Ficou Interessado?

Blog

Conheça os diferentes tipos de software para gestão de processos

Os softwares para gestão de processos são ferramentas indispensáveis.  Afinal, vivemos na era da informação, em que as empresas geram, coletam e processam um volume enorme de dados. Todo esse processo é praticamente impossível de ser realizado manualmente.

Por isso, existem sistemas de gerenciamento — também chamados de plataforma de gestão. Assim, essas plataformas acolhem os mais diversos setores da companhia, modelando e organizando os processos. O objetivo é otimizar os resultados do empreendimento.

Pensando nisso, preparamos este post para você se familiarizar com os principais softwares de gestão de processos. Entenda como funcionam e quais são os benefícios. Boa leitura!

banner guia do ERP

Quais os principais softwares de gestão de processos?

Existem diferentes tipos de softwares de gestão de processos. Alguns são dedicados à gestão geral dos recursos empresariais, outros, à administração da carteira de clientes ou da equipe de trabalho. Adiante, listamos quais são esses principais softwares!

ERP — Enterprise Resource Planning

ERP é um software de gestão que reúne, em uma única plataforma, os dados de todos os setores da empresa. Ele serve para gerenciar todas as tarefas do negócio, desde a área administrativa até os processos operacionais.

Por meio dessa integração, as tarefas podem ser automatizadas e a gestão facilitada. Para isso, o software é geralmente fornecido em formato de módulos. Lembrando que cada um deles é responsável por gerenciar um setor da empresa, tais como:

  • Financeiro;
  • Comercial;
  • Compras;
  • Ativo;
  • Faturamento;
  • Contábil;
  • Fiscal;
  • Estoque.

Os módulos são conectados a um banco de dados único, de modo que os registros e os processos podem ser acessados e compartilhados a partir de qualquer setor. Além disso, o fluxo das tarefas pode transitar de um departamento para outro. Por exemplo, um produto vendido no comercial gera um processo que faz a separação do item no estoque.

Assim, o objetivo principal do ERP é organizar os dados da empresa sobre os clientes, funcionários, fornecedores, produtos e demais processos, e integrar essas informações. Essa integração, por sua vez, permite a automação das tarefas e a geração de dados valiosos para a tomada de decisões.

Como o ERP é um software de gestão de processos que abrange diversos setores da empresa por meio de módulos, ele tende a padronizar os processos, sendo também mais básico. Outras soluções mais específicas com mais recursos podem ser integradas a ele, como veremos a seguir.

Sistema CRM — Customer Relationship Management

CRM é uma sigla em inglês para Gestão do Relacionamento com o Cliente e consiste em um conjunto de práticas e tecnologias que focam os esforços em aprimorar as interações com o público. Essa estratégia pode ser otimizada por meio de um sistema CRM, um software que armazena todas as informações sobre os clientes, como nome, endereço, contato, perfil, histórico de interações, produtos adquiridos e muito mais.

O objetivo é entender o comportamento dos consumidores por meio da análise dos dados e antecipar suas necessidades e seus desejos a fim de aumentar as vendas e a eficiência operacional das estratégias de atração e retenção de clientes.

Sendo uma forma de sistema de gestão, ele tem características semelhantes ao ERP, mas é direcionado ao relacionamento com o público. Por exemplo, por meio de um CRM, você poderá:

  • registrar e gerenciar as informações sobre clientes;
  • compartilhar dados de usuários com sua equipe de vendas;
  • conectar seus representantes;
  • capturar as informações de contato de clientes;
  • automatizar a interação com leads;
  • obter dados gerenciais e insights para estratégias e tomada de decisões.

Empresas que se preocupam em desenvolver e manter um atendimento de alto padrão com seu público buscam investir em um CRM. É um sistema que não só facilita o relacionamento com o cliente, mas que também ajuda a aprimorar essa interação, elevando o nível de satisfação dos consumidores em relação aos produtos e serviços fornecidos.

Gestão de Recursos Humanos

Um software de RH auxilia na gestão de pessoas desde o processo de recrutamento de funcionários até a análise do desempenho dos colaboradores após contratados. Ele é capaz de facilitar o monitoramento de tarefas mais burocráticas, como:

  • controle de frequência e pontualidade por meio do ponto eletrônico;
  • acompanhamento de calendário;
  • cálculo da folha de pagamento;
  • e-Social;
  • gestão da segurança do trabalho.

Dessa forma, as informações sobre os colaboradores são gerenciadas de modo mais eficiente, permitindo que a empresa implemente medidas de valorização e aperfeiçoamento da força de trabalho.

Qual a importância de contar com um software na empresa?

Hoje, é difícil imaginar a manutenção das atividades diárias sem a ajuda da tecnologia. Como se pode notar com o tópico anterior, existem softwares dedicados à administração dos recursos gerais (ERP), dos clientes (CRM) e dos talentos que fazem parte da empresa.

Dito isso, um dos principais benefícios pode ser resumido da seguinte forma: agilidade. A tecnologia permite que muita coisa seja feita de forma ágil, eliminando atritos e problemas que afetam o alto desempenho. Assim, empresa e talentos podem ter alta performance.

Na mesma linha, outro benefício é a precisão. Quanto melhor a tecnologia adotada, menor o número de erros e acidentes ao longo do expediente. Isso quer dizer que o “desvio padrão”, isto é, o grau de variância ao longo do expediente, será cada vez menor.

Outro grande benefício é o foco no estratégico. Um bom software permite que o gestor e seu time de trabalho mantenham o foco no que é estratégico, enquanto automatizam as tarefas mais repetitivas. Assim, podem tirar máximo proveito dos seus atuais recursos.

Como uma plataforma de gestão ajuda na tomada de decisão?

Ao longo do expediente, é preciso fazer uma enorme quantidade de escolhas. Por exemplo, quais custos cortar, o que comprar, quem contratar ou quando lançar um novo produto. O que garante que sua decisão seja boa?

Em resumo, nada garante que sua decisão seja acertada, mas uma boa análise de dados certamente reduz sua margem de erro. Ou seja, se você analisa um grande volume de dados sobre seus clientes, pode antecipar suas necessidades ou predizer seu comportamento.

A análise de dados pode ser representada por três estágios:

  1. coleta de dados;
  2. organização dos dados;
  3. análise.

Em todas essas etapas, um bom software pode fazer uma grande diferença. Primeiro, porque ele pode ser a fonte dos seus dados; segundo, porque automatiza a organização dos seus dados, transformando-os em informações presentes no dashboard.

Por fim, com esses dados, é possível fazer análises profundas e chegar a determinadas constatações, que subsidiarão melhores escolhas diárias. Desse modo, o gestor pode contar menos com a intuição e mais com evidências que subsidiem suas escolhas.

Por qual razão contar com o Pirâmide 360?

Como foi possível observar, existem diferentes softwares, cada um com sua função. O ERP é um dos dos mais importantes, pois controla setores essenciais para a existência do negócio, além de promover mais agilidade aos processos, precisão nas decisões diárias e foco no que é estratégico.

O Pirâmide 360 é um ótimo exemplo disso. Em resumo, consiste em uma plataforma de gestão empresarial que pode ser moldada de acordo com as necessidades da sua empresa, integrando ou adaptando módulos para atender às exigências do empreendimento.

Desse modo, a plataforma permite que sua empresa tenha um melhor aproveitamento dos recursos, automatize atividades específicas, aumente a eficiência operacional e economize custos não estratégicos. Ou seja, garante mais competitividade.

Lembre-se: hoje, não existe uma empresa com processos bem definidos e otimizados sem o uso de softwares de gestão de processos. A questão, portanto, não é se eles precisam ser implementados, mas, sim, quais devem ser escolhidos. Nesse caso, a plataforma de gestão Pirâmide 360 ganha destaque.

E então, gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre tecnologia e adoção de softwares dentro da sua empresa? É fácil, basta entrar em contato conosco. Vamos lá!

banner solicite demonstração gratuita

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 49 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber