Ficou Interessado?

Blog

SPED Contábil 2020: confira as principais informações

O início do ano é marcado por diversas obrigações, não é verdade? Imposto de Renda, pagamentos de impostos como IPTU e IPVA são alguns exemplos.

Nas empresas não é diferente e uma dessas obrigações é o Sped Contábil. Por isso, preparamos um artigo para ajudar você nesta entrega.

O que é o Sped Contábil?

De acordo com a Receita Federal, o Sped “é o instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações”. Decreto no 7.979, de 8 de abril de 2013

Quais empresas precisam entregar?

A obrigatoriedade do Sped Contábil deve sempre ser validada pelo contador da empresa. Assim, em regra geral, estão obrigadas:

  1. Empresas que utilizam o Lucro Real;
  2. Empresas que utilizam apuração pelo Lucro Presumido (caso não tenha optado pelo Livro Caixa, ou Distribuí parcela de lucros ou dividendos sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF))
  3. Empresas Imunes/Isentas que auferiu receitas, doações, incentivos, subvenções, contribuições, auxílios, convênios e ingressos assemelhados, cuja soma seja igual ou maior R$ 4.800.000,00.

Prazo para entrega do Sped Contábil

O prazo para a entrega do Sped Contábil referente ao ano anterior foi adiado para o último dia útil do mês de julho, esse ano será dia 31/07/2020.

Penalidades

As empresas que não realizarem a entrega do Sped serão multadas. O valor será calculado a partir da receita bruta da empresa, com percentual a partir de 0,5%.

Clientes Procenge

Com o ERP Pirâmide/Pirâmide 360, é possível gerar o arquivo de forma segura com as informações contábeis necessárias para atender exigência da Receita.

Em 2020, criamos novas funcionalidade para que nossos clientes possam realizar a configuração de forma mais fácil e rápida no sistema. Confira no vídeo:

Além disso, os clientes Procenge terão um serviço disponível para apoiá-los na entrega do Sped. Para saber mais, consulte seu Gerente de Negócios.

Em caso de dúvidas, contate a Equipe de Suporte pelo WhatsApp (81) 99145.0999.