e assegura uma administração confiável das atividades financeiras e operacionais, permitindo uma maior profissionalização da gestão e garantindo melhores resultados para as empresas.

O ERP é uma solução que pode ser aplicada e ter integração entre todos os setores da empresa.

Benefícios do ERP

  • Auxilia na evolução da empresa;
  • Proporciona facilidade do acesso à informação;
  • Possibilidade de acompanhamento do negócio empresarial em qualquer lugar;
  • Atualizado e compatível a todas as exigências fiscais nacionais;
  • Integra processos de vários setores da empresa, inclusive o administrativo.

Todo gestor financeiro, com certeza, trabalha para reduzir custos, encurtar o tempo dos processos e a burocracia, alcançar consistência e exatidão nos dados obtidos, aplicar os padrões globais e que se enquadram dentro das leis nacionais e tornar transparente toda a situação financeira da empresa. Um software de gestão financeira tem a capacidade de sanar precisamente todas estas questões, tornando dinâmico e eficiente o planejamento empresarial como um todo.

Gostou do artigo? Quer receber mais dicas em primeira mão? Então assine já a nossa newsletter!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber