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User Experience: 6 vantagens de um software com interface intuitiva

Sendo uma realidade em todos os ramos da economia, a transformação digital não apenas facilitou a vida das pessoas, mas também fez com que os consumidores ficassem mais exigentes quanto aos serviços prestados. Diante disso, o User Experience (UX) ou experiência do usuário, é essencial para uma interação de qualidade.

Como a interface intuitiva é um aspecto que contribui com a qualidade da navegação, vamos mostrar neste post seis vantagens de um software. Mas, antes, vamos mergulhar no conceito do UX. Confira!

Entenda o que é o User Experience

User Experience é a forma como o usuário interage com um produto ou serviço. É um conceito que necessita de ferramentas para ser colocado em prática, como um software de interface intuitiva.

Para cumprir com o objetivo predeterminado, as empresas analisam o comportamento dos usuários, os pontos a serem melhorados e o nível de satisfação.

Trata-se de informações de extrema relevância para auxiliar nas tomadas de decisões, evitando erros que possam comprometer a saúde financeira de um determinado negócio.

Dentro dessa premissa, toda a jornada do cliente deve ser cumprida à risca, indo desde o primeiro contato até o suporte. Ao satisfazê-lo, a chance de fidelização aumenta consideravelmente.

Assim, o UX faz com que a imagem das empresas seja valorizada — ponto fundamental em um cenário de concorrência acirrada.

Veja a importância do User Experience

Quem não fica feliz quando os desejos são realizados? É o que acontece com consumidores que são valorizados em uma compra online, na busca por um serviço ou em um atendimento de qualidade, seja na web, seja offline.

Dessa maneira, a experiência do usuário tem um papel fundamental para solucionar as dores dos consumidores, completando uma jornada de compra alicerçada no bem-estar.

Com isso, oferecendo uma navegação adequada e solucionando rapidamente alguma pendência, a companhia consegue se destacar, ganhando confiança e credibilidade.

Por isso, cada vez mais as empresas investem em User Experience, com inúmeros benefícios ao implantar um software de interface intuitiva, como veremos agora.

1. Eficiência

UX se destaca pelo fato de contribuir com a eficiência em qualquer negócio. Afinal, ao investir em uma boa experiência do usuário, é possível corrigir com mais rapidez qualquer tipo de falha, desde a navegação até algo referente ao produto ou serviço.

É um reflexo da análise obtida por meio da interação com os consumidores, trazendo informações que refletem no entendimento dos desejos e necessidades, ou seja, é possível aumentar a produtividade, reduzindo possíveis erros.

Ao se sentir bem atendido, o cliente certamente escolherá o seu serviço ou produto, mesmo que o valor esteja acima da concorrência, pois a experiência será imensamente valorizada. E o melhor: ainda o indicará para amigos e familiares.

2. Maior conversão

Englobando todas as etapas de uma jornada de compra, o UX aumenta as conversões devido ao usuário se interessar pelas interações que acontecem de maneira positiva.

Assim, as chances de um cliente continuar em seu site até o fechamento de um negócio cresce, pois ele passará pelas etapas sem procurar outros endereços ou possíveis concorrentes.

Com a conversão, os lucros aumentam e o engajamento também, ou seja, o seu negócio terá mais chances de obter sucesso.

3. Conexão com a marca

A experiência do usuário bem-sucedida faz com que ocorra uma saudável conexão com a marca. Os clientes ficarão satisfeitos e farão um marketing gratuito do seu negócio, seja indicando os produtos ou serviços, seja compartilhando os posts e cases de sucesso.

É um reflexo de sentimento de gratidão por conta do UX, tendo em vista que muitas empresas desrespeitam os direitos dos consumidores e não oferecem um suporte adequado, ou seja, quem faz diferente, se destaca e conquista.

Sabendo que os clientes estão cada vez mais exigentes, a conexão com a marca traz mais visibilidade e autoridade naquilo que se faz — aspecto que contribui com o crescimento das vendas.

4. Facilidade na análise de desempenho

Ao utilizar um software com interface intuitiva, é possível captar as preferências do seu público, assim como a rotina online, obtendo dados que auxiliarão a melhorar o User Experience.

Com informações precisas, sua empresa poderá analisar com mais facilidade os índices de desempenho, podendo aparar situações que estejam causando perdas de clientes ou trazendo reclamações.

Além das experiências, é possível analisar o comportamento dos colaborados, em que cada um se destaca mais, ou seja, a linha produtiva acaba se alinhando com as necessidades e desejos do mercado varejista.

5. Retenção de clientes

A captação de clientes é o que as empresas mais almejam, de olho na melhoria nos índices de lucratividade. O UX está totalmente sintonizado com essa questão.

Isso porque quem obtém confiança em determinado produto ou serviço, é bem atendido e com uma experiência positiva, dificilmente mudará de escolha.

Dessa forma, os clientes são fidelizados e até ajudam a expandir a cartela de novos consumidores, pois querem que amigos e familiares também recebam um bom suporte e atendimento.

6. Menores custos de desenvolvimento

Ao contratar uma empresa terceirizada para desenvolver um software de interface intuitiva, haverá uma imensa redução nos custos.

Afinal, imagine se a sua empresa tivesse que desenvolver um programa específico para esse fim. Quanto não seria gasto em salários, equipamentos, projetos, enfim, é bem mais acessível implantar um User Experience por meio de um software criado por uma empresa terceirizada de TI.

Entendendo as necessidades do seu negócio, o software estará adequado para contribuir com a satisfação dos usuários, tanto clientes ou colaboradores como fornecedores.

Modelos de interfaces intuitivas que ajudam o UX

As interfaces intuitivas precisam falar a linguagem da sua persona, ter um bom designer, assim como diálogos simples e naturais. Quanto mais humanizada for, melhor.

O foco é sempre melhorar a usabilidade do usuário, identificando os erros para solucioná-los no menor tempo possível.

Tendo uma boa distribuição dos elementos em uma página na web, a interface bem elaborada faz com que o cliente permaneça em seu site, com mais chances de concluir uma compra.

Além dos aspectos citados, há ainda outros indicadores que demonstram a qualidade de uma interface, tais como:

  • falar a linguagem do seu usuário;
  • minimizar a sobrecarga de memória;
  • ter consistência;
  • dispor de espaço para feedbacks;
  • incluir saídas bem marcadas;
  • oferecer atalhos;
  • apresentar mensagens de erros claras;
  • prevenir erros.

Portanto, o User Experience é um investimento com retorno garantido em qualquer negócio, principalmente agora que as transações online estão ocupando cada vez mais espaço no mercado. Além de vender mais, a sua empresa ganhará credibilidade, desbancando a concorrência.

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