Ficou Interessado?

Blog

Pressão nas Vendas: algumas maneiras de “ficar frio”

Por Delano de Valença, Head de Negócios Procenge

Se você perguntasse a um punhado de ex-vendedores por que eles deixaram a profissão, há poucas dúvidas de que ouviria a palavra “estresse” como parte da resposta. Embora haja exceções, para a maioria das pessoas as vendas são estressantes.

Esse estresse vem da pressão: pressão para atingir sua cota de vendas, pressão de gerentes de vendas, pressão de clientes em potencial exigentes e pressão de lidar com tudo o que está entre os dois.

Embora você não possa se inocular da pressão e do estresse resultante, você pode fazer algo para lidar com isso. Se você observar os vendedores de alto desempenho, descobrirá que a maioria deles aprendeu como gerenciar a pressão nas vendas de forma eficaz, sem permitir que ela afete seu desempenho.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a manter a calma quando tudo parece estar girando fora de controle:

1. Entenda o que está acontecendo

Se você quiser lidar melhor com a pressão, a primeira coisa que você precisa fazer é reconhecer quando isso está acontecendo e como está afetando você. Num minuto você pode estar em uma ligação, no próximo, apagando um incêndio com um cliente em potencial. Antes que você perceba, seu estresse está nas alturas e você se sente péssimo. Mas quando você entende por que se sente assim – o que é perfeitamente normal – você pode pivotar em direção a uma solução e começar a assumir o controle.

2. Priorize

Muitas vezes sentimos que há um milhão de coisas que precisam de nossa atenção em um determinado dia, mas nem todas essas coisas exigem o mesmo nível de urgência. Para gerenciar o estresse de forma eficaz, você precisa aprender a priorizar. E você não deve apenas priorizar o que está fazendo, mas também o que pensa e se preocupa. Um telefonema de um cliente em potencial que está prestes a fechar é mais importante do que terminar seu curso de treinamento de educação continuada, portanto, certifique-se de não estar dando a eles o mesmo nível de preocupação.

3. Mantenha-se saudável

Isso, é claro, não é uma revelação. Quando você se sente melhor, você tem mais capacidade para lidar com o estresse. Dormir o suficiente faz uma enorme diferença. Assim como uma alimentação mais saudável, tomar ar fresco e praticar exercícios.

O estresse libera o hormônio cortisol, que causa um aumento na frequência cardíaca e na pressão arterial, junto com outras coisas desagradáveis. E lembre: você pode minimizar esse impacto assumindo o controle de sua saúde, o que tem a vantagem de ajudá-lo também fora do local de trabalho.

4. Trabalhe nisso

Quando as coisas caem em desordem, muitos de nós temos a tendência de sentar e ficar obcecados com o que está acontecendo de errado, permitindo-nos ficar sobrecarregados. Mas, em vez de ruminar, a melhor coisa a fazer é trabalhar. Apague os incêndios um por um e analise a lista do que você precisa consertar. Agir para resolver seus problemas não apenas eliminará muitas das causas de seu estresse, mas também ajudará a afastar sua mente daquelas coisas que o estão estressando.

5. Evite “espiralar”

Você já deve saber que nossos cérebros são programados para a autopreservação. Então, quando as coisas dão errado no trabalho, nossa mente-lagarto começa a catastrofizar. Ela tenta nos convencer de que vamos perder nosso emprego e acabar vivendo nas ruas. Isso, no entanto, é exatamente o que você deseja evitar. Imaginar todos os cenários “e se” não é apenas improdutivo, é prejudicial à nossa saúde. Em vez disso, mantenha as coisas dentro do contexto, concentrando-se no problema em questão, não no cenário de pesadelo que você acabou de criar em sua mente.

6. Pratique mindfulness

Mindfulness está na moda atualmente, e por boas razões. Está provado que ajuda a reduzir o estresse e aumentar o foco e a concentração. Afinal, quem não gostaria disso?

Assim, existem muitos recursos disponíveis para qualquer pessoa interessada em aprender sobre mindfulness. Ou seja, você pode começar com uma pesquisa básica no Google. E se, como a maioria dos vendedores, você é uma pessoa ocupada, não precisa se preocupar. Mesmo alguns minutos de meditação consciente por dia têm demonstrado efeitos duradouros. Apenas agende quinze minutos extras antes do seu café da manhã e você começará a ver os resultados.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.