Por Delano Lins, Head de Negócios
Nas últimas três décadas, uma revolução digital transformou grandes setores da economia. De acordo com um estudo da Bain & Company sobre Inteligência Artificial, muitas indústrias planejam aumentar os investimentos em automação em todas as áreas, usando tecnologias como o Aprendizado de Máquina. Embora alguns possam argumentar que esse tipo de inovação continuará a alimentar uma vantagem injusta para as empresas maiores sobre as empresas menores, passarei algum tempo desmascarando esse mito neste blog. Destacarei como a inovação possibilitada pela tecnologia pode ajudar a nivelar o campo de atuação e agregar valor.
Criação de oportunidades viabilizada pela inovação tecnológica
O comércio global cresceu significativamente nas últimas três décadas, com o PIB mundial aumentando de US $ 11,16 trilhões em 1980 para US $ 83,84 trilhões em 2020, de acordo com o DATAMAPPER do Fundo Monetário Internacional. Em um blog recente, Value Creation at Quantum Speeds, eu explorei a escala e o valor das oportunidades que foram criadas por empresas para transformar cadeias de valor em setores como saúde, educação superior, varejo, entretenimento e bancos.
Um olhar mais atento sobre a composição das empresas Fortune 500 entre 1990 e 2020 revela como novos modelos de negócios surgiram e como as empresas se transformaram para atender às demandas do mercado em constante mudança. Os avanços tecnológicos têm permitido às empresas atender melhor seus mercados e, assim, transformar diversos setores da economia. Vamos examinar mais de perto o papel da tecnologia nessa transformação.
Crescente Tecnologia da Maré ou Tsunami
Os dados de clientes e transações são cada vez mais compartilhados por indivíduos e também por sensores conectados a dispositivos. Novas inovações tecnológicas, como o aprendizado de máquina, permitiram que as empresas lançassem programas que exploram grandes quantidades de dados de clientes e dados de transações. Esses programas são projetados para compreender as necessidades dos indivíduos e oferecer-lhes produtos e serviços personalizados. Os mesmos programas levantaram preocupações significativas sobre a privacidade de dados para indivíduos. Para abordar melhor as preocupações sobre privacidade de dados e como esses insights são usados para tomar decisões, regulamentos semelhantes ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) para a União Europeia estão sendo adotados por muitos países.
No entanto, o crescimento contínuo de empresas maiores e sua capacidade de explorar dados de clientes e transações levanta questões importantes sobre como essas empresas impactarão as sociedades. A maré alta pode ajudar a levantar muitos barcos, grandes e pequenos, ou estamos enfrentando um tsunami em que empresas menores são arrastadas, deixando alguns participantes dominantes no comando?
Um campo de jogo mais nivelado
As pequenas e médias empresas podem ser líderes na implementação da inovação digital para melhor servir seus clientes e parceiros. Vamos revisar algumas empresas que estão liderando o caminho em seus respectivos mercados e usando tecnologia para nivelar o campo de jogo.
A mudança climática está no topo da agenda de muitos líderes governamentais e empresariais. O Meteo Protect oferece personalização de apólice de seguro para ajudar seus clientes a avaliar melhor os riscos e mitigar os riscos das mudanças climáticas. A equipe da Meteo Protect dentro do Cooper Gay Group, um agente geral de gerenciamento pan-europeu líder no atacado (MGA), é exclusivamente dedicada à gestão financeira de riscos relacionados ao clima e ao desenvolvimento de soluções paramétricas.
Em muitos países, a indústria da construção continua a lançar novos projetos para atender às crescentes demandas dos constituintes. No Peru, a Cementos Pacasmayo fez parceria com a IBM para entregar um programa de construção abrangente com ofertas como construção de estradas e pontes e muitas outras estruturas de concreto. Este programa complementa sua expertise na produção e distribuição de cimento.
A indústria farmacêutica está passando por grandes mudanças. As empresas farmacêuticas estão fazendo parceria com a Enable Injections para permitir que os pacientes auto administrem medicamentos específicos em casa, evitando assim uma visita a uma unidade de saúde.
Em um artigo do Wall Street Journal, With Shopify, Small Businesses Strike Back at Amazon, o autor descreve como o Shopify fornece aos pequenos e médios comerciantes acesso a serviços terceirizados baseados em nuvem, como pagamentos e atendimento de bens e serviços. Os comerciantes retêm mais controle de sua marca e relacionamento com o cliente, em vez de abrir mão do controle para fornecedores maiores, como a Amazon.
Concluindo, as pequenas e médias empresas estão usando a tecnologia para nivelar o campo de atuação e entregar valor aos seus clientes.
Construa seu roteiro para agregar valor
O mercado está se reinventando para entregar um programa que pode ajudar os líderes C-Suite a avaliar a maturidade de seus modelos de negócios e processos de negócios para seus pares em seu setor e região. Acredito que programas assim oferecem às pequenas e médias empresas a oportunidade de identificar oportunidades de crescimento e direcionar seus investimentos para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).