Ficou Interessado?

Blog

Empresa digital: o papel dos CFOs

Por Delano de Valença, Head de Negócios Procenge

Com a transformação digital, o papel dos Diretores Financeiros (doravante “CFO”) evoluiu. De uma liderança operacional direta chegou a uma orientação estratégica da direção geral que uma empresa deve buscar. No entanto, quais são os benefícios reais da transformação digital para os CFOs?

Por que um CFO deve se preocupar com todos os avanços oferecidos pela transformação digital?

Direta ou indiretamente, os CFOs entrarão em contato com a transformação digital. Em primeiro lugar, a transformação digital está ligada a custos, eficácia e avanços tecnológicos. Os líderes financeiros podem gerar os seguintes benefícios do envolvimento ativo na jornada digital de suas empresas:

Processos Financeiros Melhorados

De acordo com a Oxford Economics Survey, 73% dos líderes financeiros pesquisados acreditam que a automação está melhorando a eficiência. Com a ajuda das ferramentas digitais de hoje é possível ir além. Logo, os CFOs podem automatizar facilmente todos os processos manuais que são demorados e caros.

A automação de processos robóticos (doravante “RPA”) é a base para a otimização de serviços financeiros. Como resultado, o RPA acelera a transformação digital dos processos de negócios. Isso acontece porque ele replica automaticamente ações tediosas que não agregam valor.

Os mecanismos baseados em nuvem mesclam vários sistemas e arquiteturas. A partir daí, eles apresentam uma plataforma unificada para desempenho de tarefas operacionais. A Inteligência Artificial (doravante “IA) aprimora os processos, traz profundidade e remove a complexidade irrelevante.

Por fim, processos altamente automatizados e padronizados resultam em alto desempenho e eficiência. que podem ser alcançados apenas com a aplicação das ferramentas digitais.

Impulso nas capacidades analíticas

Análise preditiva e aprendizado de máquina revelam o poder dos dados, um dos principais ativos que uma empresa possui hoje. Dessa forma, o big data pode ser processado em um nível completamente diferente do anterior. Isso acontece porque ele fornece uma visão em tempo real da situação real dos negócios.

Sob o mesmo ponto de vista, o planejamento e a previsão tradicionais estão sendo anulados por novas funções e algoritmos. Assim, os CFOs têm a tremenda possibilidade de converter a análise padrão em um ativo excepcional que é trabalhado e acessado em tempo real pela equipe financeira e também pela gerência.

Maior tomada de decisão e valor agregado

Devido aos recursos analíticos aprimorados mencionados acima com as tendências digitais modernas, toda a empresa pode contar com os poderosos insights extraídos de seus dados.

Melhora-se tremendamente a capacidade de reagir e agir de uma empresa. Ou seja, as decisões podem ser tomadas em um tempo mais curto e mais eficaz devido à análise precisa dos dados. Com isso, o CFO é a pessoa-chave, pois ele tem o poder de divulgar a “lenda” por trás dos números financeiros e permitir a avaliação do impacto de todas as transações e oportunidades de negócios. Este é um dos principais aspectos, o que mostra que, nessa empresa digital, o papel do CFO está sendo ampliado.

Eficiência de custos

A minimização de custos é uma das principais responsabilidades de um CFO. Ao automatizar e harmonizar os processos financeiros, uma grande quantidade de trabalho manual está sendo diminuída, o que resulta em economias de custo visíveis. A automação, por outro lado, garante que as pessoas realizem tarefas continuamente. Afastar-se das soluções tradicionais locais para a nuvem também pode resultar na diminuição dos custos de capital de despesas, servidores locais, etc. No longo prazo, todas as melhorias na área de melhoria de processos resultarão em custos gerais mais baixos.

Taxa de risco e erro reduzida

As tecnologias de aprendizado de máquina (ML) garantem maior valor dos processos principais, como gerenciamento de caixa. O ML “aprende” automaticamente com dados históricos, cria sua própria lógica e ajuda a reduzir possíveis erros. Da mesma forma, o processo de conformidade, tão crucial para as finanças, também resultará livre de erros.

Com a aplicação de tecnologia de ponta para processos financeiros cruciais, os CFOs estão minimizando diretamente os riscos, principalmente ligados ao fator humano.

Agilidade e escalabilidade

Devido à natureza dos processos automatizados orientados por insights, os CFOs garantirão uma resposta oportuna e eficaz de toda a organização a qualquer possível desafio ou interrupção de negócios. Ou seja, uma infraestrutura digital também permitirá que o departamento financeiro dimensione suas operações com base na necessidade e no crescimento.

Assim, é evidente que a transformação digital não é apenas uma meta para uma empresa que deseja obter vantagem competitiva. Mas também um assunto importante na agenda de qualquer CFO.

Definitivamente, isso traz benefícios excepcionais para o cargo de Diretor Financeiro. Além do mais, ele passa a ter um poder único em suas mãos, pode marcar uma nova era do setor em uma empresa digital.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.