Ficou Interessado?

Blog

Descubra como aproveitar as oportunidades na crise

Os momentos de crise são desafiadores e exigem que os responsáveis pelo gerenciamento de uma empresa aprendam a lidar com a situação da melhor forma possível, evitando maiores prejuízos para os negócios. Isso é possível quando se passa a buscar oportunidades na crise.

As crises, ao contrário do que se pensa, podem proporcionar aspectos  positivos. Afinal, elas demonstram pontos que não estavam funcionando da melhor forma e mudanças que precisam ser feitas. Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura deste texto e descubra mais!

Como conseguir aproveitar oportunidades na crise em uma empresa?

Saber aproveitar oportunidades na crise é algo que precisa ser desenvolvido tanto no nível pessoal quanto no profissional. De toda forma,  não é uma tarefa fácil. Por isso, abaixo, separamos algumas dicas.

Enxergue a crise com positividade

Para conseguir executar essa dica, é preciso buscar encontrar os pontos positivos, não deixando o pessimismo dominar a situação. Portanto, analise esse momento como um incentivo para se reinventar. Ao melhorar e sair da zona de conforto, você torna seu negócio mais seguro e preparado para o futuro.

Uma forma eficaz de fazer isso é analisando as ameaças, fraquezas, pontos fortes e oportunidades, ou seja, aplicando a matriz SWOT. Ela também é conhecida como FOFA e. pode ajudar o gestor a entender melhor o cenário da empresa.

Acompanhe as mudanças do mercado

Para conseguir aplicar a matriz SWOT e elaborar um bom planejamento estratégico diante do cenário de crise, é essencial atentar ao mercado, acompanhando movimentos e estratégias que estão sendo utilizados tanto em nível nacional quanto em internacional.

Por meio dessas mudanças, você conseguirá compreender como muitas empresas e pessoas estão se adaptando à nova realidade e às necessidades do momento. Afinal, as mudanças interferem nas relações, nos padrões de compra e, principalmente, nas demandas. A partir do momento em que você compreende esses novos aspectos, pode se adequar com maior rapidez e eficiência.

Invista em novas estratégias de negócio

Após saber quais são as novas tendências e demandas, invista em novas estratégias, ou seja, abrace essas mudanças para não ficar para trás. Por exemplo, muitas empresas perderam clientes por não atualizarem seus processos. Uma loja de bairro que não tem perfis nas redes sociais, um site e uma estratégia online não soube se adequar às mudanças e perderá espaço para outras que oferecem serviços online.

Da mesma forma acontece com uma empresa que não otimizou seus processos internos. Ao deixar implementar tecnologias que auxiliam na identificação de falhas, na coleta de dados e nas demais atividades cotidianas também não se adequou ao cenário atual em que empresas conseguem trabalhar remotamente e automatizam diversas etapas, utilizando de forma mais eficiente sua mão de obra.

Torne seus processos mais ágeis e econômicos

Essa dica envolve melhorar os processos de gestão e a comunicação interna e, até mesmo, adotar uma cultura mais tecnológica no dia a dia da empresa. Entretanto, para tornar os processos mais ágeis e econômicos é necessário avaliar todas as atividades que são desempenhadas na empresa e quais delas não agregam valor, quais precisam ser melhoradas, encurtadas etc.

Os métodos ágeis têm sido muito valorizados em diversas empresas por auxiliarem a desburocratizar e otimizar os processos internos. Eles proporcionam uma maior integração entre os setores e resultados mais vantajosos, como aumento da produtividade e da lucratividade, assim como maior motivação dos colaboradores.

Adapte processos e ferramentas por meio da automatização

Essa é uma mudança essencial, pois possibilita o aumento da produção  resultando em maior lucratividade. Por isso, os investimentos em tecnologia são aliados para vencer momentos de crise. Inclusive, essa dica está totalmente alinhada com a mudança dos processos e a adoção de metodologias ágeis, sendo ideal implementá-las em conjunto.

Por meio da automatização dos processos, diversas atividades que antes eram executadas por colaboradores são reduzidas ou extintas. Isso é possível porque os softwares e sistemas passa a ser utilizados. Assim, esses colaboradores podem ser remanejados para outras atividades que demandam uma atuação mais analítica e que proporcionam maior valor e retorno.

Entretanto, como conseguir se preparar, enxergar e aproveitar as oportunidades na crise? Bom, para começar é essencial contar com uma empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão. Assim, será possível verificar quais são as soluções ideais para seu negócio e quais as tecnologias mais eficazes.

Fez sentido pra você? Então, entre em contato com a PROCENGE e conheça o Pirâmide 360, uma plataforma que integra as melhores soluções de gestão e personalizadas que irão te ajudar com esse desafio.

Somos uma empresa de TI com 47 anos de mercado, sediada no Porto Digital. Know-how no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial personalizadas com foco em inovação. Nosso propósito é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios e gerar resultados sustentáveis.