Ficou Interessado?

Blog

Agile Day: Procenge realiza evento gratuito com foco em agilidade

O Procenge Agile Day é um evento gratuito que contará com palestra “A retrospectiva como prática de sustentação da cultura de melhoria contínua nas organizações”

As empresas de Tecnologia da Informação foram pioneiras no uso de metodologias ágeis, um conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos e desenvolvimento de softwares que oferecem mais rapidez, eficiência e flexibilidade. Hoje elas passaram a revolucionar a gestão de empresas de todas as áreas.

Visando compartilhar esses benefícios entre profissionais de TI e estimular o uso dessas práticas por outros empreendimentos, a Procenge promove a 1ª edição do Procenge Agile Day. O evento online acontece no dia 20 de janeiro, às 19h, e contará com palestra sobre “A retrospectiva como prática de sustentação da cultura de melhoria contínua nas organizações”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link.

O diretor de Operações da Qualiti Innovative Learning, Agile Coach na Pitang IT, e professor da Pós-Graduação em Gestão Ágil de Projetos pela CESAR School e do MBA em Digital Strategy pela Unicap Business School, Fernando Wanderley, foi convidado para abordar porque a retrospectiva, um dos pilares da metodologia ágil, deve ser adotada no dia a dia das empresas e como implementar essa ferramenta junto às pessoas.

Em 2020, a Procenge criou o NIAP (Núcleo de Incentivo à Agilidade na Procenge) formado por colaboradores de várias áreas da empresa. O time foi responsável por facilitar cerimônias de Retrospectiva em todos os setores e também por promover eventos e ações como o Procenge Agile, que teve sua primeira edição em junho deste ano exclusivamente para os funcionários da empresa.

Rafael Beckman

Rafael Beckman – Gerente de Qualidade e Testes e Líder do NIAP

 

“O Procenge Agile Day é fruto desse trabalho tocado internamente pelo NIAP e dá início a uma série de eventos sobre Agilidade que estamos programando para 2022”, comentou Rafael Beckman, Gerente de Qualidade e Testes e responsável pelo NIAP.

 

 

 

A transmissão da palestra será feita ao vivo pelo Zoom. Depois de se inscreverem, os participantes receberão o link por e-mail. O Procenge Agile Day é um espaço para compartilhar e trocar conhecimento com quem acredita que a Agilidade pode transformar a realidade das empresas para melhor. 

Última Edição

Entre os dias 7 e 11 de junho de 2021, a Procenge realizou o Procenge Agile Week, evento interno que tem o objetivo de disseminar os conceitos e práticas da Agilidade entre os colaboradores, tornando a organização ainda mais Ágil. A Programação contou com nomes importantes da cena Ágil, como Andy BarbosaRodrigo Oliveira e Ricardo Peters. Confira:

 

Palestrantes

 
Andy Barbosa é Agile Coach Certified, Professional Coach, Scrum Coach, Certified Scrum Professional – CSP, Lean Change Management, DevOps Professional; SAFe SPC e LPM;,além de especialista em Management 3.0.
 
 
 
 
 
Fernando Fernandes, Lídia Cavalcante, Pedro Pereira e Wagner Beethoven formam a equipe de Designers da Procenge. Juntos, eles irão mostrar como o Agile UX pode colaborar com a criação de soluções.
 
 
 
 
Accredited Kanban University Trainer, Kanban Coach Professional e PMP®️, Rodrigo Oliveira atua na área de T.I. há mais de 20 anos e possui sólida experiência em gestão de projetos e fábricas de software, atuando com abordagens ágeis por mais de 5 anos.
 
 
 
 
Ricardo Peters se destaca pela sua paixão quando o assunto é gestão e agilidade na prática,  ajudando equipes e líderes em sua jornada rumo à agilidade. Seu foco está em unir pessoas para navegar os diferentes desafios, abordagens, métodos e culturas organizacionais.
 
 
 
 
 
Ana Uriarte é sócia e facilitadora da Happen, uma startup que atua com a análise e o desenvolvimento de Soft e Digital Skills em organizações por meio de mapeamento e capacitações.
 
 
 
 

Realização

Esta é a primeira edição do evento que promete ser também a última em formato exclusivo para o público interno. A expectativa é que uma nova edição possa ser realizada, dessa vez com inscrições abertas ao público.

O evento foi organizado pelo NIAP – Núcleo de Incentivo à Agilidade da Procenge que é formado por colaboradores de diferentes setores da empresa.

Segundo Bruno Santana, Diretor de Produtos da Procenge e responsável pelo Núcleo,

“a criação do NIAP foi estratégica para apoiar a empresa no tema Agilidade. O grupo está responsável por propor iniciativas de disseminação de conhecimento sobre o assunto, como o Procenge Agile Week, e também trazer ações e práticas que ajudem as equipes a se tornarem cada vez mais ágeis. Um exemplo são as retrospectivas que estão sendo realizadas com todos os times da empresa”, comenta.

Bruno Santana | Diretor de Produtos da Procenge