Ficou Interessado?

Blog

Por que vale a pena adotar um Sistema de Gestão Integrada (SGI)?

Uma gestão eficiente é um dos principais pontos para uma empresa obter lucros e alcançar os resultados esperados. Para que isso aconteça, uma inovação tecnológica cada vez mais uma usada no mundo corporativo é o sistema de gestão integrada, também conhecido como SGI.

Essa ferramenta nada mais é do que um software que otimiza as operações, integrando as informações e melhorando a execução das tarefas e dos processos internos. Assim, os líderes promovem uma gestão integrada e o aumento da produtividade.

Hoje, é muito importante contar com a tecnologia nessas tarefas, pois é possível melhorar a competitividade no mercado e se destacar dos concorrentes. Continue leitura deste post e descubra as razões para adotar um sistema de gestão integrada!

Entenda que é o sistema de gestão integrada (SGI)

Um sistema de gestão integrada une todos os processos de uma corporação em um único lugar. Por esse motivo, ele apresenta diversas vantagens aos gestores e contribui para a eficiência operacional.

Além disso, o SGI busca atender às necessidades das organizações quando falamos da administração dos setores. Algumas áreas que esse software integra são:

  • logística e manufatura;
  • financeiro;
  • estoque;
  • comercial.

O sistema de gestão integrada propõe a automação e a conexão de muitas áreas da organização, acelerando o processo de transformação digital de maneira simples e prática.

Conheça os motivos para adotar um sistema de gestão integrada

Já pensou em administrar os dados e as informações da sua empresa sem precisar consultar diferentes recursos? Quando falamos de gestão integrada, um SGI oferece diversos benefícios, bem como autonomia e eficiência aos profissionais.

Para você entender melhor sobre essa ferramenta, listamos as principais vantagens dela. Acompanhe!

Padronização dos processos

A padronização é uma característica muito importante para o relacionamento com os fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores. Isso acontece porque ela oferece mais eficiência às atividades empresariais, ao fluxo de caixa e ao tempo de resposta de cada serviço.

Ao optar por um sistema de gestão integrada, todos os setores operam sob as mesmas normas e etapas. Com isso, é possível evitar gargalos operacionais e viabilizar processos, melhorando a eficiência.

Redução de custos

A diminuição dos custos promovida pelo SGI é referente ao controle, à execução e ao planejamento da logística e da cadeia produtiva até chegar no cliente. Basicamente, o objetivo desse recurso é reduzir as operações e atividades que não trazem valor à entrega do produto final.

Dito isso, esse software é muito interessante para as corporações, que têm a oportunidade de otimizar seus custos e investir nas áreas que realmente fazem a diferença. Ainda, ele se mostra fundamental para a tomada de decisões.

Desburocratização dos processos

Já pensou em como seria se toda a burocracia das operações empresariais fosse facilitada? É isso que um sistema de gestão integrada promove. Geralmente, a tarefa de unir informações para identificar os pontos de melhoria e fechar contratos na organização é muito complexa. Além disso, muitas vezes esse processo envolve outros profissionais e setores.

Com um SGI, essas atividades se tornam mais simples e integradas em um único lugar, permitindo que a equipe tome decisões com uma visão mais ampla das atividades.

Segurança

A segurança das informações deve ser garantida por toda empresa, pois falhas em processos e a perda ou vazamento de dados podem causar muitos prejuízos. Nesse cenário, um software de gestão atua na proteção das operações, além de automatizar as tarefas.

Além disso, a empresa tem a opção de personalizar os acessos ao sistema, definindo login e senha para cada colaborar. Desse modo, é possível reduzir os riscos de documentos e arquivos serem acessados por pessoas não autorizadas.

Mais produtividade

A automação torna o trabalho dos gestores e de suas equipes muito mais ágil, diminuindo esforços desnecessários e poupando tempo em diversas tarefas.

De modo geral, o software lida com os serviços repetitivos e padronizados. Por essa razão, um sistema de gestão integrada é capaz de aumentar a produtividade, o que também permite que os profissionais foquem seus esforços em atividades mais importantes, como as vendas, o planejamento e a análise de dados.

Veja como implementar um sistema de gestão integrada (SGI)

Contratar um SGI e começar utilizá-lo na sua organização é uma tarefa simples, mas é importante considerar alguns pontos. O primeiro diz respeito à escolha do fornecedor certo, afinal, é fundamental contar com uma empresa que oferece suporte e uma ferramenta de boa qualidade.

Em segundo lugar, entenda quais são as necessidades do seu negócio. É a partir disso que o gestor descobre quais atividades serão beneficiadas com o uso de um sistema de gestão integrada e identifica qual software será o mais eficiente.

Não deixe de ler diferentes informações sobre as ferramentas de gerenciamento e estudar todos os seus processos empresariais. Além disso, ouça as opiniões dos seus colaboradores e os feedbacks de clientes.

Assim, é possível decidir qual é o recurso ideal e conhecer as maiores dificuldades das áreas. Alguns pontos que devem ser observados são:

  • custo de implantação;
  • nível de autonomia dos setores da sua empresa;
  • suporte técnico;
  • facilidade de gestão;
  • capacitação dos profissionais.

Saiba qual sistema de automação escolher

Agora que você conhece os benefícios de um SGI e sabe como implementá-lo, não deixe de considerar todas as dicas e características citadas. Além disso, conte com um software de gestão integrada e escalável, como a solução Pirâmide 360.

Essa plataforma da Procenge oferece um gerenciamento personalizável com um completo ERP. Ela é capaz de atender às necessidades de transformação digital das organizações com agilidade, custo reduzido e flexibilidade, por meio do uso da tecnologia low code.

Além disso, essa ferramenta permite que os usuários acessem suas funcionalidades em um único ambiente web e de diferentes aplicativos, com a opção de integrá-los. Com uma interface leve, moderna e estruturada a partir de estudos de UX e UI, ela também oferece uma experiência de uso fluida e intuitiva, gerando mais produtividade no dia a dia dos usuários.

Após entender o que é um sistema de gestão integrada e como implementar essa solução na sua empresa, escolha o melhor software para as suas necessidades. Lembre-se de pensar nas vantagens promovidas e em como elas auxiliam o seu negócio.

Quer conhecer mais sobre a plataforma Pirâmide 360? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!