Colocar um produto no mercado com qualidade e preço competitivo pode não ser o suficiente para que a sua empresa consiga o destaque de que precisa. Isso porque os concorrentes podem usar a mesma estratégia.
Como lidar com isso? O que fazer para, ao menos, saber quais são os movimentos de outros Players, de modo a não ser surpreendido? É aí que entra o que chamamos de análise de concorrência, uma prática fundamental para qualquer empreendimento.
Quer saber mais sobre ela e ainda conferir algumas dicas? Então leia este artigo até o final!
Monitore em tempo real
Acompanhe cada nova ação da concorrência. Isso é útil, principalmente, quando você trabalha com produtos semelhantes aos de outras empresas e que precisam de algum diferencial diante de uma competição mais acirrada. No caso de produtos vendidos por E-commerce ou Marketplace é possível automatizar com ferramentas inteligentes de precificação.
É importante saber que seus concorrentes também podem fazer uso dessa ferramenta. Sendo assim, o que vai garantir vantagem competitiva para a sua empresa é a maneira como você consegue estruturar seu negócio para agir na hora certa.
Seja um especialista no que diz respeito à concorrência
Seu concorrente trabalha com páginas nas redes sociais? Acompanhe! A maneira como ele usa a rede pode ser um diferencial para suas vendas. Você atua em loja física? Então peça para alguém ir até a loja de seu concorrente para observar como as coisas funcionam e até mesmo para fazer compras de produtos estratégicos.
Da mesma forma, se você atua em ambiente online, não deixe de comprar produtos no site da concorrência, para avaliar fatores como atendimento e tempo de entrega. Essas são práticas importantes e que fazem com que você tenha parâmetros para avaliar o seu próprio trabalho em função do que seus concorrentes fazem.
Passe a acompanhar com maior proximidade os movimentos das outras empresas e procure compreender cada uma de suas ações.
Saiba tudo sobre o seu público
As pessoas são as melhores fontes de informação para sua empresa. Por isso, não deixe de contar com o que elas dizem para garantir que o seu produto esteja sempre forte para competir com as outras opções de mercado.
Ouça seus clientes. Crie abertura para feedbacks usando ferramentas como as redes sociais para isso, ou pesquisas de satisfação. Com elas, você pode questionar sobre o que seus clientes pensam a respeito dos serviços oferecidos e expectativas quanto à sua empresa.
Assim, não deixe de investir também em atendimento ao cliente. Quando você tem uma prática capaz de dar a ele assistência personalizada e de qualidade, por mais que a concorrência chegue ao mercado com força, dificilmente conseguirá romper os laços construídos.
Conhecer o público é o primeiro passo para compreender o mercado e, em função disso, criar estratégias eficientes. O comportamento do consumidor deve ser sempre o norte de sua campanha, pois é na capacidade de atender às suas necessidades que a empresa tem condições de criar fidelização e, assim, obter resultados mais significativos.
Esteja atento para desenvolver estratégias
A boa observação permite a você não apenas controlar a ação da concorrência, mas também adquirir maiores condições de ter novas ideias em função de oportunidades de mercado. Com o monitoramento, você verá que certas lacunas aparecerão naturalmente.
Para tanto, é preciso ter atenção especial a setores que podem não ser plenamente atendidos, seja por você, seja por sua concorrência. Assim, você tem informações disponíveis para desenvolver estratégias e inovar. O mercado está sempre aberto a novas ideias, mas, para que elas ganhem vida, é necessário preparar sua empresa.
Grandes promoções, por exemplo, são excelentes estratégias para dar à sua marca uma visibilidade maior e, assim, alavancar as vendas futuras. Por isso, prepare seu caixa adequadamente para oferecê-las. Quando isso acontece no momento certo, você pode garantir um maior número de vendas e reverter o quadro de crescimento de outras empresas em relação à sua.
Garanta eficiência no próprio negócio
Não deixe também de garantir a devida organização de seu empreendimento para estar sempre à frente dos concorrentes. Se você fizer um bom trabalho, ficará mais difícil para que novos candidatos ocupem seu espaço no mercado — e mesmo que eles consigam se aproximar, você ainda terá condições para reagir a tempo e apresentar novidades para seus clientes.
Por isso, esteja sempre de olho em fatores como:
- a disponibilidade dos produtos de sua empresa;
- a qualificação da equipe;
- os custos que envolvem o negócio;
- a atratividade dos preços para o consumidor;
- a qualidade dos processos internos da empresa.
Caso algum desses fatores não pareça bem estruturado, é hora de rever suas práticas. Quando você olha para dentro e investe na qualidade do que a empresa oferece, dá um passo importante para garantir seu espaço no mercado.
Aposte na mudança cultural para fazer a análise de concorrência
Por fim, a dica é investir numa mudança cultural para corrigir erros que podem estar prejudicando o crescimento de seus negócios. Monitorar a concorrência representa muito mais do que simplesmente conhecer o trabalho de seus adversários. Representa uma possibilidade de antecipação capaz de dar ao seu empreendimento vantagem competitiva, podendo reagir de maneira mais rápida a eventualidades, ao manter as ações externas sob controle.
Não tome decisões apenas com base nas suas impressões pessoais a respeito do mercado. Por mais que você saiba o que está fazendo, buscar alternativas para ter um embasamento maior certamente faz com que suas tomadas de decisão sejam mais precisas.
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