Ficou Interessado?

Blog

Qual a real importância da gestão de frotas para a sua empresa?

Para aprimorar as operações e se destacar no mercado, é necessário que as empresas levem em consideração a importância da gestão de frotas, tendo em vista se tratar da implementação de práticas capazes de estruturar os processos relacionados à frota de veículo da organização, centralizando o controle de atividades ligadas à análise de quilometragem, manutenção, rotas, abastecimento etc. Esse cuidado vai garantir a qualidade dos serviços prestados, levando à satisfação de parceiros e clientes, além de se tornar um diferencial competitivo.

Quer entender as principais vantagens de prezar pela gestão de frotas no negócio? Leia este conteúdo e descubra!

Agilidade

Entre a importância da gestão de frotas está a de assegurar uma entrega mais rápida e eficiente, tanto para fornecedores, outras filiais da companhia e cliente final. Quando a administração é feita com eficiência, é possível otimizar o prazo de entrega e conquistar uma economia de tempo relevante para o negócio.

Controle eficaz

Além do controle da frota de veículos em si, esse tipo de serviço também contribui para um melhor gerenciamento de documentos, o que vai contribuir para evitar dificuldade ao acesso desses registros e evitar eventuais dores de cabeça e multas.

Ganho de tempo

Melhorar a eficiência operacional é outra vantagem. Isso porque, a gestão de frota gera um aumento de produtividade, pelo fato de otimizar o tempo dos motoristas, gestores, mecânicos e demais responsáveis. Por exemplo, como o uso de ferramentas como o GPS, fica mais fácil planejar rotas de maneira mais assertiva, receber atualizações de rota e prever horários de partida e chegada.

Os rastreadores também consegue otimizar o gerenciamento de tempo e o cronograma de trabalho, o que viabiliza o acesso da mecânica no histórico de reparo, enquanto todas as informações de mecânica são acompanhados pelos responsáveis.

Redução de gastos com manutenção

O gastos com transporte são bem altos para as empresas. Assim, outro papel importante desempenhado com a gestão de frotas é o de promover uma procura frequente de medidas para minimizar os custos. Com essa economia, é possível aplicar recursos em outros setores relevantes do negócio.

Também, é possível elaborar, com base em ações de manutenções preventivas e preditivas, um planejamento de gestão de frotas e o aprimoramento das vistorias veiculares, o que vai levar a serviços mecânicos mais efetivo e aumento da vida útil dos veículos.

Segurança

As empresas que realizam transportes têm grande responsabilidade sobre os motoristas dos veículos e demais funcionários que fazem parte dos processos. Por este motivo, a gestão de frotas também é importante para manter boas práticas de transporte e qualidade de vida, promovendo maior segurança desde a permanência na organização até no decorrer de todo o trajeto.

Satisfação dos consumidores e colaboradores

A gestão de frotas gera impactos diretos no tempo de transporte e cumprimento do prazo de entrega dos produtos. Esse cuidado é importante para garantir a satisfação do consumidor final. Além disso, com a definição do melhor percurso a ser seguido, longe de acidentes, trânsito e demais imprevistos, os colaboradores também se sente mais motivados e tranquilos para trabalharem.

Agora que você entende a importância da gestão de frotas e seus benefícios, o ideal é contar com o auxílio da tecnologia, já que contar com boas ferramentas vai simplificar a rotina complexa e movimentada que envolve os processos relacionados ao transporte, o que vai fazer toda a diferença nas operações. Para isso, você pode contar com a Procenge como parceira, empresa com mais de 48 anos de mercado, especialista no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial personalizadas e integradas.

Quer conhecer melhor sobre nossas soluções, funcionalidades e vantagens? Então, entre em contato agora mesmo!