Ficou Interessado?

Blog

Por que considerar soluções de ERP Personalizadas para o seu negócio

Por Delano Lins, Head de Negócios

O software ERP (Enterprise Resource Planning) escolhido corretamente pode ajudá-lo a organizar, automatizar e melhorar seus negócios. O software ERP personalizado pode aumentar a eficiência e manter o crescimento contínuo. Infelizmente, ao escolher esse tipo de software aleatoriamente, você corre o risco de desperdiçar dinheiro sem impulsionar seu negócio. Neste artigo, considero os principais benefícios do uso de soluções ERP customizadas e compartilho com você algumas dicas que o ajudarão a escolher a solução ERP certa. 

Como as soluções de ERP customizadas e escalonáveis permitem impulsionar os negócios

Um aplicativo ERP é uma ferramenta de gerenciamento de dados que permite visualizar e compartilhar dados para otimizar e automatizar as operações básicas de negócios. Existe um equívoco comum de que o software ERP é adequado apenas para grandes organizações. A verdade é que mesmo as pequenas e médias empresas podem se beneficiar do uso de soluções ERP customizadas. Tais sistemas possuem arquitetura modular e podem ser modificados conforme as mudanças do negócio, acompanhando o aumento da complexidade. Portanto, cada vez com mais frequência podemos enfrentar a situação em que empresas que seguem o desejo de redução de custos, decidem abandonar a ideia de desenvolver uma aplicação ERP do zero. Em vez disso, eles decidem modernizar a solução de software existente, adicionando módulos personalizados que implementam recursos ausentes. 

Devido à estrutura organizacional, interconexões complexas entre os departamentos e outras questões, pode ser difícil coletar e analisar os dados. ERP é a ferramenta que permite coletar, organizar e interpretar dados de várias transações comerciais, incluindo: 

·      Relação com cliente 

·      Cadeia de mantimentos 

·      Inventário Compra Recursos humanos 

·      Finança Vendas 

·      Manufatura 

·      Engenharia 

·      Produção

·      Logística

Sem serem processadas, essas informações não têm um contexto e perspectiva. Além disso, você não pode ver as conexões entre as diferentes partes dos dados. As soluções ERP personalizadas permitem extrair, automatizar e organizar esses dados, o que ajuda a desenvolver uma visão necessária para movimentos de negócios inteligentes. O software ERP permite que as organizações se tornem mais flexíveis e eficientes ao tomar decisões baseadas em dados. As empresas demonstram um sólido interesse em soluções ERP em todo o mundo. 

Para ter certeza de que o ERP ainda é uma tecnologia de perspectiva que merece sua atenção, vamos dar uma olhada nas opiniões dos principais influenciadores no mercado de ERP.

Como soluções ERP personalizadas ajudam a impulsionar seus negócios 

Além da capacidade de rastrear indicadores chave de desempenho (KPIs) em tempo real, os sistemas ERP podem integrar unidades de negócios, monitorar o fluxo de trabalho, identificar duplicatas e analisar a integridade dos dados. 

Aqui estão as principais características do software ERP que podem ajudar as empresas a economizar dinheiro: 

·      Automatizar certas partes do trabalho de um funcionário 

·      Solução de problemas de software de uso único 

·      Garantir a segurança de todos os dados da empresa reunidos em um só lugar 

·      Criação de uma solução única para análise e relatórios

·      Simplificando o controle de estoque e vendas 

·      Melhorar a cooperação entre funcionários em diferentes departamentos da empresa 

Para melhor atender às necessidades de uma determinada empresa, a solução ERP pode funcionar em dois níveis: 

ERP como um sistema ou solução única feita do zero. Essa opção é preferível caso você não use nenhum aplicativo ERP e pretenda se inscrever para os serviços de uma empresa de desenvolvimento de software. Os analistas de negócios conduzirão uma série de entrevistas para definir os problemas do seu negócio e desenvolver uma solução de software adequada para resolvê-los. 

ERP como módulos integrados para o sistema existente. Esta opção permite melhorar os processos de negócios usados sem gastar recursos no desenvolvimento e implantação de uma nova solução de software. Em vez disso, você pode adicionar novos módulos ao aplicativo que já está em uso e realizar a personalização concomitante, se necessário. Entre as opções possíveis estão módulo de relatórios, ferramentas de gerenciamento de clientes e pedidos, ferramentas de gerenciamento de carga de trabalho, sistema de rastreamento de tempo, painéis de projeto e assim por diante. Essa solução pode ajudar a aumentar a eficiência da análise, melhorar a geração de relatórios e permitir a tomada de melhores decisões de negócios sem interromper nenhum processo de negócios.

Erros comuns ao escolher o software ERP 

Falta de uma estratégia sólida 

Quando você está em busca de um novo sistema ERP, uma das principais prioridades para você é esclarecer os requisitos de seu negócio. Você deve ter uma visão clara da sua estratégia e dos principais objetivos do negócio. Você deve definir que tipo de solução ERP sua empresa precisa. As alternativas possíveis incluem o sistema desenvolvido de raiz e um módulo separado (financeiro, manufatura, RH, vendas, CRM, gestão de projetos). Lembre-se de que não há necessidade de pressa para escolher um sistema ERP específico. Antes de fazer isso, você deve despender tempo suficiente para entender quais são as necessidades do seu negócio e quão altos serão os custos. É crucial ter clareza sobre os benefícios que um sistema ou módulo ERP trará. A razão é que a solução escolhida terá papel fundamental nas perspectivas de seu negócio. 

Especificação de requisitos não padrão 

Ao escolher uma solução ERP, muitas empresas exigem a implementação de módulos muito específicos. A título de exemplo, um módulo que baixa algumas informações legais dos sites oficiais para o sistema. Em vez de tentar fornecer todos os recursos que podem ou não ser exigidos no futuro, você deve se concentrar em recursos que garantirão vantagem competitiva no mercado. Por exemplo, automação da coleta de informações, geração de relatórios com um clique e assim por diante. 

Usando uma versão de demonstração para avaliar o sistema 

Os fornecedores de software ficarão felizes em demonstrar a você as possibilidades de seus softwares ERP projetados de acordo com a interpretação de seus requisitos. Diferentes empresas possuem diferentes metodologias de desenvolvimento e conjunto de tecnologias utilizadas. Portanto, pode ser muito difícil comparar os resultados de seu trabalho. Uma possível solução é pedir uma demonstração estruturada que permitirá comparar “maçãs com maçãs”. O objetivo é oferecer o mesmo plano de teste para cada fornecedor de software em potencial. Esse plano deve descrever todos os cenários que você deseja testar. Você deve se concentrar em quão bem a solução desenvolvida atende aos seus requisitos. Este teste deve confirmar que a funcionalidade implementada em uma solução ERP pode melhorar seus processos de negócios. 

Foco nos custos em vez de benefícios

Todo cliente deseja que sua solução ERP seja entregue no prazo e de acordo com o orçamento disponível. Atingir essas metas geralmente é considerado um resultado bem-sucedido. É uma coisa muito natural garantir que os custos de desenvolvimento e implantação de software sejam mantidos dentro das expectativas iniciais. Mas, infelizmente, tal abordagem não leva em consideração as perspectivas potenciais. 

Lembre-se de que os benefícios de longo prazo devem prevalecer sobre os custos iniciais de desenvolvimento. Em vez de se concentrar em quanto um determinado aplicativo ERP custará à sua empresa, tente avaliar as perspectivas de longo prazo. Uma das piores coisas a fazer é preferir uma solução ERP a outra apenas por razões de custo. Você deve considerar que gastar 10% ou 15% a mais com softwares ERP que são projetados de acordo com as peculiaridades do seu negócio pode eventualmente aumentar em muito os seus benefícios financeiros.

Vantagens e exemplos de software ERP personalizado 

O software ERP personalizado pode fornecer uma vantagem comercial para qualquer empresa, pois é projetado para seguir os requisitos exatos formulados pelo cliente. Soluções prontas para uso têm certas vantagens, mas esse tipo de software não é adequado para todos, uma vez que cada negócio é único. Algumas empresas enfrentaram diversos problemas após começarem a usar soluções prontas para uso, devido à necessidade de adaptar o fluxo de trabalho de acordo com as especificidades desse software. Vamos considerar os principais benefícios do uso de software ERP personalizado.

Redução de despesas adicionais 

As soluções de ERP de prateleira implementam funcionalidades que devem corresponder aos requisitos de uma organização média. Isso pode ter consequências diferentes para sua empresa. O desenvolvimento de software requer tempo e esforços que se refletem no custo final. Mesmo que haja alguns recursos nos quais sua empresa não esteja interessada, você terá que pagar o preço integral. Por outro lado, a ausência de recursos exigidos por sua empresa em particular resultará em perdas adicionais em sua implementação. A principal vantagem das soluções de ERP personalizadas é que as empresas de software criam esses aplicativos do zero, de acordo com seus requisitos. 

Os fornecedores de software envidam esforços suficientes para compreender cada aspecto exclusivo de seu negócio, como o setor em que você trabalha, a natureza dos dados que você usa e a especificidade da legislação local. Tal abordagem pode garantir que o produto de software final implementará soluções para seus problemas de negócios sem violar as regulamentações locais, por exemplo, relacionadas ao armazenamento de dados pessoais.

Sem alterações de fluxo de trabalho 

Às vezes, a implementação de um novo sistema ERP significa que os funcionários terão que alterar o fluxo de trabalho de acordo com o software que será usado. Ao escolher uma solução ERP personalizada, você pode evitar tais consequências. Esse software é feito de acordo com as especificidades do seu negócio, de modo que pode automatizar operações manuais sem alterar a forma habitual de fazer as coisas. 

Caso você queira evitar atrasos em seu fluxo de trabalho, integrar um módulo ERP em seu sistema será uma escolha decente. O Skyline é um exemplo de como o módulo de relatório ERP integrado pode ser: 

Esta solução permite aos usuários receber instantaneamente as informações mais relevantes sobre eventos de negócios atuais. O módulo de relatório visual e numérico representa dados de negócios complexos em uma forma facilmente interpretável que ajuda a tomar decisões de negócios importantes com mais rapidez. Além disso, os usuários podem obter acesso instantâneo à disponibilidade de estoque, perfis de clientes e históricos de pedidos. 

Interface de usuário aprimorada Quando você trabalha em uma tarefa complexa que requer a análise de toneladas de dados, a primeira coisa que importa é uma interface de usuário projetada adequadamente. O usuário deve ter a possibilidade de entender facilmente quais dados são exibidos na tela e qual é a finalidade de todos os controles. Como as soluções ERP personalizadas são projetadas para atender às necessidades de uma empresa específica, você pode ter certeza de que analistas de negócios e desenvolvedores do fornecedor de software farão os esforços necessários para alcançar a melhor experiência do usuário. 

Sistema de relatórios automatizado e unificado soluções ERP personalizadas fornecem informações completas sobre os processos operacionais em diferentes departamentos da sua empresa, como finanças, gestão de RH, manufatura, marketing, cadeia de suprimentos, gestão de armazém, etc. O software ERP pode automatizar o fluxo de trabalho de um departamento ou função para outro. Ajuda a garantir que todas as atividades do departamento são monitoradas por um único sistema de relatórios que simplifica a análise das estatísticas. Como exemplo de um aplicativo ERP que foi projetado para gerenciar o fluxo de trabalho de uma empresa em diferentes estágios.

Esta solução permite simplificar o monitoramento do fluxo de trabalho da empresa, começando com a criação do contrato e terminando com a geração de relatórios. O aplicativo permite obter acesso instantâneo a contatos, pedidos, planejamento de turnos e principais KPIs. 

Conclusão: 

soluções ERP personalizadas 

A escolha de uma solução ERP para pequenas e médias empresas pode ser uma questão bastante desafiadora. Ao preferir uma solução pronta para uso em vez de um software customizado, você corre o risco de gastar dinheiro na solução que não reflete totalmente os recursos do seu negócio. Comprando uma solução ERP pronta, você provavelmente enfrentará a falta de recursos importantes. Para atender às suas expectativas, as empresas de desenvolvimento de software personalizado dedicam seu tempo para conhecer melhor sua empresa e fornecer soluções de software para seus problemas de negócios. Avalie objetivamente o potencial dos desenvolvedores de ERP, você terá certeza de que pode escolher a melhor solução que atenderá às suas necessidades previsíveis com o mínimo de risco. 

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 48 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.