Ficou Interessado?

Blog

Qual será o futuro do trabalho em casa após o COVID-19?

Por Delano de Valença, Head de Negócios Procenge

Em nossa esfera de trabalho, muitos novos conceitos e práticas ganharam importância popular devido ao COVID. Muitas vezes ficamos nos perguntando sobre sua longevidade, uma vez que somos capazes de vencer a pandemia para sempre. Assim, as especulações que circulam sobre o trabalho em casa, usando ferramentas para startups remotas, também estão circulando, o que levou os especialistas a realizar pesquisas que lançam alguma luz sobre seu futuro.

Algumas das previsões mais interessantes sobre como trabalhar em casa são fornecidas abaixo.

Mais fé no trabalho remoto

Um dos principais fatores que desencorajaram os empregadores de facilitar o trabalho em casa é a falta de confiança. Os gerentes podem não confiar em todos os seus funcionários, pois eles terão o melhor desempenho produtivo enquanto trabalham remotamente. Nessas situações, o microgerenciamento não funciona. Mas, devido à pandemia global, as empresas foram forçadas a mudar para o trabalho remoto para acompanhar a continuidade dos negócios. E os especialistas acreditam que isso fortalecerá a confiança dos gerentes em seus funcionários que trabalham remotamente. Na verdade, eles esperam que haja uma maior demanda por flexibilidade em termos de locais e horários de trabalho. Por sua vez, isso vai favorecer os funcionários que optam por trabalhar em casa.

Aumento de funcionários WFH (Working From Home)

Cerca de 3,6% da força de trabalho no Brasil trabalha em casa, mas quase 56% é compatível com o trabalho remoto. Os números eram relativamente baixos no passado, mas a era pós COVID certamente verá um aumento nesta cultura. De acordo com uma pesquisa, quase 25 a 30% da força de trabalho no Brasil estará trabalhando em casa muitos dias por semana até o final de 2021.

Maior conscientização sobre economia de custos

Não há como negar o fato de que trabalhar em casa pode economizar muitos custos de negócios. Ele também pode ajudar as organizações a se conectar com funcionários eficientes sem se preocupar com as coordenadas geográficas!

Se você possui uma empresa iniciante, contratar freelancers remotos ou trabalhadores em tempo integral pode ser benéfico porque você não teria que alugar espaço de escritório e móveis para sua equipe. Ou seja, pode ser uma opção de economia significativa para você.

Novamente, com o trabalho remoto em pleno andamento, as empresas podem até considerar a contratação de funcionários como parte de um contrato independente, em vez de métodos tradicionais de contratação. Isso também pode economizar muitas despesas desnecessárias. Ou seja, quando você opta por trabalhar com trabalhadores remotos, a contratação se torna muito acessível e prática, especialmente se você for o proprietário de uma pequena empresa.

Redução do absenteísmo e licenças de funcionários

Os funcionários que trabalham em escritórios têm maior probabilidade de tirar licenças médicas e outras licenças. A contratação de funcionários remotos reduz as chances de tirarem o mesmo número de licenças, pois os funcionários têm a opção de trabalhar em casa em um horário flexível. As licenças devido a problemas de creche também podem ser resolvidas quando um funcionário trabalha em casa. Em outras palavras, a contratação de funcionários remotos pode levar a um menor absenteísmo. Isso significa que a produtividade aumentaria. Mulheres casadas e mães acham a ideia de trabalhar remotamente muito útil, uma vez que podem equilibrar melhor o trabalho de escritório sem se preocupar em cumprir suas obrigações familiares.

Melhoria nas taxas de retenção de funcionários

Foi observado que a contratação de trabalhadores remotos melhora a retenção de funcionários e reduz as despesas de recrutamento. Substituir um funcionário por um novo requer muito dinheiro e tempo. Você teria que treiná-los e colocá-los em dia, para atingir os níveis de produtividade exigidos. Além disso, essa dinâmica leva um tempo considerável. Sem falar que, quanto maior o treinamento e a experiência exigidos para realizar um trabalho, maior será o custo envolvido. Porém, o uso de serviços de trabalho remoto pode ajudar a reduzir essas despesas. Afinal, trabalhar em casa traz maior flexibilidade, o que ajuda os funcionários a se acomodar com mais facilidade. Isso finalmente ajuda a reter funcionários. As empresas podem esperar uma taxa impressionante de retenção de funcionários, que é uma preocupação significativa para muitas empresas em todo o mundo.

Adaptação: trabalho em casa usando software de ERP

Essa mudança repentina para um modo de trabalho totalmente digital não foi fácil. Mas as empresas se adaptaram às demandas transformadoras do mundo e estão se preparando para enfrentar os desafios de uma maneira melhor no futuro. Felizmente, existem alguns aplicativos de software excelentes, como o ERP, nos quais eles podem confiar. O ERP é um dos softwares mais populares que está capacitando as empresas a otimizar suas operações de forma holística e resistir aos altos e baixos causados pela pandemia atual.

O que torna o software ERP mais escolhido são seus diversos recursos que capacitam os proprietários de negócios com maior controle sobre as operações comerciais gerais. Ideal para todas as empresas e startups lutarem contra a tristeza dos negócios durante esta temporada de pandemia, o ERP ajuda a alavancar e agilizar processos e derivar ideias de negócios perspicazes que ajudam na adaptação mais rápida em momentos de necessidade. Dessa forma, se sua empresa já adotou a infraestrutura tecnológica, você pode integrar facilmente esse aplicativo que vem com as edições na nuvem e no local.

Os principais benefícios de usar o ERP incluem:

  • Redução de despesas de gestão empresarial, uma vez que este aplicativo ajuda a agilizar todos os processos, desde vendas e estoque até relacionamento com clientes e finanças.
  • Não importa qual departamento ou processo de sua empresa precise de atenção, você pode abordar todos eles usando o ERP. Portanto, isso oferece uma abordagem centralizada para processos remotos descentralizados.
  • Mesmo em face da pandemia, quando outros estão lutando para manter o novo normal, você pode superar essa transição sem problemas. O ERP fornece percepções analíticas importantes para identificar rapidamente as áreas que precisam de atenção imediata para continuar com o fluxo normal das funções de negócios.
  • Você e toda a sua equipe podem facilmente obter acesso às informações de negócios com o acesso móvel embutido no ERP. Portanto, facilita uma melhor coordenação geral da equipe, mesmo que você esteja localizado em regiões diferentes.
  • Começando com gerenciamento financeiro automatizado e recursos de relatório para gerenciamento de clientes, vendas, compras e gerenciamento de estoque, você pode executar todas as funções de negócios usando este software.

Palavras finais

Em um momento em que os próprios conglomerados gigantes estão lutando para suavizar os processos no espaço de trabalho totalmente digital, não é de admirar que todas as demais empresas também enfrentem dificuldades semelhantes. Mas, com soluções de software eficientes como o ERP, eles podem esperar se beneficiar dessa experiência de trabalho em casa e abraçá-la amplamente daqui para frente.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.