Ficou Interessado?

Blog

Office Spaces: Evolução para Novas Necessidades

Por Delano Lins, Head de Negócios

A tecnologia mudou drasticamente a maneira como trabalhamos de muitas maneiras. Estão surgindo soluções tecnológicas inovadoras que estão transformando o design de espaços de escritórios, integrando tecnologia com edifícios de novas formas e atendendo ao desejo dos funcionários de ter mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

#Tecnologias #Inteligentes #Integradas

As tecnologias inteligentes integradas podem registrar dados de energia e permitir que um edifício aprenda com o comportamento dos funcionários. A análise pode informar a tomada de decisão sobre quais melhorias fazer para maximizar o espaço e o uso de energia.

Usando sensores de movimento e outros produtos de rastreamento digital, é possível adaptar um espaço às pessoas que o utilizam no momento. Quartos ou até mesmo andares inteiros podem ser desligados se não estiverem em uso. Os funcionários podem personalizar seus sistemas audiovisuais e iluminação pessoal com sensores implantados no espaço e aplicativos personalizados.

Flexibilidade no local de trabalho

Os jovens profissionais desejam flexibilidade em seus espaços de trabalho, desde espaços privados, quando precisam, até espaços abertos onde possam se comunicar e colaborar. As organizações precisam levar isso em consideração ao projetar áreas de trabalho.

No final do dia, eles querem um espaço de trabalho que reflita a cultura da empresa. Usar a comunidade como estratégia de design afetará não apenas a cultura e o bem-estar, mas também a produtividade dos funcionários e a capacidade de retê-los.

Os funcionários geralmente experimentam níveis mais altos de estresse e podem se concentrar menos quando trabalham em espaços abertos que são tão populares hoje em dia. É por isso que algumas empresas estão instalando cabines de privacidade independentes com paredes à prova de som, tomadas, uma mesa e ventilação.

O pequeno espaço privado permite que eles recebam ligações, se concentrem em um projeto com prazo ou hospede uma videoconferência sem atrapalhar os colegas. O custo de instalação de estandes é uma fração do custo de reconstrução de um escritório inteiro.

Integrando tecnologia com edifícios

Em nossa sociedade conectada, proteger a comunicação de voz e dados é de extrema importância. Já existe uma empresa com visão de futuro que está revolucionando a indústria com seu premiado piso elevado de baixo perfil e sistema de gerenciamento de cabos.

A metodologia desafia as formas convencionais de integração de fios e cabos em edifícios. Está redefinindo como gerenciar as necessidades dos edifícios integrados exigidos hoje e amanhã. Existem sistemas que permite o tipo de flexibilidade necessária para atender aos desafios criados pela evolução das tecnologias de local de trabalho. É facilmente capaz de se adaptar às necessidades em constante mudança, como o crescimento do negócio, e manter os custos baixos.

Um grande foco no bem-estar

Muitas empresas estão aumentando seus benefícios de saúde e bem-estar devido à demanda dos funcionários. Isso também está se traduzindo em design de espaço de escritório. Alguns escritórios agora têm cabines de meditação e outros têm cápsulas de soneca, onde os funcionários podem tirar uma soneca rápida e refrescante.

Um número crescente de escritórios inclui quartos das mães, onde elas podem extrair leite materno. Os funcionários querem um melhor equilíbrio entre vida e trabalho, e o design de escritório que promova o bem-estar provavelmente será uma tendência. Quando as empresas definem essas tendências, é provável que outras as sigam, visto que veem os benefícios de manter seus funcionários felizes.

Um aspecto da comunidade

As pessoas estão priorizando espaços de trabalho que proporcionem um senso de comunidade. Espaços de coworking com modelos de associação não oferecem apenas espaços de trabalho, mas os indivíduos podem participar de workshops, painéis, eventos de networking e outros eventos para desenvolver suas carreiras. Alguns desses espaços são particularmente adequados para certos grupos populacionais.

Por exemplo, alguns são projetados para acomodar a maneira como as mulheres trabalham e podem participar de eventos relacionados à liderança, engajamento cívico, etc. Os espaços de coworking provavelmente se tornarão mais nichos com o tempo e poderão começar a atender a setores ou negócios específicos.