Ficou Interessado?

Blog

Não se deixe seduzir pela "nota perfeita": o som da inovação

Por Delano Lins, Head de Negócios

Na música, uma nota é um som puro de uma única frequência ou altura. O que percebemos como uma nota é simplesmente a vibração das moléculas de ar entre a fonte e nossos ouvidos. As coisas ficam mais emocionantes quando tocamos três ou mais notas ao mesmo tempo. Este é um acorde. Como os estudantes de teoria musical entendem, alguns conjuntos de notas tocados juntos como acordes soam harmoniosos e outros conjuntos soam desarmônicos ou dissonantes. Existem espaços desiguais entre as frequências das notas que compõem acordes harmoniosos. Existem muitos desses acordes – todos os quais, de uma forma ou de outra, expressam a intenção.

Acorde harmonioso

Penso na criação de acordes musicais como uma metáfora para a criação de produtos inovadores. Converter uma ideia inventiva em um produto inovador requer encontrar o acorde harmonioso que equilibra viabilidade, viabilidade e utilidade. Normalmente, há mais “notas” a considerar (ou seja, sustentabilidade, legalidade, desejabilidade), mas vamos continuar com o mínimo que precisamos para um “acorde”. Nunca é suficiente considerar e provar a viabilidade técnica, a viabilidade do negócio ou a utilidade do usuário apenas. Em nosso mundo, pelo menos esses três fatores devem ser jogados. E o tom de pelo menos esses três fatores deve ser tocado harmoniosamente. Inovação não é encontrar aquela nota perfeita – é sobre a combinação intencional de notas em um acorde complexo, expressivo e harmonioso.

Seja um bom musicista

Então, de volta à música por um minuto. Como você sabe quais notas serão combinadas para criar um acorde harmonioso? Na música, é fácil. A teoria musical o orienta a escolher notas em um determinado número de etapas de seu tom dominante, dependendo do que você deseja expressar. Você adiciona uma pitada de tempo e um toque de timbre e tem o acorde que vai colocar um sorriso em seu rosto.

Infelizmente, não é tão fácil com o desenvolvimento de produtos. Como saber quando todas as notas, quando tocadas, funcionam juntas? Como acontece com o músico de jazz, os anos e os ouvidos certamente ajudam. O que também ajuda é testar, testar, testar. Depois de construir, repita. A iteração intencional é parte do processo – muitos pequenos erros, muitas pequenas correções. Uma guitarra de caixa de sapatos pode tocar um conjunto de notas tão facilmente quanto uma guitarra de US $ 5.000 – bem o suficiente para saber se eu tenho um acorde que funciona. Faça um protótipo de suas ideias da maneira mais rápida e suja possível, para que possa convergir para o que tem em sua cabeça.

Qual é a minha sugestão de inovação? Não, não se deixe seduzir pelo som daquela nota única e perfeita – inovação é um acorde complexo e harmonioso.